Ram Rampage: como Stellantis fez picape de R$ 300.000 usando uma Fiat Toro

Nova picape monobloco vai trazer proposta diferente para o mercado e promete agitar o segmento
Diego Dias
Por
01.06.2023 às 08:00
Nova picape monobloco vai trazer proposta diferente para o mercado e promete agitar o segmento

Quando a Fiat Toro foi lançada no Brasil em 2016, mal sabíamos que sua base, compartilhada também com modelos da Jeep, como Renegade, Compass e Commander, daria origem à Ram Rampage, primeira picape nacional da marca. O nome, vale lembrar, ainda não está oficializado.

Com lançamento esperado para o segundo semestre, o que na prática pode ser daqui a um mês ou um pouco depois, a Ram Rampage foi uma sacada interessante da Stellantis. Isso porque a empresa conseguiu desenvolver uma picape que pode custar entre R$ 250.000 e R$ 300 mil (valor esperado para a novidade) com base na própria Fiat Toro. Que, hoje, parte de R$ 146.990 em sua versão mais em conta, a Endurance Turbo 270.

Mas como a marca conseguiu tal façanha? Isso não é algo tão difícil de fazer, sobretudo porque o posicionamento da Ram no mercado nacional é de uma marca premium – enquanto nos Estados Unidos ela briga diretamente com Ford e Chevrolet. Tanto que, em 2022 ela ocupou a segunda colocação no ranking de vendas entre as marcas de luxo operantes no país, ficando somente atrás da BMW.

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Durante o lançamento da Ram 1500 Limited, executivos da Ram revelaram que almejam conquistar o primeiro lugar entre as marcas premium em 2023. Fizeram mistério a respeito de como alcançariam isso, já que produtos como 1500, 2500 e 3500 não têm tanto espaço para crescimento de volume assim, mas a resposta clara está na própria Rampage.

Próximo lançamento da Ram no Brasil, sendo o primeiro produto da marca fabricado em solo nacional, ela terá um peso importante para cumprir esse objetivo, ainda mais porque servirá como porta de entrada para a marca em nosso mercado.

A base de Toro

Não só a nova Ram Rampage será feita sobre a plataforma da Fiat Toro como aproveitará até mesmo a configuração da suspensão traseira multilink. Para efeito de comparação, os Jeep Renegade, Compass e Commander contam com uma suspensão tipo McPherson mais simples que a da Toro.

Por falar na plataforma Small Wide 4x4, usada amplamente por aqui nos veículos da Stellantis produzidos em Goiana (PE), e que tem uma certa idade, é uma base que evoluiu diretamente da matriz SCCS (Smmal commom Components and Systems), que serviu à terceira geração do Fiat Punto na Europa. Esqueça o Punto brasileiro, que tinha o Palio como base.

A questão é que, na essência, a plataforma que servirá à Ram Rampage deriva de uma base consolidada (com custos amortizados) e que tem anos de estrada. Além disso, por ser base de modelos da Fiat e da Jeep, contribui para não deixar os custos de desenvolvimento muito altos.

Para ser capaz de ganhar o emblema da Ram, a nova picape nacional ganhará importantes reforços estruturais, a fim de ter dimensões mais robustas. Sua concorrente mais direta será a Ford Maverick com motor 2.0 EcoBoost a gasolina. Já já falaremos mais dos motores da nova Rampage.

Visual inspirado nas irmãs maiores

A Ram Rampage 2024 já circula por aí com menos camuflagem e revela um pouco do seu estilo. E aí fica claro, apesar de utilizar como base a Toro, seu visual será bem diferente do da irmã.

A carroceria trará inevitáveis inspirações nas irmãs maiores. Afinal, é preciso seguir a identidade visual da marca. Os faróis serão mais afilados, aos moldes da 1500 Limited, ficando integrados ao desenho da grade.

Falando em grade, os protótipos vistos rodando com carroceria final denunciam que a Rampage terá duas versões diferentes para ela, seguindo o caminho das 1500 Limited (filetada e cromada) e Rebel (com bigode em preto fosco): apostamos que a de design mais palitado na horizontal servirá às versões de entrada.  

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Já as lanternas serão as tradicionais verticais como nas maiores caminhonetes, trazendo também tampa da caçamba com abertura clássica e o nome Ram em letras grandes. Tudo isso buscar reforçar a robustez da picape e também dar um ar refinado, fazendo questão que ali se trata de uma Ram.

Mas também terá “economias”, já que a picape vai aproveitar as colunas, para-brisa e portas laterais dianteiras do Jeep Commander, soluções estas que certamente vão ajudar a picape não ficar com preço muito próximo ao da 1500.

Mas as portas laterais traseiras parecem ser inéditas, assim como o balanço dianteiro um tanto mais comprido do que o da Toro. A caçamba também é bem maior do que a caminhonete da Fiat.

A dúvida que fica é sobre as dimensões da nova Rampage 2024, mas é certo dizer que será um pouco maior que a Toro. A expectativa é que ela fique com porte próximo ao da própria Maverick, com pouco mais de 5 metros de comprimento, 3 metros de entre-eixos, mais de 1,85 m de largura e quase 1,80 metro de altura.

A cabine da Ram Rampage

Por dentro a nova picape nacional apostará num acabamento de alto nível para honrar o nome da marca, ao menos isso que parece nos vídeos divulgados pela empresa. Os bancos terão acabamento em couro perfurado, com direito a logotipo da Ram em relevo.

Além disso, o painel terá revestimento em couro com costuras claras até na parte inferior e também com a grafia da Ram gravada por ali em revelo. O volante parece ter vindo do Commander, enquanto o câmbio automático terá seletor giratório no console central – e não no painel como nas irmãs grandes.

O quadro de instrumentos será outro destaque, sendo aparentemente o mesmo do Compass e Commander, ou seja, com o tamanho de 10 polegadas, mas obviamente com grafismos próprios da Ram. A central multimídia fica na mesma altura de visão do painel e terá um display grande e destacado, na horizontal.

Os motores da Ram Rampage

Durante as divulgações sobre a nova a picape nacional a conta-gotas, a Ram revelou que uma das novidades será o motor Hurricane 4. É um motor que existe lá fora, sendo uma versão quatro cilindros de uma família de motores usados pela Dodge, que tem opções V6 e V8.

Com isso podemos dizer que a nova Ram Rampage terá o mesmo motor 2.0 turbo utilizado no Dodge Hornet GT e Jeep Wrangler 2.0. No caso do SUV da Dodge, esse motor entrega 269 cv e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de nove marchas e leva o SUV aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos. No Wrangler o propulsor rende 272 cv.

A expectativa é alta em volta deste motor 2.0 turbo, afinal a Ram afirma estar produzindo a picape “mais rápida do Brasil”.

Além da chegada do motor 2.0 turbo a gasolina, a nova picape também terá na prateleira o conhecido motor 2.0 turbodiesel MultiJet na configuração do Jeep Commander, com os mesmos 170 cv de potência, porém 38,7 kgfm de torque, 3 kgfm a mais do que a Toro.

Itens de série da Ram Rampage

A Ram Rampage será o produto mais caro da Stellantis feito no Brasil, na fábrica de Goiana (PE). E por isso será destaque em itens de tecnologia e segurança, trazendo um pacote mais completo de segurança ativa e conectividade.

Com isso podemos esperar por itens como faróis de LED inteligentes e lanternas também de LED; ACC (controle de cruzeiro adaptativo); frenagem autônoma emergencial; assistente de permanência em faixa; controle de velocidade em descida; head-up display; quadro de instrumentos 100% digital; central multimídia de 12 polegadas; acabamento com muito couro e suede; entre outros equipamentos de tecnologia e conforto.

Quanto custará a Ram Rampage

A previsão é que a Ram Rampage custe na faixa de R$ 250.000 a R$ 300.000. A ideia é brigar com modelos como a Ford Maverick e subir até as versões cabine dupla das picapes médias sobre chassi, a exemplo de Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Com uma ampla gama de versões e uma proposta diferente no mercado, a Stellantis prevê que a marca do carneiro conquiste seu objetivo de marca premium mais vendida do país - e isso mesmo vendendo uma Ram com espírito de Toro. Sacada de mestre!

Projeções - Kleber Silva /@kdesignag



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