VW Tera: o que o novo SUV revela do visual da "nova Saveiro"
Principal lançamento da marca em 2025 no Brasil, o novo VW Tera teve uma prévia no último domingo em plena Marquês de Sapucaí, palco da marca no Carnaval do Rio de Janeiro. Mas o detalhe é que o novo SUV compacto da empresa marca também uma nova fase de design por aqui, indicando assim, o que podemos ver nos próximos lançamentos da Volkswagen no país. E a “nova Saveiro” deverá seguir algo nessa linha.
Revelado para o mundo neste final de semana, o novo VW Tera é mais do que o SUV compacto mais barato da empresa, mas também dita os próximos passos que a fabricante dará no mercado nacional daqui para frente. Visualmente o novo modelo, que fica abaixo do Nivus e T-Cross no catálogo da marca, estreia uma identidade visual própria e com linhas mais redondas.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW Tarok terá suspensão de Strada para levar mais carga
- Exclusivo: VW Tarok será nome da A0 picape e ela terá detalhe inovador
- Como a VW Tarok se inspirará no Fiat Fastback para sair do papel
- Volkswagen vai matar Saveiro antes de lançar a Tarok no Brasil; Entenda
Quando a nova VW Saveiro fizer sua estreia, possível nome da nova picape intermediária que deverá ser lançada somente daqui dois anos, em 2027, seu estilo vai beber muito na fonte do que vemos hoje no novo Tera. Como é um modelo inédito de uma nova fase da marca por aqui, ele ostenta diversas soluções próprias.
À primeira vista podemos elencar um elemento principal do SUV que deverá ser repetido na nova picape: o para-choque dianteiro, que traz uma grade com acabamento colmeia e um elemento pintado da peça que remete a letra L. Na prática é um visual agressivo que facilmente pode ser aplicado em uma caminhonete, já que transmite robustez. A grade frontal também é estreita e poderá surgir na picape também, ainda que de forma reinventada.
No VW Tera temos as lanternas que ocupam as extremidades da carroceria e que são interligadas por uma régua. Fica fácil imaginar que tal solução pode ser replicada também na nova Saveiro; Udara ou Tarok – os possíveis nomes da inédita picape com base monobloco da Volkswagen. Porém, é uma solução que vemos, por exemplo, na Chevrolet Montana vendida atualmente.
Pulando para a parte de dentro, podemos dizer que as linhas retas devem dar lugar a um estilo mais arredondado. Assim como o T-Cross, o novo Tera também tem central multimidia com tela de 10,25 polegadas destacada no painel, característica que pode ser replicada também na futura picape. Algo evolutivo e que também poderemos ver no futuro modelo é o acabamento melhorado, com plásticos de texturas diferentes tanto no painel quanto nas portas.
Por fim, vale lembrar que Mobiauto revelou em primeira mão que o lançamento da nova Tarok/Saveiro ficará para o segundo semestre de 2026 ou, no mais tardar, no primeiro de 2027, e informou com exclusividade que o novo produto será equipado com feixe de molas no eixo traseiro para levar mais carga – estrutura parecida com a da Fiat Strada. A picape da Volkswagen terá a missão de brigar com a Fiat Toro e Chevrolet Montana e será parte dos grandes lançamentos da marca para o Brasil.
Projeção nova VW Saveiro: Kleber SIlva/KDesignAG
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.