SUV chinês detecta fantasmas em volta do carro ao passar por cemitério

Marca garante que falha é apenas na exibição e não um fenômeno sobrenatural, mas multimídia mostrou movimentações bizarras
Renan Rodrigues
Por
03.04.2023 às 17:40
Marca garante que falha é apenas na exibição e não um fenômeno sobrenatural, mas multimídia mostrou movimentações bizarras

Enquanto no Brasil o Dia de Finados é celebrado em novembro, na China há o Dia da Varredura das Tumbas, sempre no começo de abril. Nessa data, tal como nós, os chineses se dirigem aos cemitérios para homenagear seus ancestrais.

No entanto, um proprietário de um Li L9, um SUV chinês, jamais esquecerá o feriado de 2023. Isso graças ao sistema ADAS, que reúne os assistentes ao motorista como ACC e frenagem de emergência. Porém, a lembrança não será exatamente pelo bom funcionamento dessas tecnologias. 

Você pode se interessar por:

Na verdade, o sistema de câmeras e radares do veículo detectaram pessoas e ciclistas que não estavam no cemitério. Como se fossem fantasmas. A Li Auto respondeu aos jornalistas chineses que o ocorrido “não foi um evento sobrenatural, mas sim limitações dos recursos de reconhecimento presentes no mercado.”

O curioso é que o sistema Adas do L9 é bem avançado. Ele é equipado com duas GPUs Nvidia Orin-X para fornecer grande poder de processamento. Além disso, há seis câmeras de 8 MP e cinco câmeras de 2 MP dedicadas a reconhecer pessoas e objetos. Há ainda um Lidar de 128 linhas, um radar frontal e doze sensores ultrassônicos. 

Essa não é a primeira vez que os veículos da Li Auto detectam “almas”. No começo do ano uma proprietária relatou situação parecida. Naquela época, a empresa admitiu um bug em seu algoritmo e a possibilidade de que gotas de chuva atrapalhassem a leitura. 

Apesar disso, a fabricante garantiu que o problema afeta apenas a exibição do ambiente e não as funções do sistema ADAS.

Comentários