VW Golf volta ao Brasil em sua oitava geração com versão GTI de 265 cv
O quarteto fantástico icônico da Volkswagen no Brasil pode ser formado por VW Fusca, Kombi, Gol e Golf. Os três primeiros já foram aposentados, mas o último saiu de cena sem se despedir para continuar a venda somente lá fora. Mas esse vácuo já tem data para acabar, pois o VW Golf volta a ser vendido no Brasil em uma das versões esportivas do modelo, a GTI.
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Fora de linha no Brasil desde 2020, o hatch médio chegará ao Brasil com uma estratégia diferente. Com maior valor agregado, o VW Golf focará na versão GTI.
Dessa forma, em vez de ficar no segmento de hatches médios
(que morreu no Brasil com a recente aposentadoria do Chevrole Cruze Sport6), o novo
Golf deverá ficar posicionado em um nicho no qual estão Honda Type R (R$
429.900) e GR Corolla (R$ 416.990 e R$ 461.990). Em comum, todos são hatches
médios esportivos, ou “hot hatches”.
Diferente do que ocorreu no passado, desta vez o Brasil vai receber a oitava geração do Golf, a mesma vendida em outros mercados no exterior. Vale lembrar que as gerações cinco e seis eram comercializadas no exterior, enquanto aqui nós tínhamos uma espécie de Golf 4.5. Isso só foi mudar em 2013, quando o Brasil ficou em sintonia novamente com a Europa ao ter o Golf de sétima geração, o popular mk7.
Como é o VW Golf GTI?
O ano de 2024 marca os 50 anos do Golf, que recebeu uma atualização em sua oitava geração. Por fora, o Golf GTI recebeu um novo desenho de faróis e lanternas, ambos de LED. Destaque também para dupla saída de escapes e a permanência da assinatura GTI tanto na lateral como na tampa traseira abaixo do logotipo da VW.
Por dentro, o hatch recebeu algumas mudanças de acabamento, mas a principal novidade está na central multimídia de 10,4 polegadas ou 12,9 polegadas (nas versões mais caras). Foi incluído um assistente de voz que atua em conformidade com o ChatGPT integrado ao sistema.
Aos defensores dos comandos físicos, o volante tem opções de controle por botão em vez dos sensíveis ao toque, utilizados atualmente no Jetta GLI vendido por aqui e que é motivo de reclamação de seus proprietários.
Além das atualizações visuais e tecnológicas, o Golf GTI recebeu a versão mais atualizada do motor 2.0 turbo a gasolina, tecnicamente chamado de EA888 LK3 evo4. Um trem de força que oferece 265 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque e que trabalha junto do câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas. Ou seja, nada de transmissão manual. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Lá fora, o Golf GTi também tem a versão Clubsport, com 300 cv de potência e 267 km/h de velocidade máxima, abaixo somente do Golf R com 333 cv e que ostenta tração integral 4Motion.