VW Taos 2025: o que o facelift antecipa do A0 SUV
O novo VW Taos 2025 foi revelado para os Estados Unidos, que por sua vez recebe o SUV médio vindo México. No Brasil a novidade vem da Argentina, mas pode olhar bem para ele, pois provavelmente será essa a cara do novo Taos para o mercado nacional em breve. Mais do que isso, o modelo reestilizado antecipa também o novo A0 SUV, inédito modelo que ficará posicionado abaixo do Nivus.
Conhecido até o momento como SUV do Gol, o inédito modelo da Volkswagen será um dos grandes lançamentos da marca em décadas no Brasil, contando com seu desenvolvimento realizado no país tal qual como o Nivus – que foi tão elogiado no exterior que foi adotado para o mercado europeu como Taigo. E o novo VW Taos 2025 revelado nos EUA nos dá uma prévia do que esperar do novo “SUV do Gol”.
Você também pode se interessar por:
- Renault Kardian: os principais problemas, segundo os donos
- Novo VW Golf GTi está no Brasil, mas ainda não sabe se fica por aqui
- VW Nivus está pronto para chegar e vai antecipar visual de novo SUV
- VW Box? Qual nome do novo SUV da VW tido como sucessor do Gol
O que o VW Taos 2025 nos revela?
Enquanto o mercado chinês tem o seu Taos chamado de Tharu com visual próprio na dianteira e traseira, embora compartilhe plataforma e o restante da carroceria, o novo Taos 2025 que será vendido na terra do tio Sam trouxe mudanças de meio de ciclo de vida inspiradas nos últimos lançamentos da marca na Europa.
Na dianteira é inegável que temos um Taos 2025 com visual muito mais autoral. Os faróis têm novo formato mais recortado e uma nova assinatura em LED, que remete a letra “H”. Ponto interessante é que o formato do farol lembra muito o novo Volkswagen A0 SUV que ficará exposto no estande da marca durante o festival de música Rock in Rio. É verdade que a assinatura em LED é diferente, mesmo assim o formato lembra.
Outra característica do novo Taos 2025 que vai se repetir no SUV do Gol é a grade dianteira mais estreita (que continua iluminada), sem contar que no futuro SUV compacto ela terá uma régua cromada na porção superior que ficará interligada à assinatura de LED.
Destaque também para o para-choque do Taos, que traz uma entrada de ar inferior com formato semelhante ao que será usado pelo A0 SUV, que poderá se chamar VW Copan, Tera, Teon, Taira, Therion, Copa e Hera, como explicamos nesse artigo. Resta saber se teremos essa chamativa moldura prata também.
Na traseira do novo VW Taos temos basicamente a mesma lanterna de antes, mas com a diferença que agora ela é inteiriça por conta da guia de LED ligando as duas pontas. Mas o que não pode passar despercebido é que, o formato da lanterna, quando consideramos apenas os cantos, serve de alguma inspiração para o novo A0 SUV. A diferença será no arranjo interno, enquanto o inédito modelo contará também com uma régua ligando as peças (como o Nivus hoje), mas um pouco mais estreita e sem qualquer iluminação.
Mais sobre o novo Taos 2025
No restante o novo VW Taos 2025 se inspira nas últimas atualizações de outros modelos, como Jetta e T-Cross, que trazem central multimídia destacada no painel, bem como uma revisão no acabamento - que já era razoável para o Taos, diferente do T-Cross que evoluiu nesse aspecto.
Debaixo do capô, o SUV médio traz o mesmo 1.5 turbo, que ganhou 16 cavalos a mais para o mercado norte-americano, passando de 160 cv para bons 176 cv de potência. Curiosamente, a Volkswagen trocou o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete velocidades por um automático convencional de oito marchas.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.