BYD Dolphin GS 2024: O que saber antes de comprar um

Hatch elétrico conquistou o Brasil quando fez sua estreia com seu espaço interno amplo e custo x benefício
Diego Dias
Por
09.05.2025 às 19:46 • Atualizado em 24.06.2025
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Hatch elétrico conquistou o Brasil quando fez sua estreia com seu espaço interno amplo e custo x benefício

Presente no mercado brasileiro há dois anos, o BYD Dolphin GS já foi o carro mais vendido da gigante marca chinesa por aqui. Atualmente o primeiro carro elétrico da marca no país não está em seus melhores dias quando olhamos o ranking de vendas, sobretudo por culpa do irmão menor da casa, o Dolphin Mini, o elétrico mais vendido hoje da empresa no Brasil.

No entanto, o Dolphin GS 2024 ainda conta com boas cartas na manga e se mantém como uma opção a se considerar no mercado de carros elétricos 0km. Atualmente o hatch movido a bateria tem como principal rival o GWM Ora 03 Skin, posicionado basicamente na mesma faixa de preço. Agora vamos apontar o que saber antes de comprar um BYD Dolphin, que embora esteja em vias de ganhar uma reestilização, pode ser uma opção a se considerar.

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BYD Dolphin GS 2024 - Características

1) Motor: elétrico de tração dianteira, que entrega 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático, uma marcha

3 Dimensões: 4.125 mm de comprimento, 2.700 mm de entre-eixos,1.770 mm de largura, 1.570 mm de altura

4) Revisões até 60.000 km: R$ 2.020 (considerando a manutenção a cada 20.000 km da BYD, no caso, apenas 3 revisões)

BYD Dolphin GS 2024 – Pontos positivos

1) Espaço

Desde que o BYD Dolphin desembarcou no Brasil, um de seus principais destaques é o espaço de sobra que ele tem na cabine, tanto para quem vai sentado na frente ou acomodado no banco traseiro. Estamos diante de um hatch elétrico com 4,12 metros de comprimento, um pouco maior que um VW Polo, mas que tem nada menos do que 2,70 m de entre-eixos – mesma medida de um sedan médio como o Toyota Corolla.

Não tem como passar despercebido e fica fácil entender o motivo dele ser o queridinho dos motoristas de aplicativo. O espaço é tanto para quem vai sentado atrás que é possível até cruzar as pernas sem encostar no banco da frente.

2) Conforto

Outro ponto que é muito acima da média no Dolphin é o conforto a bordo, principalmente por conta dos bancos do carro. Temos assentos com espuma de boa densidade que acomoda muito bem, inclusive, a lombar – o que auxilia consideravelmente o motorista poder rodar por várias horas sem se cansar. Além do mais, em viagens você não chega “destruído” no destino final.

É basicamente o mesmo banco de muitos carros da BYD, de design inteiriço e que trazem uma boa acomodação para as coxas também, ou seja, nada de banco curto, tanto para quem vai na frente quanto no banco de trás. A suspensão contribui para o conforto a bordo também, sendo macia tanto em passagens de valetas quanto em lombadas.

3) Acabamento

Desde que chegou no Brasil a BYD apelou bem ao custo x benefício. Aliás, uma das principais benesses é qualidade construtiva do veículo, principalmente o que tange o acabamento da cabine. Não temos rebarbas e a qualidade dos materiais usados por dentro agrada tanto visualmente quanto no toque. No Dolphin temos a faixa central agradável ao toque numa espécie de suede, material presente também em parte dos painéis das portas. É verdade que temos plástico duro, mas tem boa textura e não fica refletindo diretamente no painel.  

4) Agilidade

Apesar de não ter sequer 100 cv de potência (conta com 95 cv), o BYD Dolphin GS conta com uma boa agilidade em ambiente urbano. O responsável por isso é o torque de 18,9 kgfm disponíveis ao menor toque no pedal – uma das vantagens em um carro elétrico que, diferente de um carro a combustão, não precisa atingir uma faixa de giro (rpm) para entregar seu torque máximo. Mas vale ressaltar que tal agilidade é principalmente de 0 a 60 km/h na cidade, situação que na prática vai auxiliar em saídas de semáforo ou em retomadas de velocidades em vias expressas, por exemplo.

5) Faróis

Visibilidade à noite não será problema para quem estiver dirigindo o BYD Dolphin GS. Equipado com luzes full-LED – incluindo a assinatura na grade – o hatch elétrico proporciona um facho de luz de longo alcance mesmo com o farol baixo. Com isso é quase raro ter que acionar os faróis altos para conseguir melhor visibilidade, tamanha a eficiência do conjunto ótico.

BYD Dolphin GS 2024 – Pontos negativos

1) Ajuste banco e volante

O Dolphi GS conta com ajuste de banco manual, tanto para altura quando para o típico ajuste do encosto. Isso não seria problema em um carro dessa faixa de preço justamente porque muitos modelos na casa dos R$ 160.000 não oferecem tal recurso, mas a questão está justamente porque o Dolphin Mini traz banco com regulagem elétrica, ao menos para o motorista – e ele custa bem menos: R$ 118.000 em sua versão de 4 lugares. Não duvidamos que o próximo Dolphin reestilizado traga tal recurso para corrigir isso. Mancada mesmo também é o volante, regulável apenas em altura – algo difícil de compreender em um carro desse preço.

2) Painel de instrumentos

O painel de instrumentos do Dolphin é formado por uma pequena tela horizontal de 5 polegadas de TFT, que peca tanto pelo layout pouco inspirado quanto pela visualização não tão clara das informações – que podiam ser em fontes maiores. Ao menos a próxima atualização visual do hatch elétrico deverá evoluir isso em todos os aspectos.

3) Porta-malas

Nem tudo são flores quando o assunto é espaço no Dolphin GS 2024. Isso porque a BYD praticamente privilegiou ter um amplo espaço na cabine (que é generosa mesmo) ao aproveitar os 2,70 metros de Corolla para isso, mas esqueceu de oferecer um espaço mais condizente para o porta-malas. Prova disso é que o bagageiro tem espaço para somente 250 litros, uma capacidade aquém do esperado que fica até atrás de modelos como um Renault Kwid e seus 290 litros.

BYD Dolphin GS 2024 – Ficha técnica

Motor: elétrico, transversal, dianteiro

Potência: 95 cv

Torque: 18,3 kgfm

Peso/potência: 14,79 kg/cv

Peso/Torque: 76,78 kg/kgfm

Câmbio: automático, 1 marcha

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 10,9 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

Bateria: fosfato de ferro e lítio (LFP)

Capacidade: 44,9 kWh

Autonomia: 291 km

Autonomia teste Mobiauto: 310 km

Recarga: rápida (DC) 30% a 80% e 28 minutos a até 60 kw

Dimensões: 4.125 mm de comprimento, 2.700 mm de entre-eixos,1.770 mm de largura, 1.570 mm de altura e 250 litros de porta-malas

Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e eixo de torção e molas helicoidal (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.405 kg

BYD Dolphin GS 2024 - Principais itens de série

  • Seis airbags
  • Faróis de LED
  • Luz de rodagem diurna de LED
  • Lanternas de LED
  • Vidro elétrico nas quatro portas com função one touch para o motorista
  • Retrovisores externos elétricos com desembaçador e rebatimento manual
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/60
  • Antena shark
  • Banco traseiro bi-partido (40/60)
  • Bancos em couro bicolor
  • Cluster de cinco polegadas com tela de TFT
  • 3 portas USB (duas tipo A e uma tipo C)
  • Central multimídia de 12,8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Chave presencial
  • Controle de tração e estabilidade
  • Câmera de ré com linhas dinâmicas
  • Direção elétrica
  • Auxiliar de partida em rampa e sistema de limpeza do disco de freio.
  • Sistema de monitoramento dos pneus
  • Modos de condução neve, esporte e eco

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