Volkswagen Tera indiano tira nota máxima em teste de colisão
O recém-lançado Skoda Kylaq atingiu a nota máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Bharat NCAP, órgão liderado pelo governo da Índia que avalia a segurança de veículos novos vendidos naquele país – função semelhante à que o Latin NCAP realiza na América Latina.
O Skoda Kylaq é construído sobre a mesma plataforma MQB-A0 e utiliza uma série de componentes que serão aplicados no Volkswagen Tera, o SUV compacto que terá produção nacional e será lançado no mercado brasileiro nos próximos meses.
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De acordo com a entidade, o SUV compacto conquistou 30.88 pontos de 32 possíveis na avaliação de proteção a ocupantes adultos. No teste de proteção a crianças, a nota foi de 45 pontos de 49 pontos possíveis. Segundo o Bharat NCAP, foi o melhor desempenho entre os SUVs com menos de 4 metros de comprimento movidos a combustão comercializados no mercado indiano.
O relatório aponta que o modelo ofereceu proteção considerada boa para as regiões da cabeça, pescoço e perna direita do motorista. Mas, no teste de colisão frontal parcial (impacto concentrado no lado esquerdo do veículo), a o nível de proteção para o peitoral do condutor foi avaliada como “adequada”.
Para o passageiro dianteiro, a proteção para cabeça, pescoço, peitoral e pernas foi classificada como “boa”.
O Skoda Kylaq recebeu a nota de 15.04 pontos do total de 16 pontos nesse teste, enquanto na avaliação de colisão lateral contra barreira deformável a nota foi de 15.84 de 16 pontos, apresentando “boa proteção para a cabeça e região inferior dos ocupantes”. O SUV também foi avaliado como “bom” na proteção aos ocupantes no teste de colisão lateral contra poste.
No quesito proteção a crianças, na qual conquistou 45 de 49 pontos, o Kylaq atingiu as pontuações máximas nos testes dinâmicos (24 pontos) e de instalação das cadeirinhas infantis (12 pontos). A nota geral da avaliação do veículo foi de 9 pontos de 13. O Bharat NCAP utilizou nos testes bonecos (dummies) que simulavam crianças de 18 meses e três anos de idade.
Desde a versão de entrada, o Skoda Kylaq é equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina, controles eletrônicos de estabilidade e tração, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes e sistema Isofix de ancoragem de cadeirinhas infantis no banco traseiro.
Esses equipamentos (ou quase todos) deverão fazer parte do pacote “básico” do Volkswagen Tera, para que o SUV compacto atinja uma nota elevada nos testes do Latin NCAP, que deverá utilizar parâmetros distintos da entidade indiana.
O futuro SUV compacto nacional será produzido em Taubaté (SP) a partir da plataforma MQB-A0 para competir no segmento de Fiat Pulse e Renault Kardian. O modelo aproveitará a base mecânica compartilhada com o Polo para oferecer versões equipadas com o motor 1.0 turboflex de três cilindros, provavelmente na configuração 170 TSI de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
No entanto, há rumores que uma versão de entrada movida pelo motor MPI 1.0 flex aspirado de 84 cv e 10 kgfm será oferecida para posicionar o SUV numa faixa inicial de preços abaixo da concorrência.