Caoa Chery Tiggo 8 Plus híbrido faz 80 km/l e tem câmbio revolucionário

SUV com inovador sistema híbrido parece um carro dos sonhos, pois une o consumo supereconômico a um 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Será que vem ao Brasil?
LF
Por
24.05.2021 às 18:56
SUV com inovador sistema híbrido parece um carro dos sonhos, pois une o consumo supereconômico a um 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Será que vem ao Brasil?

Com Camila Torres

A Chery inicia nesta mês na China a produção do Tiggo 8 Plus PHEV, uma inédita versão híbrida plug-in do SUV de sete lugares com visual renovado, que ainda será lançado no Brasil no fim deste ano, como um modelo superior ao atual Tiggo 8, porém apenas com motor 1,6 TGDi neste primeiro momento. 

Na China, o Tiggo 8 Plus PHEV alia um motor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv e 23,5 kgfm, aliado a outros três elétricos, sendo dois dianteiros (um gerador e um de tração) e um traseiro (de tração), formando um sistema de tração integral. 

A potência e o torque combinados não foram revelados, mas a Chery jura que o novo Tiggo 8 Plus híbrido vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Além disso, de acordo com a ficha do modelo no Salão do Automóvel de Xangai deste ano, ele tem um consumo de 1,25 litros de combustível a cada 100 km, o equivalente a… 80 km/l! E pode chegar a mais. Segundo a fabricante, sob determinadas circunstâncias, o consumo pode ficar acima de 100 km/l.

Não há detalhes sobre se essa autonomia é obtida na cidade (o mais provável) ou na estrada, mas seja onde for o número em si já é o bastante. O grande responsável por isso é o revolucionário sistema de transmissão DHT (Transmissão Híbrida Dedicada, na tradução da sigla em inglês).

SUV com inovador sistema híbrido parece um carro dos sonhos, pois une o consumo supereconômico a um 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Será que vem ao Brasil?


A revolucionária transmissão DHT

Segundo a Chery, o sistema trabalha em até nove modos diferentes, incluindo a transmissão individual ou simultânea de torque para o motor a combustão e os dois motores elétricos, individualmente para cada um deles ou ainda para apenas dois deles, de acordo com a demanda.

Também é capaz de promover a recuperação de energia de um ou dos dois motores elétricos simultaneamente, é capaz de trabalhar com até 11 marchas simuladas e trabalha em regimes de até 52 kgfm de torque.

Leia também: Comprar um Caoa Chery vale a pena? Quem comprou responde

Possui, ainda, uma eficiência máxima de transmissão de 97,6% (ou seja, 97,6% da energia captada junto ao conjunto motriz são entregues efetivamente às rodas, com apenas 2,4% de desperdício), uma eficiência de energia elétrica acima de 90% e uma eficiência do motor térmico acima de 45%. Com tudo isso, pelos cálculos da montadora, a economia total de combustível pode chegar a 95%. 

O DHT será usado em carros híbridos, elétricos e até a hidrogênio da Chery no futuro. Mas, voltando a falar do presente, o Tiggo 8 Plus PHEV estará nas lojas chinesas já em julho deste ano. Sua produção por lá começou na semana passada. 


Esse Tiggo 8 Plus ultraeconômico vem ao Brasil?

A versão a combustão do Tiggo 8 vendida no Brasil tem motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm de torque, o que permite o modelo ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos, quase o dobro do tempo levado pelo novo Tiggo 8 Plus PHEV. E o híbrido ainda apresenta um consumo surreal, dos sonhos.

Isso nos traz a pergunta: será que esse híbrido tem espaço no Brasil? Já sabemos que a Caoa Chery vai lançar o Tiggo 8 Plus no segundo semestre deste ano, para conviver com o atual Tiggo 8. Entretanto, até o momento não devemos esperar pelo Tiggo 8 Plus nacional com outra motorização que não seja a mesma 1.6 TGDi a gasolina do atual Tiggo 8.

O que nos anima é que a Caoa Chery promete vender e até produzir no país veículos eletrificados, conforme um anúncio de investimentos de R$ 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis (GO). Portanto, o Tiggo 8 Plus PHEV supereconômico e com desempenho de SUV de luxo esportivo pode, sim, estar no radar. Mas não para agora.

Você também poderá se interessar por:

Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?
Segredo: Caoa Chery Tiggo 8 Plus será Tiggo 8 mais refinado a R$ 200.000
Caoa Chery Tiggo 8 é bem equipado, mas “esquece” alguns itens na China
Caoa Chery Exeed LX: SUV de luxo chinês quer briga com BMW e Mercedes

Comentários