Renault Kardian Evolution manual: o que você deve saber antes de comprar um
O Renault Kardian estreou em março de 2024 com a missão de colocar a marca francesa em um patamar superior em termos de qualidade construtiva e tecnologias, como assistências de condução e um dos motores 1.0 turboflex mais fortes do mercado, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo e seis marchas.
Bem equipado e bom de guiar, o Kardian recebeu merecidos elogios da crítica e acendeu o sinal de alerta da concorrência, que passou a vê-lo como um rival competitivo como produto e com custo-benefício interessante.
Você também pode se interessar por:
- Primo do Renault Kardian foi o carro mais vendido da Europa em 2024
- Renault Kardian: sucesso do modelo antecipa novidades dos SUVs da marca
- Renault Kardian manual: conheça o SUV em 25 fotos exclusivas
- Renault Kardian ganha 4 estrelas em teste do Latin NCAP
Para tentar aumentar a participação do Kardian no mercado (foram 24.447 emplacamentos em 2024), a Renault lançou no final do ano passado a versão de entrada Evolution equipada com câmbio manual de seis marchas para brigar na faixa de preços abaixo dos R$ 110 mil, porém, sem renunciar aos principais equipamentos de série. Confira a seguir o que saber antes de comprar o Renault Kardian Evolution manual 2025.
Renault Kardian Evolution manual 2025 – Características
Motor: 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque.
Câmbio: manual de seis marchas.
Dimensões: 4.119 mm de comprimento, 1.747 mm de largura, 1.544 mm de altura, 2.604 mm de entre-eixos, porta-malas de 358 litros e tanque de combustível de 50 litros.
Revisões até 60.000 km: R$ 5.639
Preços do Renault Kardian (fevereiro de 2025)
- Kardian Evolution 1.0 turboflex MT6 – R$ 106.990
- Kardian Evolution 1.0 turboflex AT6 – R$ 118.090
- Kardian Techno 1.0 turboflex AT6 – R$ 129.990
- Kardian Première Edition 1.0 turboflex AT6 – R$ 138.990
Renault Kardian Evolution manual 2025 – Pontos positivos
Desempenho
O motor 1.0 turboflex de até 125 cv dá conta de empurrar os 1.163 kg do SUV em qualquer situação. O câmbio manual bem escalonado aproveita bem a entrega plena de força do propulsor a partir de 2 mil rpm, permitindo ao Kardian Evolution manual embalar rapidamente sem precisar abusar do acelerador. A Renault divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos, mas ao volante, o motorista tem a impressão de o SUV ser mais rápido do que o fabricante informa.
Consumo
Além de andar muito bem, o Kardian Evolution manual é comedido no consumo de combustível. Durante a semana de convivência com o SUV, o computador de bordo informou médias de 8 km/l na cidade e de impressionantes 16,3 km/l na estrada, com gasolina.
Equipamentos
Embora seja a versão de entrada, o Kardian Evolution manual é honesto em termos de conteúdo, pois já sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático digital, central multimídia, entre outros itens. Em comparação com a versão intermediária Techno, ele perde o freio de estacionamento eletrônico, as rodas de liga leve de 17”, o apoio de braço, o alerta de colisão frontal, a frenagem de emergência e os racks de teto com acabamento prateado.
Suspensão
Bem calibradas para as condições de rodagem brasileiras, as suspensões do Kardian honram o histórico de robustez dos “antepassados” Sandero e Logan, filtrando bem as imperfeições do asfalto sem comprometer o conforto e a estabilidade. A boa altura em relação ao solo de mais de 20 centímetros contribui para superar lombadas e valetas com desenvoltura.
Racks de teto
A exemplo das versões mais caras, os racks de teto do Kardian Evolution manual contam com a interessante solução que permite posicionar as barras transversalmente para transportar bagageiros externos e suportes para bicicletas, entre outros acessórios. Basta soltar os parafusos com uma chave que acompanha o veículo para ajustar o equipamento.
Renault Kardian Evolution manual 2025 – Pontos negativos
Comando satélite
Utilizado pela Renault há décadas, o comando satélite do sistema de som não combina com um carro moderno como o Kardian. Pouco ergonômico, o item poderia ter sido substituído por botões no volante.
Central multimídia
Além de a tela de 8 polegadas ser menor que a média das multimídias dos concorrentes, o equipamento tem interface confusa e raramente funciona sem cabo (ao menos no carro testado), obrigando o usuário a conectar o celular com o cabo à porta USB no console abaixo dos comandos do ar-condicionado.
Renault Kardian Evolution manual 2025 – Ficha Técnica
Motor: 1.0 dianteiro, transversal,
três cilindros em linha, 12V, turbo, gasolina e etanol, injeção direta, duplo comando
de válvulas no cabeçote com variação na admissão e no escape
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 120 cv (G) e 125 (E) a 5.000 rpm
Torque: 20,4 kgfm (G) e 22,4 kgfm (E) a 2.250 rpm
Peso/potência: 9,30 kg/cv (E)
Peso/torque: 51,9 kg/kgfm (E)
Câmbio: manual de seis marchas, embreagem monodisco a seco
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo Inmetro: 8,4 km/l (E) e 12,3 km/l na cidade (G) e 9,7 km/L (E) e 14 km/l (G) na estrada
Dimensões: 4.119 mm de comprimento, 1.747 mm de largura, 1.544 mm de altura, 2.604 mm de entre-eixos, porta-malas de 358 litros e tanque de combustível de 50 litros.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e a tambores na traseira; vão livre do solo, 20,9 cm; ângulo de ataque, 20°; peso em ordem de marcha, 1.163 kg, pneus 205/60 R16.
Renault Kardian Evolution manual 2025 – Itens de série
- Seis airbags
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampas
- Rodas de aço de 16”
- Ar-condicionado automático digital de uma zona
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Faróis full-LED
- Travamento automático das portas
- Chave canivete
- Painel de instrumentos com display central de 7 polegadas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Central multimídia com tela de 8 polegadas
- Câmera de ré
- Sensor de estacionamento traseiro
- Android Auto e Apple Carplay sem cabo
- Sistema de som com 6 alto-falantes
- Banco traseiro bipartido
- Racks de teto
- Luz no porta-malas
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Limitador de velocidade
O que saber antes de comprar
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.