Avaliação Chevrolet S10 2019
A Chevrolet S10 carrega, além de uma estrutura robusta, 24 anos de história. Ela foi lançada no Brasil, numa época que quem queria picape, tinha só a opção de picapes menores, como pampa e saveiro, ou picapes muito grandes, como D-20 ou F1000.
A S10 está na terceira geração e oferece 10 versões, que apresentam 4 opções de acabamento (LT, LTZ e High Country e Midnight), 2 opções de motorização (2.5 Flex ou 2.8 Diesel), 2 opções de transmissão (manual ou automático) e 2 opções de tração (4x2 e 4x4). A versão testada foi a S10 LTZ 2.5 Flex 4x2 automática.
Versões:
S10 ADVANTAGE Flex 4x2 MT – R$ 111.290
S10 LT 2.5 Flex 4x2 AT – R$ 125.990
S10 LT 2.5 Flex 4x4 AT – R$ 131.190
S10 LT 2.8 Turbo Diesel 4x4 MT – R$ 168.690
S10 LT 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT – R$ 174.590
S10 LTZ 2.5 Flex 4x2 AT – R$ 134.790
S10 LTZ 2.5 Flex 4x4 AT – R$ 143.490
S10 LTZ 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT – R$ 191.890
S10 HIGH COUNTRY 2.8 TD 4X4 AT – R$ 198.490
S10 MIDNIGHT 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT – R$ 175.590
Design
O acabamento da LTZ é considerado um dos mais requintadas diante as outras versões, com exceção da Midnight, que possui um acabamento diferenciado all black. O requinte está presente no cromado em alguns itens da carroceria (grade frontal, no hack, nos retrovisores e na maçaneta). As rodas dessa versão possuem aro de 18 polegadas como item de série, são diamantadas e pintadas por dentro de black piano. Vem com hack no teto funcional, cumprindo a promessa de um veículo para transporte de carga.
Espaço e Conforto
A capacidade de carga da caçamba da S10 varia alguns litros de acordo com cada versão. As LTZ têm a menor capacidade de carga, 1108 kg. A abertura da tampa da caçamba é manual, pela maçaneta. Poderia ter um sistema hidráulico ou uma abertura elétrica, como vem na Fiat Toro, pois a tampa tem peso considerável.
Para entrar na picape, poderia ter um estribo lateral para facilitar a subida, já que é um carro bem alto. Uma pessoa mais baixa, pode sentir uma certa dificuldade. Dentro, o acabamento é simples, no plástico rígido. O revestimento dos bancos da LTZ é mais sofisticado do que a LS, é denominado premium, mas não é de couro. O banco do motorista tem regulagem elétrica de distância, altura e inclinação, enquanto a LS não tem.
Um ponto de atenção é o espaço interno traseiro, pois só tem dois encostos de cabeça, comprometendo a segurança do terceiro ocupante. O túnel central é um pouco elevado, meio palmo de altura, o que pode limitar a acomodação do terceiro passageiro.
Conectividade
O painel de instrumentos é básico e todo analógico, que mostra conta-giros, velocímetro, consumo e temperatura do óleo. A central multimídia da LTZ vem com tela LCD, tamanho de 8 polegadas e sensível ao toque. Traz o sistema My Link, que é compatível a Android Auto e Apple Car Play e possui conexão Bluetooth. No console central, há uma entrada USB e outra auxiliar.
A Chevrolet S10 vem com o Sistema OnStar, uma linha direta com a GM que assiste o condutor em caso de socorro, furto ou roubo, além de outros serviços, como reserva de hotel e restaurante. Funciona como uma secretária eletrônica, 24 horas, disponível 7 dias por semana. O motorista pode ter ainda informações sobre manutenção.
Desempenho
A LTZ tem duas opções de motor 2.5 flex e 2.8 diesel. A versão testada com motor Ecoflex, 4 cilindros em linha, com 2.5 litros, flex, desenvolve até 206 cavalos e 27 kgfm de torque. A tração dela é 4x2, deixando-a preparada apenas para o uso urbano. As versões que vêm com tração 4x4, oferecem seletor de tração 4x2, 4x4 e reduzida.
De acordo com a montadora, essa versão faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, uma boa marca para um carro desse porte, que possui 6 mil kg de peso bruto total. A transmissão da versão testada é automática de 6 velocidades e está bem encaixada ao conjunto mecânico do motor, com boas retomadas. Vale lembrar que a retomada pode vir com mais força, quando se trata da versão 2.8 diesel, que possui torque máximo de 51 kgfm.
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Consumo
De autonomia, a versão com motor 2.5 flex, com etanol, na cidade faz 5,3 km/l e na estrada 6,4 km/l; com gasolina, faz na cidade 7,9 km/l, e na estrada 9,4 km/l. Essa versão recebeu do Inmetro nota B na classificação por categoria e D, na geral. As versões com motor a diesel são um pouco mais econômicas, pois fazem a partir de 8,8 km/l, mas possuem as mesmas notas do Inmetro que as versões com motor flex.
Segurança
A Chevrolet S10 faz o dever de casa para um carro que custa mais de 130 mil reais. A picape possui airbag duplo, alerta de colisão frontal, assistente de estacionamento, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade e tração. Conta com sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência.
Compraria?
A Chevrolet S10 oferece uma variedade de versões que atendem as mais diversas necessidades do consumidor, desde preços, pacote de equipamentos a tipos de motor e tração. Tem opção tanto para os que priorizam o uso urbano, quanto para os que precisam usar fora de estrada. O modelo fica atrás da concorrência no que diz respeito à performance, uma vez que o mercado já oferece picapes médias com motores mais fortes.
Por Mayara Sauer
Foi redatora da Revista Mobiauto no início do projeto do blog, que hoje figura entre os mais lidos do mercado.