Avaliação: o que falta para o Chevrolet Equinox RS encarar o Jeep Compass
Imagine um SUV com bom espaço interno e itens de segurança, porta-malas de 468 litros e versão com vocação esportiva: eis o ChevroletEquinox RS. Olhando assim, difícil entender o baixo números de vendas do modelo médio da Chevrolet frente aos concorrentes (leia-se principalmente Jeep Compass).
Mas basta um olhar mais apurado para entender o que faltou para o Equinox emplacar mais do que 5.675 unidades desde sua última atualização em 2022. É o que vamos analisar a seguir:
Você também pode se interessar:
- Nova Chevrolet S10 LTZ: detalhes da versão em 30 fotos exclusivas
- Chevrolet S10 2025: preços, itens de série e diferença entre as versões
- Chevrolet Cobalt: sedan se recusa a morrer e terá nova reestilização
- Chevrolet Onix: qual o custo para manter o hatch por ano?
Chevrolet Equinox RS – características
Motor: 1.5 turbo a gasolina com 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque
Câmbio: câmbio automático de seis marchas
Dimensões: 4.652 mm de comprimento, 2.752 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 de largura.
Revisões até 60.000 km: R$ 5.584
Preço: R$ 225.710
Chevrolet Equinox RS – pontos positivos
Espaço interno: o SUV da Chevrolet traz um bom acabamento interno, com materiais macios ao toque e encaixe das peças mais rígidas. O isolamento acústico não decepciona. Mas o ponto alto do interior é o espaço. Com 2.752 mm de entre-eixos, o Equinox supera o Compass e tem um aproveitamento do espaço melhor também.
Porta-malas: Com 468 litros de capacidade, o porta-malas do Equinox supera o do Compass (410 litros) sem roubar espaço dos ocupantes. Com a segunda fileira de bancos rebatida, o SUV oferece 1.561 litros de espaço para carga.
Conforto: a suspensão independente na traseira e dianteira deixa o Equinox com um nível de amortecimento bem agradável. A aparência de minivan e perfil mais baixo desaponta pelos impactos com o solo, mas deixam o SUV com uma calibração mais firme e na mão ao guiá-lo.
Visual: a versão RS traz um design mais refinado, além de ter as peças cromadas mais escurecidas. As rodas são pintadas de preto, assim como o rack de teto e todos os logos da Chevrolet. O interior também possui alguns detalhes em vermelho, tímidos é verdade. Esse conjunto confere um visual interessante.
Chevrolet Equinox RS – pontos negativos
Ângulos ruins: é necessário ter um cuidado a mais ao rodar com o Equinox, ainda mais com as imperfeições do solo brasileiro. Com 15° de ângulo de ataque, 23° de saída e 17,5 cm de vão livre do solo, o SUV raspa com facilidade, principalmente a frente.
Consumo: Durante nossos testes, o Equinox não chegou aos 9,3 km/l urbanos declarados pelo Inmetro. Foram cerca de 460 km rodados, nos quais a média não passou dos 8,5 km/l. Já o gasto na estrada declarado é de 11,5 km/l. Lembrando que ele é abastecido sempre com gasolina.
Motor: não falta fôlego para o Equinox, os 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque são números bastante interessantes para um SUV dessa categoria. E é importante lembrar sempre que “RS” se refere a uma configuração esportivada e não esportiva. Problema é que o turbo lag não deixa o modelo da Chevrolet desenvolver melhor a velocidade em acelerações e retomadas.
Atualização do projeto: a última atualização do Equinox é de 2022. Faltam itens de tecnologia embarcada, como carregador por indução. Além disso, a opção de troca de marcha manual é feita na manopla do câmbio. Um SUV desse porte merecia aletas (paddle shifts) atrás do volante.
Chevrolet Equinox RS – ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10.1:1
Potência: 172 cv a 5.600 rpm
Torque: 27,8 kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 9 kg/cv
Peso/torque: 56,15 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas com opção de trocas manuais pela manopla
Tração: dianteira
Consumo Inmetro: 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada
Dados técnicos: direção elétrica, tração integral sob demanda, suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e traseira independente, multibraço com mola helicoidal, freios traseiros com discos ventilados e traseiros com discos sólidos, diâmetro de giro 12,2 metros, 474 kg de carga útil, pneus 235/50 R19.
Chevrolet Equinox RS – itens de série
- Airbag duplo, lateral e de cortina
- Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre
- Alerta de movimentação traseira
- Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
- Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro
- Alerta vibratório de segurança no banco do motorista
- Assistente de permanência na faixa
- Faróis Full LED com faixo alto inteligente
- Frenagem automática de emergência com detector de pedestre
- Indicador de distância do veículo à frente
- Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento indicado por logo luminoso
- Controle de velocidade em declive
- Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto
- Banco do motorista com 2 memórias de posição
- Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de saída de ventilação para o banco traseiro
- Câmera de ré de alta definição com linhas-guia
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sistema de estacionamento semi-autônomo para vagas paralelas e perpendiculares
- Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
- Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave
- Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa
- Aplicativo myChevrolet
- Sistema de telemática avançada OnStar
- Partida sem chave ou por controle remoto
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
- Sistema de redução de ruído externo
- Teto solar elétrico panorâmico
- Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes
- Alavanca no porta-malas para rebatimento do encosto dos bancos traseiros
Chevrolet Equinox RS – vale a pena comprar?
Caso sua preferência seja por um carro com espaço interno e porta-malas como pontos fortes, o Equinox será uma das melhores escolhas no segmento. O visual também agrada, principalmente o da versão RS.
Mas o processo de escolha envolve também outros quesitos. O fato de o modelo não ser fabricado no Brasil e não ter uma gama maior de versões, o impede de ter mais sucesso no mercado nacional. Merece olhares mais atentos dos brasileiros, principalmente com os preços pedidos atualmente pela marca.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.