VW Saveiro e Fiat Strada: por que as rivais têm estratégias tão diferentes

Enquanto a marca alemã cresceu com vendas para serviço, os italianos lucram mais com as versões automáticas
SQ
Por
06.06.2023 às 15:47
Enquanto a marca alemã cresceu com vendas para serviço, os italianos lucram mais com as versões automáticas

Graças a uma fonte da indústria automobilística, que passou as vendas das picapes pequenas por versões à coluna, desvendamos as estratégias dos dois modelos pequenos do mercado: Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.

A Fiat e a Volkswagen não divulgam os números de vendas por versões, mas tivemos acesso a eles e identificamos até 5 unidades da Saveiro vendidas para serviços funerários. Mas esta é só uma curiosidade irrelevante, pois o que realmente queríamos desvendar era a estratégia de cada montadora para este nicho.

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Estamos falando de um subsegmento que já atingiu 55 mil vendas este ano. O fato impactante dos primeiros cinco meses foi o crescimento da Volkswagen Saveiro, mesmo sem nenhuma modificação recente. A picapinha da Volks se aproxima da casa de 15 mil vendas, contra pouco mais de 3 mil no ano passado.

Todas as versões da Saveiro tiveram crescimento: a Robust Cabine Simples quadruplicou as vendas, a Trendline Cabine Simples multiplicou seu volume por 12, a Robust Cabine Dupla cresceu 31 vezes e a Cross Cabine Dupla cresceu 14 vezes. Mas é a versão Robust Cabine Simples a grande puxadora de vendas.

Nada menos de 77% das vendas da Volkswagen Saveiro são da versão Robust Cabine Simples, ou seja, uma picape de serviço. Se somarmos as versões Cabine Simples (Robust e Trendline), as picapes de serviço atingem 87% das vendas da Saveiro. Trata-se de uma estratégia completamente diferente da que vem sendo utilizada pela Fiat.

Segundo os números obtidos pela coluna, no ano passado 58% das vendas da Fiat Strada eram das versões Cabine Simples (Endurance e Freedom). Este ano, as versões Cabine Simples representam apenas 43% das vendas da picape Strada.

A Fiat Strada teve uma ligeira queda nas vendas deste ano (-1.000 unidades), variação que pode ser contabilizada a favor do Volkswagen Saveiro. Mas a verdadeira razão da menor venda de picapes Cabine Simples está na estratégia da Fiat: aumentar a rentabilidade do modelo.

Para atingir esse objetivo, a Fiat usou como tática investir mais nas versões Cabine Dupla e na opção do câmbio automático (CVT). Por isso, tirou do catálogo a Strada Endurance Cabine Dupla, que vendeu menos de 2,1 mil unidades de janeiro a maio do ano passado, e reforçou a produção das versões automáticas (Volcano e Ranch).

Com isso, a Strada Volcano AT e a Strada Ranch AT passaram de 3 mil vendas para 12 mil este ano. Quadruplicaram. Se a Saveiro quadruplicou as vendas da Robust Cabine Simples manual, a Strada quadruplicou as vendas da Cabine Dupla automática. Resultado: maior lucratividade para a Fiat do que para a Volkswagen.

Enquanto a Volkswagen Saveiro tem apenas 13% das vendas nas versões Cabine Dupla (Robust e Cross), a Fiat Strada concentra 57% das vendas nesse subnicho. Vale lembrar que a Saveiro é a única picape Cabine Dupla do país com apenas duas portas; todas as outras têm quatro portas.

Veja abaixo os números de vendas das duas picapes este ano até o dia 29 de maio, versão por versão:


Versão Número de emplacamentos


Saveiro CS Robust
10.876
Saveiro CS Trendline
1.421
Saveiro CD Robust
906
Saveiro CD Cross
938


Strada CS Endurance
11.358
Strada CS Freedom
5.957
Strada CD Freedom
6.199
Strada CD Volcano
4.495
Strada CD Volcano AT
6.282
Strada CD Ranch AT
5.853

Para uma picape que estava quase "morta", a recuperação da Saveiro é motivo para comemorar. Mas a Volkswagen sabe que a mina de ouro está na Cabine Dupla, por isso muito em breve apresentará um novo facelift da Saveiro.

Deveria, na verdade, partir para um modelo de quatro portas, mas esse é um projeto que, se vier, só será lançado na segunda metade da década. Como sempre, a Volkswagen Saveiro corre, corre e corre para dar um passo que a Fiat Strada já deu há muito tempo. Historicamente tem sido assim, por isso a Saveiro deixou de ser líder.

Já a Fiat parece não ter limites para a Strada. Com a chegada da Chevrolet Montana no nicho da Fiat Toro, a nova tática será oferecer um motor turbo na Nova Strada para que ela passe a incomodar a Nova Montana nas versões de entrada. É um jogo de xadrez. Agora desvendado com os números das versões.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

 

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