Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Volkswagen Tera indiano tira nota máxima em teste de colisão

“Primo” de plataforma do futuro SUV nacional apresentou bom resultado na proteção a ocupantes adultos e crianças
Por
15.01.2025 às 18:05 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:

O recém-lançado Skoda Kylaq atingiu a nota máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Bharat NCAP, órgão liderado pelo governo da Índia que avalia a segurança de veículos novos vendidos naquele país – função semelhante à que o Latin NCAP realiza na América Latina.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O Skoda Kylaq é construído sobre a mesma plataforma MQB-A0 e utiliza uma série de componentes que serão aplicados no Volkswagen Tera, o SUV compacto que terá produção nacional e será lançado no mercado brasileiro nos próximos meses.

Você também pode se interessar por:

De acordo com a entidade, o SUV compacto conquistou 30.88 pontos de 32 possíveis na avaliação de proteção a ocupantes adultos. No teste de proteção a crianças, a nota foi de 45 pontos de 49 pontos possíveis. Segundo o Bharat NCAP, foi o melhor desempenho entre os SUVs com menos de 4 metros de comprimento movidos a combustão comercializados no mercado indiano.

O relatório aponta que o modelo ofereceu proteção considerada boa para as regiões da cabeça, pescoço e perna direita do motorista. Mas, no teste de colisão frontal parcial (impacto concentrado no lado esquerdo do veículo), a o nível de proteção para o peitoral do condutor foi avaliada como “adequada”.

Para o passageiro dianteiro, a proteção para cabeça, pescoço, peitoral e pernas foi classificada como “boa”.

O Skoda Kylaq recebeu a nota de 15.04 pontos do total de 16 pontos nesse teste, enquanto na avaliação de colisão lateral contra barreira deformável a nota foi de 15.84 de 16 pontos, apresentando “boa proteção para a cabeça e região inferior dos ocupantes”. O SUV também foi avaliado como “bom” na proteção aos ocupantes no teste de colisão lateral contra poste.

No quesito proteção a crianças, na qual conquistou 45 de 49 pontos, o Kylaq atingiu as pontuações máximas nos testes dinâmicos (24 pontos) e de instalação das cadeirinhas infantis (12 pontos). A nota geral da avaliação do veículo foi de 9 pontos de 13. O Bharat NCAP utilizou nos testes bonecos (dummies) que simulavam crianças de 18 meses e três anos de idade.

Desde a versão de entrada, o Skoda Kylaq é equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina, controles eletrônicos de estabilidade e tração, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes e sistema Isofix de ancoragem de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Esses equipamentos (ou quase todos) deverão fazer parte do pacote “básico” do Volkswagen Tera, para que o SUV compacto atinja uma nota elevada nos testes do Latin NCAP, que deverá utilizar parâmetros distintos da entidade indiana.

O futuro SUV compacto nacional será produzido em Taubaté (SP) a partir da plataforma MQB-A0 para competir no segmento de Fiat Pulse e Renault Kardian. O modelo aproveitará a base mecânica compartilhada com o Polo para oferecer versões equipadas com o motor 1.0 turboflex de três cilindros, provavelmente na configuração 170 TSI de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

No entanto, há rumores que uma versão de entrada movida pelo motor MPI 1.0 flex aspirado de 84 cv e 10 kgfm será oferecida para posicionar o SUV numa faixa inicial de preços abaixo da concorrência.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: