Por que novo VW Tera é a maior aposta da marca desde o Gol

SUV compacto aparece ao lado de ícones da marca – e não é à toa
Por
12.04.2025 às 00:02 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:
SUV compacto aparece ao lado de ícones da marca – e não é à toa

O segmento de SUVs compactos vai ganhar lançamentos importantes ao longo de 2025, à exemplo do novo VW Tera, que foi apresentado no começo de março e terá vendas iniciadas a partir de junho. Fica a expectativa quanto aos preços da maior novidade de Volkswagen dos últimos anos, mas até a tabela ser divulgada (ou descobrirmos antes), vale lembrar que o Tera é a maior aposta da marca desde o Gol.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

São alguns pontos que indicam que o VW Tera segue esse caminho de sucesso para a marca, que já teve no Brasil alguns sucessos de peso que dispensam apresentações, como o Fusca e o Gol, só para citar os mais emblemáticos e que aparecem no próprio Tera. Confira adiante o novo SUV compacto da VW que brigará com Fiat Pulse e Renault Kardian ser um modelo de destaque na gama da marca – isso mesmo antes de começar a ser vendido.

Easter Egg

Apesar do nosso contato ter sido bastante breve com o novo VW Tera (cada jornalista teve apenas 10 minutos para ver o carro e produzir o conteúdo), deu para notar que o SUV carrega um detalhe que deixa ele com credenciais para ser o próximo carro de sucesso da marca. No vidro traseiro, o novo Tera traz nada menos do que três silhuetas de carro, nessa ordem: Fusca, Gol mk1 (o famoso quadrado) e o próprio Tera.

Isso aponta que a Volkswagen confia em seu produto e ter a silhueta dele ao lado de dois ícones da marca no Brasil revela que num futuro não tão distante o sucesso deve vir. Antes de seu nome ser revelado ano passado, o modelo era chamado pela alcunha de Gol SUV, algo que revela muito sobre a expectativa do mercado sobre o modelo também.

Produção 200.000

A missão do VW Tera será um tanto ousada, já que o SUV compacto deverá ter mais de 200 mil unidades produzidas por ano, algo que foi apurado pela Mobiauto durante os últimos anos. Para se ter ideia desse nível de produção, o último ano que o mercado brasileiro alcançou tal volume acima de 200.000 unidades foi em 2019, quando o Chevrolet Onix emplacou nada menos do que 241.214 carros (dados Fenabrave).

A ideia é fazer sucesso parecido com o VW Gol, que vendeu mais de 250 mil unidades em 2014. A missão não será fácil dado que as vendas encolheram muito desde 2020, mas o VW Tera também tem produção na fábrica de Taubaté (SP) – a mesma onde era feito o Gol.

Capricho de acabamento

O VW Tera dita um novo padrão de acabamento para a Volkswagen, que justamente era criticada nesse aspecto tanto pelos consumidores quanto mesmo por nós da imprensa especializada. Mas a marca se redime com o Tera (ao menos na versão topo de linha High), pois a qualidade dos plásticos usados a cabine e as texturas melhoraram bastante, sem contar que a configuração mais cara tem até material macio numa faixa do painel e luz ambiente indireta – algo que esteve presente no VW Up! no passado.

Versões do Polo

A Volkswagen já prepara o terreno para a chegada do novo VW Tera. Isso porque, segundo concessionários da marca, o Polo 2026 passará a contar somente com trêsversões em vez das sete que tinha antes na linha 2025. Dessa forma, o hatch passará a ser vendido apenas nas variantes Track, Sense e Highline, justamente as mais vendidas da gama. O motivo para tal estratégia faz sentido, pois o novo Tera chegará numa faixa de preço próxima do Polo, assim a marca evitaria uma possível canibalização interna entre os modelos, direcionado o hatch para as versões de maior sucesso comercial.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.