Rodízio de carros será suspenso entre os dias 25 e 26 de janeiro?

Medida foi anunciada no Diário Oficial da cidade na última segunda-feira (22)
LF
Por
22.01.2024 às 18:45
Medida foi anunciada no Diário Oficial da cidade na última segunda-feira (22)

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, suspendeu o rodízio municipal de veículos para os dias 25 e 26 de janeiro. A medida foi tomada por conta do aniversário da capital paulista. Contudo, a restrição para caminhões, por exemplo, segue valendo.

O rodízio de veículos da cidade do São Paulo foi criado em 1997. A justificativa tem meio ecológicos, já que medida visa reduzir durante a semana a circulação de veículos para diminuir a quantidade de poluentes emitidos, mas se consolidou como uma forma de reduzir o congestionamento nas principais vias da cidade nos horários de pico. Sábados, domingos e feriados não possuem restrições.

Você também pode se interessar por:

Para que isso ocorra de forma mais coordenada, cada carro fica proibido de trafegar das 7h às 10h e das 17h às 20h em certo dia da semana a depender de sua placa, exemplo: placas um e dois não podem trafegar em segundas-feiras. Além disso, a proibição só é aplicada no chamado Centro Expandido, que inclui, por exemplo, as Marginais Tietê e Pinheiros.

Confira abaixo as placas finais e seus dias de rodízio respectivamente:

Dia da Semana Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
Final da Placa 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0

Caso a rodízio não seja respeitado, e o condutor seja flagrado cometendo o não cumprimento de lei, ele é enquadrado em “transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação”, previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e resulta em multa de quatro pontos para o motorista do veículo.

Comentários