Brasil começa a fabricar pneu com óleo de soja no lugar de petróleo

Goodyear lança no Brasil o Wrangler Workhorse AT, baseado em tecnologia estreada há alguns anos nos EUA. Linha equipará SUVs e picapes
LF
Por
09.05.2022 às 17:29
Goodyear lança no Brasil o Wrangler Workhorse AT, baseado em tecnologia estreada há alguns anos nos EUA. Linha equipará SUVs e picapes

A Goodyear anunciou nesta segunda-feira (9) o lançamento do pneu Wrangler Workhorse AT, que será fabricado em Americana (SP) para equipar exclusivamente picapes e SUVs vendidos no país.

A grande novidade não está na “melhora de performance em comparação com o seu antecessor (Wrangler Armortrac), sobretudo em termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e melhor tração em todos os tipos de terrenos”, conforme promete a fabricante, mas sim em um elemento específico que compõe o produto: óleo de soja.

Anuncie seu carro na Mobiauto

O composto de origem vegetal substitui os derivados de petróleo na composição química por questões de sustentabilidade, obviamente, mas também por otimização de desempenho, considerando que “a atenção dos consumidores às questões ambientais foi reforçada nos últimos tempos”, de acordo com o comunicado.

“A linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para a América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus”, ressalta a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz.

Leia também: Sete riscos muito graves de rodar com pneu careca até em pista seca

Mais sustentável e eficiente

Goodyear lança no Brasil o Wrangler Workhorse AT, baseado em tecnologia estreada há alguns anos nos EUA. Linha equipará SUVs e picapes

Voltado ao chamado uso misto (mescla entre terrenos urbanos e off-road de caráter mais leve), o Wrangler Workhorse AT não é só mais ecologicamente correto. Segundo a marca, possui “melhor performance em diferentes temperaturas [em relação ao modelo antecessor], o que confere maior aderência”. Tudo isso devido ao uso do óleo de soja.

Segundo a Goodyear, em testes laboratoriais o Wrangler Workhorse AT apresentou 20% maior durabilidade e 4,6% de melhoria em consumo de combustível em comparação com o Wrangler Armortrac. Na prevenção a aquaplanagens em curvas, o novo pneu obteve um resultado 22% superior, tendo superado o antecessor em 4% no quesito frenagem sobre o piso molhado.

Sua estrutura conta com blocos mais largos e maior cavidade dos sulcos, justamente a fim de otimizar o desempenho off-road e o escoamento de água. O Wrangler Workhorse AT feito com óleo de soja está disponível em 20 medidas entre aros 15 e 20.

Leia também: Como funciona o pneu à prova de furos que substitui o ar por vidro

Prêmio ambiental

O pneu feito com óleo de soja é uma criação da própria Goodyear, apresentada em 2017 na Alemanha e que estreou efetivamente nos EUA no ano seguinte. No país europeu, a empresa chegou a ganhar um prêmio ambiental por conta da inovação.

Imagens: Divulgação? Goodyear

Você também pode se interessar por:

Entenda por que o pneu aro 13 está em extinção
“Gasolina caseira”: já tem brasileiro fazendo, mas riscos são enormes
Seis gambiarras que colocam em risco seu carro e sua segurança
Afinal, misturar diesel na gasolina melhora o desempenho do motor?

Comentários