SUV aventureiro da Toyota seria o rival perfeito para o Fiat Pulse
No mercado mundial é até relativamente comum o famoso rebadge, quando o mesmo carro recebe o emblema de marcas diferentes, tal qual o Suzuki Fun na Argentina que se trata nada menos do que o nosso Chevrolet Celta. Mas há casos em que um carro atende duas marcas dentro de uma mesma empresa, é o caso do Toyota Raize e Daihatsu Rocky, que estreou uma versão aventureira recentemente.
Apesar de se tratar de uma versão conceitual, o chamado Daihatsu Rocky traz um estilo que certamente o faria rivalizar com modelos com pegada aventureira como o Fiat Argo Trekking ou mesmo o Fiat Pulse. Para quem nunca ouvir falar da Daihatsu, saiba que ela está para a Toyota assim como a Dacia está para a Renault, sendo assim uma marca de baixo custo.
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O Daihatsu Rocky assim ganhou a configuração Crossfield que, apesar de se tratar de um conceito apresentado nesta semana no Salão da Indonésia, facilmente traz soluções que poderiam ser aplicadas num carro produzido em série. Chama a atenção o visual mais parrudo e que bebe na fonte de utilitários “raiz”, trazendo para-choque sem pintura e uma carroceria pintada de bege.
Contribui para o estilo os adesivos laterais com a inscrição Rocky Crossfield em faixas pretas nas bases das portas, enquanto as molduras pretas nos para-lamas e as rodas calçadas com pneus todo-terreno procuram se inspirar no estilo de SUVs com vocação 4x4. Ponto positivo ainda para os faróis de neblina amarelos que evocam o visual dos carros de rali da década de 1980.
E não é só, pois o Daihatsu Rocky Crossfield soma outros apetrechos típicos de modelos aventureiros como o rack de teto, que pode levar pranchas de surf, barraca (para um eventual acampamento) e um toldo retrátil. Uma barra de LED instalada por ali certamente vai ajudar em estradas mais afastadas de grandes cidades. Por dentro temos o visual de sempre da versão de série, com central multimídia de 9 polegadas e detalhes de acabamento em cinza metálico escuro.
Para fechar, debaixo do capô temos apenas um motor 1.2 naturalmente aspirado, que entrega somente 87 cv de potência e 10,5 kgfm de torque – bem aquém do que o estilo fora de estrada sugere. Curiosamente a marca japonesa não aplicou em seu conceito seu motor 1.0 turbo mais potente de 98 cv e 14,3 kgfm de torque, que faria mais sentido à proposta do carro de estilo aventureiro.
Embora o visual do Daihatsu Rocky Crossfield seja bem mais parrudo do que temos hoje no Fiat Pulse, o SUV compacto da Stellantis entrega mais desempenho com seu 1.0 turbo T200 de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Apesar de ser uma boa ideia para o mercado nacional, o Daihatsu Rocky (ou seu gêmeo Toyota Raize) não deve estar nos planos da marca japonesa no mercado nacional, já que para cá temos confirmado o lançamento do Yaris Cross. Seu lançamento é esperado para o último trimestre de 2024, enquanto sua chegada nas lojas deve ficar para o começo de 2025.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.