BYD Seal terá versão perua híbrida com 2.100 km de autonomia e roda 34,5 km/l
Em baixa no Brasil, as peruas ainda têm seu público na Europa. Por isso, a BYD está preparando um lançamento com base no BYD Seal para o Velho Continente. Ao que parece, o novo modelo, ainda camuflado, é uma perua híbrida plug-in, ainda sem nome, baseada no BYD Seal PHEV.
Vale lembrar que fora do Brasil uma versão mais atualizada do BYD Seal é oferecida no conjunto híbrido com opção de recarga. Diferente do esportivo elétrico que é vendido por aqui e entrega 531 cv de potência e 60,2 kgfm de torque.
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Já nessa versão perua, o visual muda, assim como o conjunto propulsor. Na frente, os faróis mais afilados entregam que a perua se trata de um modelo da linha Ocean da marca chinesa, a qual o Seal está inserido.
A traseira mais chapada e o formato para o defletor na traseira também dão sinais de ser uma perua. Caso mantenha as medidas parecidas, o novo modelo deve ter próximo dos 4,83 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos.
Mas a principal novidade está justamente no conjunto híbrido. Isso porque, caso se confirme a base do BYD Seal, a perua deverá ser equipada com o novo sistema DM 5.0 PHEV na montadora chinesa.
O conjunto híbrido plug-in é formado por motor 1.5, que pode entregar até 100 cv de potência e 12,8 kgfm de torque, aliado ao motor elétrico que pode ser de 163 cv ou 217 cv. Juntos eles podem render até 26,5 kgfm de torque.
Na versão menos potente, o motor elétrico é abastecido por bateira de 10,09 KWh, com autonomia elétrica de 80 km para rodar. Já a variante superior recebe um banco de bateria de 15,87 KWh, com possibilidade de 120 km de autonomia somente no modo elétrico.
A quinta geração do sistema DM (Dual Mode) da BYD ainda traz mais eficiência para a rodagem. A marca alega que o conjunto permite fazer 2,9 l/100 km, o que representa 34,5 km/l, além dos 2.100 km de autonomia total.
A produção da perua do BYD Seal é destinada basicamente ao mercado de exportação, já que, como no Brasil, o segmento de wagons não é popular na China.
Como não foi lançada, os preços ainda não foram divulgados. Porém, uma estimativa da imprensa chinesa coloca a versão mais básica da perua a partir dos US$ 13.750, cerca de R$ 82.554 em uma conversão direta.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.