Toyota atrasa entrega de modelos híbridos e a culpa pode estar no motor

Fabricante japonesa lidera segmento global, mas sofre com queixas em diferentes locais do mundo
LF
Por
02.04.2025 às 11:40 • Atualizado em 23.04.2025
Compartilhe:
Fabricante japonesa lidera segmento global, mas sofre com queixas em diferentes locais do mundo

O mercado de híbridos vem crescendo nos últimos anos, muito pelo motivo de alguns proprietários terem receio de apostarem em carros elétricos. No Brasil, os modelos chineses lideram a categoria de híbridos, contudo no mundo, a liderança é da Toyota, que está perdendo vendas pela grande fila de espera.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

A informação foi publicada em primeira mão pelo site Carscoops. Na Europa, o tempo de espera até a entrega atinge os 70 dias, enquanto no Japão o tempo chega a cinco meses. Na Índia, a situação é ainda mais grave, pois a média fica entre dois e nove meses, contudo, alguns casos são mais complicados.

Você também pode se interessar por:

A exemplo de um comprador que adquiriu um Innova Hycross em janeiro de 2023 e aguardou seu produto ser entregue por dois anos, até que após a concessionária informar uma nova previsão de entrega, o cliente desistiu da compra. Mas o que está causando esse atraso?

Uma das principais causas de atraso está na construção dos motores elétricos dos modelos híbridos. Isso porque há uma escassez dos imãs fornecidos pela Aisin Corp para a Toyota. Outros componentes terceirizados e ligados a fornecedora Denso também estão sofrendo com atrasos para a linha de produção.

E o Brasil?

No Brasil, a Toyota até o momento não sofre com atrasos eu seus modelos híbridos: Corolla e Corolla Cross, principalmente por ambos os modelos serem fabricados por aqui na cidade de Sorocaba (SP). Vale dizer, porém, que os modelos contam ainda com alguns componentes importados mesmo com produção nacional.

Importante lembrar que a demanda também deverá aumentar no mercado nacional, já que o Toyota Yaris Cross será lançado esse ano e seu principal trunfo está em ser um modelo híbrido de entrada, querendo incomodar os líderes do mercado de compactos, como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp