Por que o 2025 da Chevrolet será mais elétrico do que nunca
É nítido que o mercado de eletrificados avançou muito no nosso país devido as marcas chinesas, em breve, as marcas tradicionais começam a entrar cada vez mais na dança, e a Chevrolet é uma delas. A fabricante que lançou dois elétricos no ano passado, deverá ter mais novidades em 2025.
Estamos falando especificamente de dois modelos: Chevrolet Spark e Chevrolet Tracker híbrido, ambos que podem chegar ao país ainda nesse ano. Para se juntar a Blazer EV e Equinox EV, lançados em 2024.
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Começando pelo Chevrolet Spark. Trata-se de SUV que pertence originalmente a Baojun, marca chinesa pertencente ao grupo GM.
No país, o modelo será engravatado, e quer fazer frente principalmente ao BYD Dolphin Mini. Com 102 cv de potência, o SUV trabalha com um motor traseiro. A bateria é de 41,9 kWh, segundo o ciclo WLTC, a autonomia é de 400 km. No padrão Inmetro, o número será menor.
Em relação as dimensões o SUV conta com 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura.
Outro modelo chinês da Chevrolet no Brasil é o Wuling Starlight S, o produto já foi flagrado em nosso país mais de uma vez. Com o porte semelhante ao Song Plus, o SUV da Chevrolet conta com 4.745 mm de comprimento; 1.890 mm de largura; 1685 mm de altura e 2.800 mm de entre-eixos.
Como a Mobiauto já explicou em outro artigo, o modelo na China conta com motorização elétrica e híbrida plug-in, com isso não é possível com qual tipo de motorização o SUV andará por aqui.
Indo agora para o Chevrolet Tracker, juntamente de sua reestilização, o SUV ganhará motorização híbrida-leve, assim como ocorreu com os rivais Fiat Pulse e Fiat Fastback. Nesse tipo de híbrido, o motor a combustão trabalha juntamente de um pequeno motor elétrico, que é incapaz de tracionar as rodas.
Outra atualização importante de 2024 está na plataforma Ultium, inaugurada pelo Blazer EV. Sua estrutura permitirá que outros modelos eletrificados sejam lançados pela fabricante norte-americana.
Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, comentou a respeito da plataforma: “Aqui está uma das razões pelas quais esta nova geração de veículos elétricos da GM conta com um design marcante, performance acima da média, autonomia elevada e pacote de equipamentos generoso. Outro benefício da tecnologia Ultium é a possibilidade de projetar veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia”.
Vale ressaltar que os novos produtos eletrificados da GM no Brasil chegam para limpar a marca do Chevrolet Bolt, primeiro produto elétrico da fabricante no país e que ainda pode ser comprado devido a estoque de concessionárias, mesmo que o SUV tenha tido sua importação cancelada em 2023.
Jornalista Automotivo