BYD fabricará carros no Brasil como Caoa Chery e isso só mudará no fim de 2026
Com previsão dos primeiros carros serem montados a partir deste ano na fábrica de Camaçari (BA), a BYD deverá ter produção total somente no final de 2026. A confirmação veio de Augusto Vasconcelos, secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia. Vale lembrar que tal cronograma da empresa chinesa atrasou por conta das denúncias de trabalho escravo na fábrica baiana.
“A fábrica deve estar em pleno funcionamento a partir de dezembro de 2026, mas alguns veículos já serão produzidos este ano, de acordo com estimativas dos chineses”, revela o secretário em vídeo divulgado em sua rede social. Importante lembrar que o prazo inicial da montagem dos primeiros carros da BYD no Brasil era logo após o Carnaval, mas houve o atraso devido aos problemas encontrados com trabalhadores chineses na fábrica.
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À época que a BYD bateu o martelo que teria a sua fábrica no mesmo local onde funcionou o complexo fabril da Ford, em Camaçari (BA), quatro modelos tinham sido confirmados para terem produção nacional: Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus. Tirando o último, que deve dar lugar ao Song Pro na produção nacional, os outros três devem sim ser produzidos por aqui.
Apesar da produção efetiva da BYD ter sido postergada para somente daqui a pouco mais de um ano e meio, mais precisamente em dezembro de 2026, a marca chinesa ligará a linha de montagem ainda este ano. Num primeiro momento, a produção da marca será no método SKD, que são kits parcialmente montados do exterior e finalizados na fábrica local. Vale lembrar que a capacidade da planta atual é de 150.000 veículos ao ano.
Segundo veiculado pela agência Reuters, a BYD deve contratar fazer a contratação de aproximadamente 1.000 trabalhadores no Brasil neste ano, algo que foi revelado por Julio Nonfim, chefe do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari (BA). Ainda é abaixo dos 10.000 empregos previstos inicialmente pela BYD, número que deverá ser alcançado somente com a produção total – em 2026.
Vale lembrar que o Brasil atualmente é o maior mercado da BYD fora da China, onde já acumula mais de 30.000 mil unidades vendidas nos primeiros quatro meses deste ano, segundo dados da Fenabrave. Número que a coloca como 9ª marca mais vendida do país, se aproximando até da Honda.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.