VW Amarok vira esportivo insano com motor V12 de 500 cv
A “nova” Volkswagen Amarok foi lançada na última quinta-feira (15) com visual atualizado e novos equipamentos, mas mantendo o elogiado motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potência (272 cv quando o overboost entra em ação por até 10 segundos) e 59,1 kgfm de torque. Combinado ao bem escalonado câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração integral permanente, esse propulsor leva a picape aos 100 km/h na casa dos 8 segundos.
Você também pode se interessar por:
- Mercedes-Benz 1113: caminhão muriçoca vira motorhome com Wi-Fi e ducha
- Mercedes L-1113: Caminhão muriçoca dos anos 60 é produzido como 0km até hoje
- Empresa cria Hilux Motorhome por R$ 500 mil e transforma caçamba em carretinha
- Fiat Titano chinesa tem versão motorhome original de fábrica
Mas essa cavalaria não parece ser suficiente para o pessoal do canal Darkside Developments, do Reino Unido, que há três anos trabalha no projeto de uma Amarok cabine simples que teve o seu motor original substituído pelo 6.0 V12 turbodiesel herdado de um Audi Q7 que teve perda total em um acidente. Para se ter uma ideia, esse propulsor gera nada menos que 500 cv e 101,9 kgfm.
A ousada criação teve início com a importação de uma Volkswagen Amarok da Austrália, um dos poucos países onde a picape é vendida com direção do lado direito. Além dos custos com o frete da Oceania para a Europa, os responsáveis pelo canal ainda tiveram de arcar com algumas avarias provocadas na lataria durante o transporte do veículo, feito por meio de navio.
O projeto está 70% concluído, de acordo com o Darkside Developments. Falta concluir a montagem de partes da carroceria, que teve de ser cortada para a instalação do motor maior. Partes, como capô, grade frontal, componentes elétricos e peças da cabine também precisam ser instaladas.
A picape deverá receber freios mais potentes e suspensões retrabalhadas para lidarem com o desempenho do V12.
Fotos: Reprodução/Darkside Developments
Jornalista Automotivo