Por que a Volkswagen fez um Passat para vender só na China?
Nada de Europa, Estados Unidos ou até mesmo Brasil. Batizado de Volkswagen Magotan 2025, o sedan que é a evolução do Volkswagen Passat será vendido somente na China. As imagens foram divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China.
Na Europa, o VW Passat já está na oitava geração, mas somente na versão perua. Chamado de VW Passat Variant, a versão foi apresentada em 2023 com motorização híbrida plug-in. Por lá, há diferentes opções de potência, podendo chegar até 272 cv, com motor 1.5 turbo e outro elétrico. O câmbio automatizado é o DSG para todas as configurações.
Você também pode se interessar:
- Nova VW Passat é a esperança de que ainda há lugar para peruas no mundo
- Volkswagen Up! irá voltar como elétrico de entrada antes de 2027
- Exclusivo: novo SUV popular da VW chegará com missão insana a cumprir
- Volkswagen T-Cross será substituído por SUV elétrico
Assim como no velho continente, nos Estados Unidos a versão sedan também se despediu. O modelo saiu de linha em 2021 e, da mesma forma que no Brasil, abriu espaço para SUVs e veículos elétricos.
Por que só na China?
Desde 2020, o Volkswagen Passat não é mais oferecido no Brasil. Com o sucesso dos modelos SUVs, principalmente VW T-Cross e VW Nivus, fica complicado justificar o investimento para trazer o sedan para cá.
Além disso, as vendas de sedans estão cada vez menores. Apenas o Toyota Corolla se mantém relevante. Recentemente, até mesmo o tradicional Honda Civic perdeu espaço, é bem verdade que por conta da estratégia da marca de importar o modelo somente em configuração híbrida e topo de linha da Tailândia. Para compensar, a Honda tenta fazer com que sua versão SUV, o ZR-V, emplaque por aqui.
Visual do Magotan ou novo Passat
O design traseiro mostra um conjunto de lanternas interligados por uma barra de luz, nada muito inovador em vista do que já foi apresentado pela VW nos elétricos. As imagens mostram o sedan somente nas cores prata e cinza fosco, mas, para os mais excêntricos, a versão roxa poderá ser uma escolha.
Quanto às suas medidas, o Magotan tem 4.990 mm de comprimento, 1.854 mm de largura, 1.487 mm de altura e entre eixos de 2.871 mm. As rodas, que podem ser de 17 a 19 polegadas, também tem um design diferente para cada versão.
Para movimentar todo esse conjunto de 1.684 kg, a VW equipou o Magotan com um motor 2.0 turbo a gasolina, que rende 217 cv de potência. Até o momento, nenhuma informação se o sedan terá alguma versão com motor híbrido ou quando será sua estreia no mercado chinês.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.