Avaliação: VW Nivus 2024 prova que design em carro ainda é essencial

Mesmo passando por poucas atualizações desde seu lançamento, SUV cupê continua atraindo olhares, sendo objeto de desejo e vendendo bem
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28.12.2023 às 23:08 • Atualizado em 12.11.2024
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Mesmo passando por poucas atualizações desde seu lançamento, SUV cupê continua atraindo olhares, sendo objeto de desejo e vendendo bem

O Volkswagen Nivus é um caso marcante da indústria automobilística brasileira. Projeto criado no Brasil, aproveitou um conceito criado pela Chery com o Tiggo 2 - que usava a carroceria do hatch Celer, porém “vestido” de SUV - e replicado pela Honda com o WR-V - mesma coisa em relação ao monovolume Fit -, porém de maneira muito mais bem-sucedida.

Caso você não saiba, o Nivus utiliza a mesma carroceria do Polo. Ele aproveita não só a plataforma, como praticamente todo o monobloco do irmão hatch, trocando apenas extremidades como balanços dianteiro (capô, faróis, grade, para-choque e para-lamas dianteiros) e traseiro (colunas C, tampa do porta-malas, vidro traseiro e para-choque traseiro).

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Por dentro, os painéis central e de portas são quase idênticos. Mesmo assim, o Nivus foi muito mais bem-sucedido do que Tiggo 2 e, especialmente, WR-V, na missão de se posicionar como um SUV, um produto posicionado em segmento superior ao do hatch do qual deriva. E quase todos os méritos disso vêm do incrível acerto de sua proposta visual.

Passados três anos e meio de seu lançamento (junho de 2020), o Nivus continua sendo um carro de design moderno e atraente. Por isso, mesmo sem ter passado por nenhum facelift, viu suas vendas crescerem quase 34% entre janeiro e novembro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores): um salto de 34,7 mil para 46,4 mil unidades.

VW Nivus 2024 - O que mudou

Apesar de seguir com o mesmo visual desde o lançamento - e que deve mudar só em 2025 -, o VW Nivus recebeu algumas atualizações internas ao longo desses anos. Por exemplo, o SUV cupê já havia troca o ar-condicionado automático digital anterior pelo sistema Climatronic Touch na linha 2022. Mais recentemente, na virada para a linha 2024, trocou o preto brilhante por uma faixa em couro com costuras pespontadas no miolo do painel.

Nem todas as alterações foram para melhor. Também nesta última troca de ano-modelo, o Nivus 2024 deixou de oferecer maçanetas com sensores de contato para a chave presencial. Agora, é preciso apertar um botão nas maçanetas dianteiras para que o sistema keyless destrave as portas. Além disso, perdeu as tomadas USB C traseiras.

A Mobiauto rodou com o Nivus Highline, versão de topo do SUV cupê, por uma semana, e atestou o que o modelo ainda tem como pontos mais fortes, bem como aqueles que já poderiam ter melhorado ao longo desses anos. Confira:

VW Nivus Highline 2024 - Preço: R$ 147.890. Pintura Cinza Moonstone: R$ 1.750. Total: R$ 149.640

VW Nivus 2024 - 8 pontos positivos

1. Design

Criado pelo designer brasileiro José Carlos Pavone, chefe da área na VW da América do Sul, o Nivus vem se mostrando um dos carros mais bem resolvidos esteticamente que a indústria automobilística local já foi capaz de criar. Tanto que, passados três anos e meio, suas linhas continuam modernas e não passam sensação de envelhecimento.

Trabalhar o facelift de um produto assim será desafiador. Por isso, em 2025, quando a atualização visual vier, deverá ser sutil, incluindo uma grade com filete iluminado e lanternas traseiras integradas. 

2. Desempenho

O cultuado motor 200 TSI, 1.0 três-cilindros turbo flex de até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, tem sido mantido sem recalibrações no VW Nivus. É uma ótima notícia. O casamento com o câmbio AQ200, automático de seis marchas da Aisin, é muito mais feliz do que o do mesmo propulsor recalibrado e a caixa AQ160 do Polo. 

Ainda há tranquinhos nas reduções das marchas mais baixas, porém muito mais comedidos. E como as trocas, num geral, são ágeis e ocorrem no momento certo, o Nivus se mostra um SUV cupê de acelerações e retomadas espertas, além de ter boa elasticidade para encarar uma rodovia. O resultado é um 0 a 100 km/h abaixo de 10 segundos.

3. Dirigibilidade

Ao mesmo tempo, a plataforma MQB A0 permite que o Nivus tenha uma dirigibilidade invejável para qualquer outro SUV. Carroceria rígida, direção elétrica com respostas diretas, mas sem sensação de anestesia, e pedais de acelerador e freios também calibrados na medida certa. 

A filtragem da suspensão, tanto de vibrações quanto de ruídos, poderia ser melhor em vias mais esburacadas. Aqui o padrão é de um hatch compacto, não de um utilitário esportivo, mas o nível de inclinação lateral ou longitudinal é ótimo, há certa dose de maciez em sua calibração e o condutor não sente a traseira bamba mesmo a velocidades mais altas. 

4. Consumo

Ao mesmo tempo, o consumo de combustível do Nivus será comedido para os padrões de um SUV, se você souber dosar o pé. É possível chegar a 13 km/l com gasolina na cidade a bordo dele sem muitas dificuldades, e até passar dos 15 km/l em estrada. Mas, como dissemos, o motorista precisa ter uma condução comedida. Motores 1.0 turbo costumam não perdoar condutores pés-de-chumbo, e aumentam o consumo de combustível substancialmente.

5. ADAS

O Nivus foi o primeiro VW nacional a contar com itens de segurança ativa como ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e frenagem autônoma emergencial. Eles continuam lá e tiveram seu funcionamento até aprimorado, mas vêm gerando uma dor de cabeça que mencionaremos mais abaixo.

6. Porta-malas

Com 415 litros de volume no médoto VDA, é um dos maiores do segmento, graças ao balanço traseiro generoso. É inteiramente forrado e tem iluminação interna, o que são boas notícias. Por outro lado, o degrau entre o piso do bagageiro e o final da tampa podem atrapalhar um bocado na hora de retirar objetos mais pesados.

7. Conectividade

0O Nivus também se tornou referência no segmento ao oferecer um quadro de instrumentos totalmente digital, o popular Active Info Display, de 10,25 polegadas. Passados alguns anos, mesmo com algumas simplificações, ele continua a ser um atributo muito bem resolvido, com funcionamento intuitivo através do volante multifuncional.

Já a central multimídia VW Play, muito contestada no lançamento do modelo - responsável por estrear o sistema -, vem sendo aprimorada pela Volkswagen ao longo dos anos. Ela já não apresenta tantos problemas como antes e passou a projetar celulares via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há, ainda, carregador de celular por indução.

8. Revisões grátis

Compradores do Nivus Highline 2024 ganham as três primeiras revisões com gratuitdade de mão de obra e componentes de troca obrigatória. Isso é uma boa notícia, porque o pacote de revisões do SUV cupê, num geral, é um dos mais caros do segmento.

VW Nivus 2024 - 6 pontos negativos

1. Perda de equipamentos

Como dissemos, o Nivus 2024 deixou de oferecer maçanetas com sensores de contato e tomadas USB tipo C traseiras (sobraram só as duas dianteiras). Além disso, os vidros elétricos traseiros não contam com função “um-toque”, item que deveria estar presente em um produto de quase R$ 150.000. Ah: e o Nivus continua sem oferecer alças de teto…

2. Acabamento geral

Ok, a VW promoveu uma melhora sutil no acabamento do Nivus 2024, aplicando em seu painel a mesma solução de faixa revestida em couro usada pelo Virtus Exclusive. Ajuda, mas não é a panaceia para uma das características mais criticadas do modelo: o padrão de um acabamento predominado por plástico rígido, sem muita criatividade.

3. Espaço interno

O Nivus não chega a ser um carro apertado como um Peugeot 208, mas sua cabine, novamente falando, é a mesma do Polo. Traz, portanto, o espaço interno de um hatch compacto, o que de certa forma contrasta com a generosidade de seu porta-malas.

4. Ar-condicionado

O sistema Climatronic Touch teoricamente surgiu como um incremento a seu pacote de equipamentos, no final de 2021. Particularmente, não gosto de seu funcionamento. Para deslizar o dedo na medida correta, sem aumentar ou reduzir demais a temperatura ou a intensidade, é preciso tirar o olho da via e ficar prestando atenção nas indicações da tela digital. Além de pouco intuitiva, a prática compromete a segurança. 

5. Emblema

Contamos neste outro artigo a saga de proprietários do Nivus. Por conta da presença do radar do ACC e da frenagem autônoma emergencial, o emblema da VW posicionado ao centro da grade dianteira passou a ser alvo de ladrões. Ou seja, donos do modelo estão tendo que apelar a gambiarras ou evitar deixar seus carros em locais públicos a fim de evitar um furto.

6. Preço

O Nivus nunca foi um carro barato. Mas o preço de R$ 150.000 o faz sair um pouco do radar do Fiat Pulse e concorrer com SUVs maiores e mais parrudos, como Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e até o irmão T-Cross. É o preço que a VW cobra para rodar com mais estilo. 

VW Nivus Highline 2024 - Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação na admissão, injeção direta
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/128 cv a 5.500 rpm (G/E)
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,67/9,67 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 60,7 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,5/9,9 segundos (G/E)
Velocidade máxima: 185/189 km/h (G/E)

Consumo (Inmetro): 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina na cidade / 10,1 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina na estrada 

Dimensões: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos, 1.493 mm de largura, 1.757 mm de altura, 415 litros de porta-malas, 52 litros de tanque de combustível

Dados técnicos: Direção elétrica progressiva / suspensão dianteira: McPherson com molas helicoidais / suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais / freios dianteiros a disco ventilados / freios traseiros a disco sólido / peso em ordem de marcha: 1.238 kg / carga útil: 423 kg / Capacidade de reboque: 400 kg / Pneus: 205/55 R17 / Estepe: 195/65 R15 (temporário)

VW Nivus Highline 2024 - Itens de série

  • ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) 
  • AEB (Frenagem autônoma de emergência) 
  • ESS (Alerta de frenagem de emergência) 
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina) 
  • Sistema de som com seis alto-falantes
  • Antena de teto 
  • Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura 
  • Apoios de cabeça no banco traseiro (3) 
  • Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic" 
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura 
  • Banco traseiro com encosto rebatível bipartido 
  • Bancos revestidos em couro sintético
  • Carregamento de celular por indução 
  • Cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais 
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador 
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade 
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR) 
  • Câmera de ré
  • Descanso de braço dianteiro central com porta-objetos, saídas do ar condicionado 
  • Retrovisor interno antiofuscante automático 
  • Retrovisores externos e maçanetas das portas na cor do veículo 
  • Retrovisores externos elétricos, rebatíveis, com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito
  • Faróis full-LED com acendimento automático e luzes diurnas (DRL) integradas
  • Faróis de neblina em LED com função "Cornering Light" (luz de conversão estática) 
  • Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether 
  • Grade dianteira com detalhes cromados 
  • HHC (Assistente para partida em subidas) 
  • Iluminação de porta-luvas e porta-malas 
  • Indicador de controle da pressão dos pneus
  • Frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake") 
  • Lanternas traseiras em LED 
  • Limpador do vidro traseiro com temporizador 
  • Luzes de leitura dianteira e traseiras 
  • Manopla da alavanca de câmbio em couro 
  • Quadro de instrumentos digital Active Info Display de 10,25" 
  • Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico 
  • Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro 
  • Porta-objetos no encosto do banco dianteiro 
  • Rack de teto longitudinal na cor prata
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Sensores de chuva e crepuscular 
  • Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros 
  • Chave com sensor presencial
  • Partida do motor por botão 
  • Start & Stop
  • Alarme com comando remoto
  • Central multimídia VW PLAY com tela colorida de 10” e App-Connect (Android Auto e Apple CarPlay sem fio)
  • Detector de fadiga do motorista 
  • Tapetes adicionais em carpete
  • Duas tomadas USB tipo C dianteiras 
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros 
  • Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"

VW Nivus 2024 vale a pena?

Pelo desempenho, dirigibilidade, versatilidade, consumo de combustível e estilo, o VW Nivus 2024 pode, sim, valer a pena. Raros são os proprietários que se arrependem de pagar o que a fabricante alemã cobra pelo produto mais estiloso de sua gama. Alguns detalhes incomodam, verdade, mas a beleza do Nivus parece ofuscar todas as suas limitações.

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