Avaliação: o que falta para o Chevrolet Equinox RS encarar o Jeep Compass

SUV com apelo esportivo tem boas qualidades, mas não consegue ser competitivo no Brasil
Vinicius Moreira
Por
24.05.2024 às 13:08 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
SUV com apelo esportivo tem boas qualidades, mas não consegue ser competitivo no Brasil

Imagine um SUV com bom espaço interno e itens de segurança, porta-malas de 468 litros e versão com vocação esportiva: eis o ChevroletEquinox RS. Olhando assim, difícil entender o baixo números de vendas do modelo médio da Chevrolet frente aos concorrentes (leia-se principalmente Jeep Compass).

Mas basta um olhar mais apurado para entender o que faltou para o Equinox emplacar mais do que 5.675 unidades desde sua última atualização em 2022. É o que vamos analisar a seguir:

Você também pode se interessar:

Chevrolet Equinox RS – características

Motor: 1.5 turbo a gasolina com 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque

Câmbio: câmbio automático de seis marchas

Dimensões: 4.652 mm de comprimento, 2.752 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 de largura.

Revisões até 60.000 km: R$ 5.584

Preço: R$ 225.710

Chevrolet Equinox RS – pontos positivos

Espaço interno: o SUV da Chevrolet traz um bom acabamento interno, com materiais macios ao toque e encaixe das peças mais rígidas. O isolamento acústico não decepciona. Mas o ponto alto do interior é o espaço. Com 2.752 mm de entre-eixos, o Equinox supera o Compass e tem um aproveitamento do espaço melhor também.

Porta-malas: Com 468 litros de capacidade, o porta-malas do Equinox supera o do Compass (410 litros) sem roubar espaço dos ocupantes. Com a segunda fileira de bancos rebatida, o SUV oferece 1.561 litros de espaço para carga.

Conforto: a suspensão independente na traseira e dianteira deixa o Equinox com um nível de amortecimento bem agradável. A aparência de minivan e perfil mais baixo desaponta pelos impactos com o solo, mas deixam o SUV com uma calibração mais firme e na mão ao guiá-lo.  

   

Visual: a versão RS traz um design mais refinado, além de ter as peças cromadas mais escurecidas. As rodas são pintadas de preto, assim como o rack de teto e todos os logos da Chevrolet. O interior também possui alguns detalhes em vermelho, tímidos é verdade. Esse conjunto confere um visual interessante.

Chevrolet Equinox RS – pontos negativos

Ângulos ruins: é necessário ter um cuidado a mais ao rodar com o Equinox, ainda mais com as imperfeições do solo brasileiro. Com 15° de ângulo de ataque, 23° de saída e 17,5 cm de vão livre do solo, o SUV raspa com facilidade, principalmente a frente.

Consumo: Durante nossos testes, o Equinox não chegou aos 9,3 km/l urbanos declarados pelo Inmetro. Foram cerca de 460 km rodados, nos quais a média não passou dos 8,5 km/l. Já o gasto na estrada declarado é de 11,5 km/l. Lembrando que ele é abastecido sempre com gasolina.

Motor: não falta fôlego para o Equinox, os 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque são números bastante interessantes para um SUV dessa categoria. E é importante lembrar sempre que “RS” se refere a uma configuração esportivada e não esportiva. Problema é que o turbo lag não deixa o modelo da Chevrolet desenvolver melhor a velocidade em acelerações e retomadas.

Atualização do projeto: a última atualização do Equinox é de 2022. Faltam itens de tecnologia embarcada, como carregador por indução. Além disso, a opção de troca de marcha manual é feita na manopla do câmbio. Um SUV desse porte merecia aletas (paddle shifts) atrás do volante.

Chevrolet Equinox RS – ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta de combustível

Taxa de compressão: 10.1:1

Potência: 172 cv a 5.600 rpm

Torque: 27,8 kgfm a 4.000 rpm

Peso/potência: 9 kg/cv

Peso/torque: 56,15 kg/kgfm

Câmbio: automático de seis marchas com opção de trocas manuais pela manopla  

Tração: dianteira

Consumo Inmetro: 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada

Dados técnicos: direção elétrica, tração integral sob demanda, suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e traseira independente, multibraço com mola helicoidal, freios traseiros com discos ventilados e traseiros com discos sólidos, diâmetro de giro 12,2 metros, 474 kg de carga útil, pneus 235/50 R19.

Chevrolet Equinox RS – itens de série

  • Airbag duplo, lateral e de cortina
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre
  • Alerta de movimentação traseira
  • Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
  • Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro
  • Alerta vibratório de segurança no banco do motorista
  • Assistente de permanência na faixa
  • Faróis Full LED com faixo alto inteligente
  • Frenagem automática de emergência com detector de pedestre
  • Indicador de distância do veículo à frente
  • Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento indicado por logo luminoso
  • Controle de velocidade em declive
  • Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto
  • Banco do motorista com 2 memórias de posição
  • Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de saída de ventilação para o banco traseiro
  • Câmera de ré de alta definição com linhas-guia
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Sistema de estacionamento semi-autônomo para vagas paralelas e perpendiculares
  • Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
  • Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave
  • Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa
  • Aplicativo myChevrolet
  • Sistema de telemática avançada OnStar
  • Partida sem chave ou por controle remoto
  • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
  • Sistema de redução de ruído externo
  • Teto solar elétrico panorâmico
  • Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes
  • Alavanca no porta-malas para rebatimento do encosto dos bancos traseiros

Chevrolet Equinox RS – vale a pena comprar?

Caso sua preferência seja por um carro com espaço interno e porta-malas como pontos fortes, o Equinox será uma das melhores escolhas no segmento. O visual também agrada, principalmente o da versão RS.

Mas o processo de escolha envolve também outros quesitos. O fato de o modelo não ser fabricado no Brasil e não ter uma gama maior de versões, o impede de ter mais sucesso no mercado nacional. Merece olhares mais atentos dos brasileiros, principalmente com os preços pedidos atualmente pela marca.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários