BYD começa a fabricar em junho, mas carros não devem ficar mais baratos
Finalmente a novela acabou: a BYD vai começar a montar carros no Brasil em sua fábrica de Camaçari (BA) a partir de junho. A confirmação veio durante o evento de lançamento do novo BYD Song Plus 2026, que ganhou a mesma dianteira do irmão mais caro Song Plus Premium, entre outras novidades.
Segundo a marca, a fábrica brasileira da BYD, que antes pertencia a Ford, terá sinal verde na linha de montagem a partir de 26 de junho, ou seja, daqui a menos de um mês. A expectativa é que o primeiro modelo a ser produzido no complexo fabril baiano seja o BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do Brasil. O SUV híbrido BYD Song e o elétrico BYD Dolphin recentemente reestilizado na China também devem ter produção em solo nacional.
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Vale lembrar a BYD havia confirmado que teria uma fábrica no Brasil em 2023, enquanto a produção nacional estava esperada para o final do ano passado. Porém as denúncias de trabalho escravo na fábrica baiana causaram um atraso no cronograma. Agora, a fábrica iniciará sua operação a partir de 26 de junho, com produção em SKD, que consiste em kits parcialmente montados do exterior e finalizados na fábrica local.
A fábrica de Camaçari (BA) da BYD é a terceira fábrica da BYD fora da China, cujo investimento no Brasil foi de R$ 5,6 bilhões. Atualmente, a capacidade da planta baiana é de nada menos do que 150.000 carros por ano, no entanto, podemos esperar que a capacidade seja aumentada com o sucesso comercial dos modelos feitos no país.
Importante lembrar que a BYD deverá ter produção efetiva e total no Brasil somente em 2026, segundo Augusto Vasconcelos, secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia. “A fábrica deve estar em pleno funcionamento a partir de dezembro de 2026, mas alguns veículos já serão produzidos este ano, de acordo com estimativas dos chineses”.
Carros não ficarão mais baratos
Durante o lançamento do novo Song Plus 2026, Alexandre Baldy, vice presidente Sênior da BYD, foi perguntado na coletiva de imprensa se os carros da BYD ficariam mais baratos com a produção nacional. A resposta do executivo foi que “a ideia é que os carros não aumentem de preço”. Com isso, é de prever que os modelos da BYD não fiquem mais baratos, mas só mantenham o valor que os carros já custam hoje.
Diego Dias e Renan Bandeira trabalham juntos em apurações de pautas para a Revista Mobiauto.