Quais carros podem ou não ter engate para puxar carretinha? Veja a lista!

Não cumprir os requisitos previstos em lei pode ocasionar em punição e apreensão do veículo
LA
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06.11.2024 às 23:24 • Atualizado em 29.04.2025
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Não cumprir os requisitos previstos em lei pode ocasionar em punição e apreensão do veículo

A compra de um carro, seja novo ou usado, se dá por dois fatores: a razão e a emoção. Quando o fator de decisão é a emoção, os critérios costumam ser definidos pelo design, cor, beleza, marca, até mesmo o lançamento de uma nova versão ou recurso. A lista pode ser ainda maior, e os critérios, ditos pessoais, variam de pessoa para pessoa.

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Caso o fator for racional, requer uma análise mais profunda até mesmo dos critérios, que geralmente vão desde a motorização, segurança, consumo, desvalorização, custo com manutenção, valor dos impostos, preço do seguro, capacidade de passageiros, carga máxima permitida, entre outros.

 

Claro, nessa lista também devem entrar as necessidades na hora de transportar mais bagagens ou objetos: se, ocasionalmente, você precisa puxar uma carretinha, por exemplo, é preciso ficar de olho ainda quanto as especificações que a fabricante determina para cada carro.

Por limitações de projeto, ou características mecânicas, nem todo carro pode receber o engate, e quem teimar em instalá-lo pode até ser punido. No caso, a multa é grave, de R$195,23 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem contar a apreensão do veículo até que o acessório seja removido.

 

A resolução do CONTRAN nº 197 de 25/07/2006 considera que, para tracionar reboques, os veículos tratores deverão possuir capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador, conforme disposição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela aplica-se aos veículos de até 3.500 kg, os quais têm capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.

Além disso, os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500 kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao INMETRO. Os fabricantes e os importadores dos veículos precisam informar ao órgão de trânsito os modelos de veículos que possuem capacidade para tracionar reboques, além de fazer constar no manual do proprietário as seguintes informações:

I – Especificação dos pontos de fixação do engate traseiro;

II – Indicação da capacidade máxima de tração.

Ou seja, você pode ser multado caso seu veículo, engate ou reboque estejam fora das especificações. A infração, de acordo com o artigo 258 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é considerada grave e com multa de R$195,23, além de retenção do veículo para regularização.

Dito isso, eu fiz uma lista com quase todos os veículos disponíveis no mercado nos últimos 5 anos para ajudar você, caro leitor, a escolher um modelo que atenda perfeitamente às suas necessidades, caso este também seja um dos critérios de compra. Os modelos da lista são atuais, ou de seu último ano de fabricação, mas no geral, modelos mais antigos ainda em produção como o VW Gol ou GM Onix seguem os mesmos critérios. Veja:

Chevrolet

  • Chevrolet Camaro (2022) - Não
  • Chevrolet Cruze (2022) - Não
  • Chevrolet Cruze Sport6 (2022) - Não
  • Chevrolet Equinox (2021) - Não
  • Chevrolet Montana (2021) - Sim - 450 kg
  • Chevrolet Onix (2022) - Não
  • Chevrolet Onix Plus (2022) - Não
  • Chevrolet S10 (2022) - Sim - 750 kg
  • Chevrolet Spin (2022) - Sim - Sem informação no manual
  • Chevrolet Tracker (2022) - Não
  • Chevrolet Trailblazer (2022) - Sim - 750 kg

Citroën

  • Citroën Aircross AT (2020) - Sim - 350 kg
  • Citroën Aircross MT (2020) - Não
  • Citroën C3 (2021) - Não
  • Citroën C4 Cactus AT (2022) - Sim - 350 kg
  • Citroën C4 Cactus MT (2022) - Sim - 400 kg
  • Citroën C4 Lounge (2020) - Não
  • Citroën C4 Picasso (2019) - Sim - 800 kg

Fiat

  • Fiat Argo (2022): Sim, 400kg
  • Fiat Doblo (2021): Sim, 400kg
  • Fiat Grand Siena (2021): Sim, 400kg
  • Fiat Mobi (2022): Sim, 400kg
  • Fiat Pulse (2022): Sim, 400kg
  • Fiat Strada (2022): Sim, 400kg
  • Fiat Toro (2022): Sim, 400kg
  • Fiat Uno (2021): Sim, 400kg

Ford

  • Ford Ecosport (2020): Sim, 550kg
  • Ford Edge (2020): Sim, 750kg
  • Ford Ranger (2020): Sim, 750kg
  • Ford New Fiesta (2017): Não
  • Ford Fusion (2019): Não
  • Ford Focus (2019): Não
  • Ford Ka (2021): Não
  • Ford Ka+ (2021): Não
  • Ford Mustang (2021): Não

Honda

  • Honda Accord (2021): Não
  • Honda City Hatch (2022): Não
  • Honda City Sedan (2022): Não
  • Honda Civic (2021): Não
  • Honda CR-V (2021): Não
  • Honda FIT (2021): Não
  • Honda HR-V (2022): Não
  • Honda WR-V (2021): Não

Hyundai

  • Hyundai HB-20 (2022): Sim, 400kg
  • Hyundai HB-20 Sedan (2022): Sim, 400kg
  • Hyundai Azera (2022): Sem info
  • Hyundai Creta (2022): Sim, 550kg
  • Hyundai IX-35 (2022): Sem info
  • Hyundai Tucson (2022): Sem info

Jeep

  • Jeep Cherokee (2022): Sim, 400kg
  • Jeep Compass (2022): Sim, 400kg
  • Jeep Renegade (2022): Sim, 400kg

Kia

  • Kia Cerato (2021): Sim, 350kg
  • Kia Grand Carnival (2022): Sem info
  • Kia Rio (2021): Sim, 380kg
  • Kia Sorento (2021): Sim, 500kg
  • Kia Sportage (2022): Sem info
  • Kia Stinger (2018): Sem info
  • Kia Stonic (2022): Sem info

Nissan

  • Nissan Frontier (2022): Sim, 750kg
  • Nissan Kicks (2022): Não
  • Nissan Leaf (2021): Não
  • Nissan March (2021): Não
  • Nissan Sentra (2022): Não
  • Nissan V-Drive (2021): Não
  • Nissan Versa (2022): Não

Peugeot

  • Peugeot 308 (2019): Não
  • Peugeot 3008 (2020): Sim, 600kg
  • Peugeot 5008 (2020): Sim, 600kg
  • Peugeot 2008 AT (2022): Sim, 350kg
  • Peugeot 2008 MT (2022): Sim, 400kg
  • Peugeot 208 AT (2022): Sim, 350kg
  • Peugeot 208 MT (2022): Sim, 400kg

Renault

  • Renault Captur 1.6 CVT (2021): Sim, 675kg
  • Renault Captur 1.6 MT (2021): Sim, 670kg
  • Renault Captur 2.0 AT (2021): Sim, 710kg
  • Renault Duster 2.0 4x4 (2020): Sim, 720kg
  • Renault Duster CVT (2022): Sim, 660kg
  • Renault Duster MT (2022): Sim, 655kg
  • Renault Fluence (2018): Sim, 650kg
  • Renault Kwid (2022): Não
  • Renault Logan 1.0 (2022): Sim, 550kg
  • Renault Logan 1.6 CVT (2020): Sim, 610kg
  • Renault Logan 1.6 MT (2020): Sim, 575kg
  • Renault Oroch 1.6 MT (2020): Sim, 670kg
  • Renault Oroch 2.0 AT (2020): Sim, 710kg
  • Renault Oroch 2.0 MT (2020): Sim, 705kg
  • Renault Sandero 1.0 (2022): Sim, 550kg
  • Renault Sandero 1.6 CVT (2020): Sim, 610kg
  • Renault Sandero 1.6 MT (2020): Sim, 575kg

Toyota

  • Toyota Camry (2022): Não
  • Toyota Corolla (2014-2019): Não
  • Toyota Corolla (2022): Sim, 700kg
  • Toyota Corolla Cross (2022): Sim, 700kg
  • Toyota Corolla Cross Hibrido (2022): Sim, 400kg
  • Toyota Corolla Hibrido (2022): Sim, 400kg
  • Toyota Etios (2022): Não
  • Toyota Etios Sedan (2022): Não
  • Toyota Hilux (2022): Sim, 750kg
  • Toyota Prius (2022): Não
  • Toyota RAV4 (2022): Não
  • Toyota SW4 (2022): Sim, 750kg
  • Toyota Yaris (2022): Não

Volkswagen

  • Volkswagen Amarok (2022): Sim, 750kg
  • Volkswagen Fox (2021): Sim, 200kg (1.0), 400kg (1.6)
  • Volkswagen Gol (2022): Sim, 200kg (1.0), 400kg (1.6)
  • Volkswagen Golf (2020): Não
  • Volkswagen Jetta (2018): Sim, 670kg (1.4T), 680kg (2.0T)
  • Volkswagen Jetta Gli (2020): Não
  • Volkswagen Nivus (2022): Sim, 400kg
  • Volkswagen Passat (2019): Sim, 750kg
  • Volkswagen Polo (2022): Sim, 200kg (1.0), 400kg (1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6)
  • Volkswagen Saveiro (2022): Sim, 400kg
  • Volkswagen T-Cross (2022): Sim, 400kg
  • Volkswagen Tiguan (2021): Sim, 750kg
  • Volkswagen Touareg (2019): Sim, 750kg
  • Volkswagen Up (2021): Não
  • Volkswagen Virtus (2022): Sim, 200kg (1.0), 400kg (1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6)
  • Volkswagen Voyage (2022): Sim, 200kg (1.0), 400kg (1.6)

Se o seu veículo não estiver nesta lista, consulte o manual, e caso não possua o manual, a maioria das marcas oferecem as versões em PDF de veículos a partir de 2008. Caso ele seja mais antigo, há várias edições em PDF nos sites de busca para download ou até mesmo a venda em sites de marketplace.

 

E se você já viu um engate instalado em algum veículo que não pode tracionar, avise a seu proprietário, pois caso ele seja abordado por um policial, poderá ser multado e ter seu carro removido para o pátio. Não custa nada ajudar o próximo!

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

"Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em comunicação e MKT e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua como Consultor Organizacional na FS-França Serviços, e há 21 anos, também como consultor automotivo, ajudando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. Tem por missão levar a informação de forma simples e didática. É criador do canal Autos Originais e colaborador em outras mídias de comunicação."

https://www.instagram.com/autosoriginais

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