Um carro elétrico pode trabalhar de gerador para uma casa sem energia?
Os brasileiros começaram a descobrir recentemente algumas das vantagens do carro elétrico. No entanto, as fortes chuvas de verão podem levar os consumidores locais a descobrir a função V2L - vehícle to load, que permite utilizar o carro elétrico como um grande gerador de energia.
Com as fortes chuvas, grandes capitais, como São Paulo e, mais recentemente, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sofreram com a ausência do abastecimento elétrico. A capital paulista chegou a ter regiões sem luz por uma semana, enquanto em Porto Alegre, atualmente, está há três dias sem energia elétrica em alguns bairros.
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No entanto, os amigos do canal Opinião Sincera, mais precisamente Felipe Hilzendeger, achou uma saída para que os mantimentos abrigados no freezer dos seus pais não estragassem. Ele usou o sistema V2L do seu BYD Dolphin Plus para manter o freezer energizado e não estragar as carnes.
Apesar de ser uma funcionalidade interessante, no mundo ideal, nenhuma cidade brasileira encararia problemas com relação às chuvas e a falta de energia, que infelizmente vitimam milhares de pessoas ano após ano no Brasil.
Como funciona o V2L do BYD Dolphin
Questionamos Felipe a respeito do funcionamento do sistema do BYD Dolphin Plus. Ele esclareceu que o máximo de corrente que o veículo disponibiliza é de 10 amperes. Se atente a este número, afinal, ele é o limitador do que você pode ligar no sistema.
A voltagem é configurável, podendo ser de 110v ou 220v. Dessa forma, você deve multiplicar os amperes máximos pela voltagem configurada para saber até qual potência você pode conectar um aparelho no veículo. Neste caso, eletrodomésticos de até 1.100w ou 2.200w.
Para que o veículo entenda que ele não está recebendo energia, mas sim enviando energia, é preciso comprar um adaptador específico.
Por quanto tempo o BYD Dolphin consegue manter um freezer ligado?
O freezer dos pais do Felipe tem 250 W de potência, logo, ao dia são 6.000 W por dia, o que é equivalente a 6 kWh. Isso considerando o equipamento ligado durante as 24h do dia. Como as baterias do BYD Dolphin Plus possuem 60 kWh, caso esteja 100% carregado, o hatch consegue manter o freezer por 10 dias.
Esse prazo, na prática, deverá ser um pouco menor, já que há possíveis perdas na conexão com o adaptador e até mesmo nas extensões entre o freezer e o veículo. Pelas contas do Felipe, são 1,2 kWh em duas horas e meia, o que daria um consumo aproximado de 11,5 kWh em um dia e a possibilidade de manter o freezer por quase seis dias.
Esperamos que o Felipe não precise desse prazo todo e que a CEEE Equatorial, concessionária responsável pelo abastecimento de energia na cidade de Porto Alegre, resolva os problemas da rede o quanto antes.
Jornalista Automotivo
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