Volkswagen quer ter elétrico com preço de Polo até 2027

Executivo da montadora revelou detalhes sobre o ID.1, mas ainda há muito a decidir
DR
Por
20.03.2024 às 09:20
Executivo da montadora revelou detalhes sobre o ID.1, mas ainda há muito a decidir

Recentemente surgiram novas informações sobre o desenvolvimento do Volkswagen ID.1, tratado como o substituto do “up! elétrico”. Explicações sobre seu preço e data de lançamento do SUV pequeno elétrico foram comentados por Thomas Schafer, CEO da montadora.

 Você pode se interessar por: 

O executivo falou sobre os prognósticos do carro durante a apresentação dos resultados econômicos da marca de 2023. De acordo com Schafer o futuro do ID.1 será decidido pela montadora nas próximas semanas.

 

O que já foi confirmado é sua data de lançamento, que ao que tudo indica será em 2027 e o que mais chama atenção, o seu preço, o qual será inferior a €20 mil (cerca de R$ 108 mil). Caso esse seja mesmo seu valor, o SUV custará menos (na conversão direta) que versões de topo de linha do Polo, veículo de entrada da própria Volkswagen.

Espera-se que a marca atinja o baixo preço apoiada em uma produção em larga escala e amortizações a partir do desenvolvimento em conjunto com outras empresas, como Skoda e Cunpa. Sobre isso, Schafer comentou: “Tomaremos a decisão no curto prazo”.

 

Até mesmo uma parceria com a Renault é cogitada, como relatórios recentes sugerem, para produzir o ID.1 em parceria com o Twingo. Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, falou da possibilidade de colaboração com os franceses. Em suas palavras: “Estamos trabalhando conceitualmente em uma solução e não descartamos parcerias nesta área”.

Quanto à data de lançamento, a montadora está passando por um processo de reestruturação que irá reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos para cerca de 36 meses, ou 3 anos. Assim, o SUV deverá começar a ser vendido no ano de 2027, se sua produção começar de fato em 2024.

Como será de fato o ID.1?

Detalhes como local de produção, nome e carroceria não foram revelados. Sobre a nomenclatura do veículo, Schafer comentou: “O título provisório é ID 1 e o veículo está previsto para 2027. Estamos no meio de tudo isso. Sabemos como o carro deve ser”.

A fala revela que tudo parece encaminhado quanto ao projeto em si do carro. Mas falta a montadora definir qual será o plano de produção de fato. Há as possibilidades já comentadas de produção em conjunto até com a Renault, mas nada de decidido. O executivo definiu essa etapa de decisão como “extremamente desafiadora”.

 

Ainda sobre a empresa francesa, o ID.1 rivaliza exatamente com um modelo da marca, o Twingo de quarta geração, hatchback elétrico que tem previsão de lançamento para 2026 e terá faixa de preço semelhante ao projeto da Volkswagen.

Sobre seu design e carroceria, apesar da montadora parecer já o ter decidido, não existe nada oficial. Pode ser que o carro se apresente como um SUV pequeno ou siga o exemplo do ID.2 e tenha a opção adicionada de hatchback.

Imagens - Autocar

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários