Toyota GR Corolla mal chegou no Brasil e já mudou no Japão

Linha 2024 do hatch esportivo recebeu nova opção de cor, duto de ar redesenhado e até novos parafusos
Diego Dias
Por
07.09.2023 às 09:00
Linha 2024 do hatch esportivo recebeu nova opção de cor, duto de ar redesenhado e até novos parafusos

Lançado no Brasil em julho, o Toyota GR Corolla desembarcou no Brasil como o principal esportivo da divisão Gazoo Racing da marca japonesa, que até então comercializava apenas veículos com pacote visual e uma leve potência extra (caso da Hilux GR-S). A má notícia é que a linha 2024 já mudou no Japão.

As atualizações do hot hatch japonês são comedidas, mas trazem mudanças importantes para o GR Corolla 2024. Visualmente ele continua idêntico ao modelo vendido no Brasil, a não ser por uma nova cor adicionada ao catálogo: um belo tom de azul metálico chamado de Cyan Metallic. No Brasil, o esportivo pode ser comprado nas cores branca, preta, vermelha ou cinza. Mas não é só isso.

Você também pode se interessar por:

Para combinar com a nova cor disponível para a carroceria, o GR Corolla destinado ao mercado japonês contará sempre com interior com acabamento preto com costuras em azul, combinação que acaba dando um efeito contrastante.

Novidades escondidas

Houve ainda mudanças fora do alcance dos olhos: a Toyota afirma que o esportivo passa a contar com novos parafusos na suspensão dianteira, direção e caixa de câmbio. Segundo a marca, os novos parafusos dessa região têm agora uma flange em forma de nervura, enquanto os parafusos aplicados na suspensão traseira trazem uma cabeça mais larga.

O resultado disso de acordo com a marca japonesa é uma melhor rigidez de fixação, sem contar que acabam afetando diretamente a dinâmica do GR Corolla 2024, pois a Toyota garante que agora há uma resposta aprimorada na direção e também melhor estabilidade.

Outra alteração atingiu o duto de ar do para-choque dianteiro localizado nos cantos da peça, que foi reformulado para melhorar o fluxo de ar direcionado para as rodas. A montadora afirma que essa mudança resultou numa redução do arrasto aerodinâmico, bem como a estabilidade de direção e a capacidade de manobra.

Tiragem limitada (de novo)

O novo GR Corolla 2024 terá um número limitado de unidades à venda no Japão: serão apenas 500 unidades, ao menos até o final deste ano – culpa da escassez de semicondutores. Assim como aconteceu com o modelo de lançamento por lá, os proprietários serão escolhidos por meio de um sorteio. O esportivo é vendido por 5.250.000 ienes, o que numa conversão direta fica em R$ 178.815.

O que não muda é o que está debaixo do capô, assim o GR Corolla 2024 mantém seu  motor 1.6 turbo a gasolina de três cilindros com generosos 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Como um bom esportivo raiz, tem câmbio manual de seis marchas e até seletor de tração, podendo rodar com tração integral (50:50), uma pegada mais dianteira (60:40) ou traseira (30:70).

Comentários