Os carros mais beberrões e poluentes do Brasil

Inmetro divulga lista dos carros com maiores níveis de consumo e emissão de poluentes que contribuem com o efeito estufa e são prejudiciais à saúde humana
Vinicius Moreira
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23.11.2023 às 15:05
Inmetro divulga lista dos carros com maiores níveis de consumo e emissão de poluentes que contribuem com o efeito estufa e são prejudiciais à saúde humana

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) de 2023, de responsabilidade do Inmetro, foi atualizado. A entidade é responsável por testar e classificar o consumo energético de cada carro, bem como os níveis de emissões.

Divulgado anualmente pelo Inmetro, o PBEB classifica os produtos que vão dos mais eficientes, que recebem a etiqueta A, até os menos eficientes de B até G, do ponto de vista energético. Os valores inseridos no PBEV são obtidos por meio de testes efetuados em laboratório.

Em sua metodologia, o órgão enfatiza que as condições reais de uso do veículo, assim como o modo de condução de cada motorista, podem alterar o gasto energético. Com isso, os padrões NBR 7024 são os utilizados para realizar as medições.

Confira abaixo quais são os 10 carros que mais consomem combustível e aqueles que mais emitem poluentes na atmosfera.

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10 carros mais beberrões

1. Lamborghini Urus

Consumo: 4,9 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

2.  HURACAN EVO CP

Consumo: 5,1 km/ l na cidade e 6,8 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

3.  Mercedes AMG G63 4M

Consumo: 5,2 km/l na cidade e 6,2 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

4. RAM CLASSIC LARAMIE

Consumo: 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

5. RAM 1500 REBEL HEMI CC

Consumo: 5,4 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

6. PORSCHE 911 GT3 RS

Consumo: 5,4 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

7. Audi RS 6 Avant

Consumo: 5,4 km/l na cidade  e 7,2 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

8. PORSCHE 911 TURBO 

Consumo: 5,4 km/l na cidade e  7,6 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

9. Audi RS Q8

Consumo: 5,5 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

10. CAYENNE COUPE TURBO

Consumo: 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada

CLASSIFICAÇÃO PBEV 2023 (GERAL): E

10 carros mais poluentes

Para o nosso comparativo, usamos o índice de emissão de CO² (g/km), ou seja, quantidade monóxido de carbono liberada por quilômetro rodado. Vale lembrar que, além dos poluentes, o órgão também divulgou a medicação de gases de efeito estufa, que prejudicam o meio ambiente. Assim como outros poluentes, os quais estão diretamente ligados a danos ambientais e à saúde da população.

1. RAM CLASSIC LARAMIE

Emissão CO2 fóssil (g/km): 244

2. LAMBORGHINI HURACAN EVO SP

Emissão CO2 fóssil (g/km): 244

3.  PORSCHE CAYMAN GT4 RS
Emissão CO2 fóssil (g/km): 244

4. RAM 1500 REBEL HEMI CC
Emissão CO2 fóssil (g/km): 235

5. AUDI RS 6 Avant

Emissão CO2 fóssil (g/km): 230

6. AUDI RS Q8 (MY23)

Emissão CO2 fóssil (g/km): 227

7. PORSCHE CAYENNE COUPE TURBO

Emissão CO2 fóssil (g/km): 225

8. PORSCHE 911 TURBO 

Emissão CO2 fóssil (g/km): 225

9. FERRARI F8 SPIDER

Emissão CO2 fóssil (g/km): 224

10. FORD Ranger 4x4 XLS

Emissão CO2 fóssil (g/km): 222

Como funciona o PBEV?

A descarbonização da frota automotiva no Brasil avançou minimamente nos últimos meses graças a invasão de elétricos chineses. No entanto, essa mudança ainda é tímida. Vale lembrar que as vendas de eletrificados podem sofrer quedas nos próximos meses graças ao retorno do imposto de importação.

Ao mesmo tempo, os fabricantes que desejam a etiquetagem “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular enfrentarão parâmetros mais rígidos. A cada atualização do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), criado por IBAMA e CONAMA, as fabricantes precisam atualizar suas tecnologias para oferecem carros mais econômicos e menos poluentes.

No PBEV 2023, o Inmetro incluiu 975 versões de 35 marcas diferentes. Entre os veículos analisados estão 106 modelos elétricos, 76 Plug-in (VEHP), 135 híbridos, 367 flex, 313 movidos a gasolina e 175 movidos a diesel.


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