Picape mais rápida do mundo tem motor a jato de 25.000 cv e chega a 567 km/h

Réplica de Chevrolet 3100 pertencente a um ex-mecânico de caças americano é tão insana que não tem autorização para andar na rua
Por Jornalista Convidado
25.05.2022 às 18h:14 • Att. há cerca de cerca de 1 mês
Réplica de Chevrolet 3100 pertencente a um ex-mecânico de caças americano é tão insana que não tem autorização para andar na rua

Por Felipe Oliveira

Uma picape equipada com dois motores a jato, capazes de gerar inacreditáveis 25.000 cavalos é a mais rápida do mundo, segundo o canal no YouTube Barcroft Car. Com toda essa potência, o veículo de 1.950 quilos pode atingir uma velocidade máxima de 567 km/h.

Apelidada de Hot Streak II, a caminhonete foi construída em 1990 e pertence a Hayden Proffitt II, que a comprou do rei das plataformas a jato, Les Shockley. O modelo é uma réplica em fibra de vidro de uma Chevrolet 3100 de 1957, e não tem autorização para ser pilotada nas ruas.

Quando Shockley construiu o modelo, ela era chamada de Super Shockwave. Ele o equipou com dois propulsores J34s turbojato da Westinghouse, que foram introduzidos pela Força Aérea dos Estados Unidos na década de 1940 e utilizados por cerca de 20 anos.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Em entrevista ao Barcroft Car, Hayden Proffitt II, atual dono do modelo, afirmou que Shockley conseguiu os propulsores de um avião usado para treinos pela Marinha dos EUA, e decidiu modificá-los e adaptar para a picape.

Foi justamente essa conexão com o exército americano que levou Proffitt II a comprar a picape. Isso porque ele se juntou à Força Aérea logo após completar o ensino médio e trabalhou como mecânico do caça F-15. 

Estar junto à picape foi a maneira que ele encontrou de se reconectar com seu tempo de Aeronáutica. Além disso, sua experiência como mecânico de caças tem se mostrado fundamental para a manutenção dos propulsores.

Leia também: Os SUVs mais potentes e furiosos do mundo

Réplica de Chevrolet 3100 pertencente a um ex-mecânico de caças americano é tão insana que não tem autorização para andar na rua

Testes de velocidade

Os vídeos que demonstram os testes de velocidade da Hot Streak II realmente lembram a decolagem de um avião. Os propulsores chegam a soltar rajadas de fogo para levar o carro à velocidade máxima.

Apesar de a velocidade máxima anunciada ser de 567 km/h, seu dono afirma que até o momento ele "só" conseguiu atingir 547 km/h com a picape.

O movimento de frenagem também não é muito agradável. Ele é realizado por meio de paraquedas, utilizados para diminuir drasticamente a velocidade da picape como num dragster, fazendo o condutor experimentar uma força de 10 G negativos. Em um carro de Fórmula 1, essa força chega, em média, a 6,5 G. Veja o vídeo:
[video]
Você também pode se interessar por:

Ford Maverick: 20 detalhes que mostram o melhor e o pior da nova picape
Avaliação: Chevrolet S10 Z71 é a mais “malvada” das S10 já feitas
Homem bate Ford GT de R$ 3,5 milhões porque não sabia usar câmbio manual
BMW Série 6 ganha metralhadora antiaérea para combater russos na Ucrânia 

Picape a jato
Carro com motor a jato
Picape mais potente do mundo
Picape mais rápida do mundo
Picape mais forte no mundo
Chevrolet 3100 a jato
Chevrolet 3100 réplica
Carro antigo preparado
Carro antigo
Picape antiga
Picape clássica
Carro clássico
rosto de óculos escuros

Comentários