BYD Dolphin: novo elétrico queridinho dos brasileiros será feito no País
O BYD Dolphin já pode ser considerado o novo carro elétrico mais queridinho do Brasil. Ao ser lançado com espaço de Toyota Corolla e preço de Renault Kwid E-Tech, R$ 150.000, com uma boa dose de tecnologia a refinamento a bordo, o hatch promoveu um enorme efeito cascata sobre o segmento, forçando toda a concorrência a se mexer.
Em meio a quedas bruscas nos preços de rivais como Caoa Chery iCar, JAC e-JS1 e o próprio Kwid E-Tech, a fabricante chinesa de veículos eletrificados atiçou novamente o mercado com outra notícia alvissareira a respeito do Dolphin: o modelo será fabricado no Brasil, na futura fábrica da marca em Camaçari (BA).
Você também pode se interessar por:
- BYD Song Plus vai virar SUV híbrido flex fabricado no Brasil
- BYD Dolphin: por que o hatch é mais caro na Europa que no Brasil
- Avaliação: BYD Dolphin é elétrico com espaço de Corolla e preço de Kwid
- BYD já tem um EcoSport (elétrico) para montar em antiga fábrica da Ford
Será um dos dois primeiros produtos nacionalizados da marca, ao lado do SUV cupê médio híbrido plug-in Song Plus. Este último, por sinal, passará a contar com motorização flex dentro do processo de nacionalização.
Voltando a falar sobre o Dolphin, ainda não se sabe ao certo quando sua fabricação local começará. A BYD ainda está em processo de aquisição da antiga fábrica da Ford na Bahia, contando com a ajuda do governo do Estado para concluir a negociação.
A inauguração da pedra fundamental deve ocorrer em outubro deste ano. Depois disso, a empresa iniciará efetivamente as obras de adaptação do complexo, a fim de dividi-la em três novas fábricas: uma de carros híbridos e elétricos, com capacidade de 150.000 veículos ao ano; outra de ônibus elétricos; uma para processamento de matérias-primas para baterias.
Ou seja, o espaço não deve estar pronto para iniciar a operação antes de 2025.
Como é o BYD Dolphin
Construído sobre a plataforma e-Platform 3.0, o BYD Dolphin é um hatch elétrico com 4,13 metros de comprimento, basicamente o mesmo de um Chevrolet Onix. No entanto, se destaca pelo entre-eixos de 2,70 m, algo encontrado em carros médios como o Toyota Corolla.
Seu motor elétrico rende 94 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, o que permite um 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. Já a bateria de 42 kWh tem um alcance de 291 km nos padrões do Inmetro. Nas contas da própria BYD, o alcance pode chegar a 400 km.
Seu preço exato de tabela é R$ 149.990. Externamente, ostenta faróis e laternas de LED, e silhueta similar à de um monovolume. Destaque, ainda, para as rodas de liga leve aro 16, o bom acabamento interno e o painel com quadro de instrumentos digital flutuante e central multimídia de 12,8 polegadas em tela rotativa.
Jornalista Automotivo