Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

BYD quer “popularizar” drone que sai do teto em seus carros

Tecnologia permite que as imagens do drone sejam transmitidas na central multimídia
Por
08.03.2025 às 07:43 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:

O que você considera como essencial ou opcional para um carro? Então, esqueça itens do pacote ADAS ou melhor acabamento interno como requinte a mais, a BYD quer adotar uma estação de drones em seus modelos.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O primeiro a ganhar essa funcionalidade é o Fang Cheng Bao 8, um irmão maior do Bao 5, um SUV que foi mostrado pela Mobiauto durante o Festival de Interlagos do ano passado. No Brasil, o modelo já desembarcou para testes e deve chegar ainda em 2025.

Você também pode se interessar:

Mas o SUV com base da BYD Shark não será o único a ter drones saindo de compartimento do teto. O BYD Tang L já havia sido flagrado com o “aeroporto” de drone. Além dele, o irmão menor Bao 3, também já foi visto com o item.

E não para por aí, pois a montadora chinesa já solicitou uma autorização para ter drones no teto em outros carros da marca, além das submarcas Denza e Fang Cheng. Entre os primeiros escolhidos, está o Bao 5 e o BYD Seal 07 DM-i, recentemente flagrado no Brasil.

Como funciona o drone no teto?

O compartimento que abriga o drone tem um tamanho de aproximadamente 0,29 m² e 21,5 cm de altura sob o teto. Quando acionado, duas portas são abertas e o drone consegue decolar ou pousar em velocidades de até 25 km/h, podendo acompanhar o BYD em uma velocidade de até 54 km/h.

As imagens aéreas captadas pelo drone são transmitidas em tempo real para central multimídia do carro. O comando pode ser feito por meio de aplicativo ou até mesmo por controle próprio, conforme relatado pela montadora.

Por enquanto, Bao 8 e Yangwang U8 são os primeiros carros do grupo BYD a receber essa tecnologia como um item opcional, pelo valor de US$ 2.200 (R$ 12.673).

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.