Omoda e Jaecoo virão sem elo com Caoa Chery, mas usando sua base

Subsidiárias da Chery estrearão em 2024 com três SUVs híbridos e elétricos, projeto de produção local e mesma plataforma da família Tiggo
LF
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23.11.2023 às 13:16
Subsidiárias da Chery estrearão em 2024 com três SUVs híbridos e elétricos, projeto de produção local e mesma plataforma da família Tiggo

Faz tempo que a Chery vem namorando uma invasão mais incisiva no mercado brasileiro. Após a formação da Caoa Chery, em sociedade com a brasileira Caoa, para administrar sua marca principal de automóveis, a fabricante chinesa vem dando várias mostras de que quer emplacar outras marcas no país de maneira direta, sem sócios ou intermediários.

Primeiro foi a Exeed, que chegou a anunciar seu ingresso no Brasil entre 2023 e 24, sem qualquer conexão com a Caoa e através de uma comunicação um tanto estranha. Porém, ao que tudo indica, os chineses mudaram um pouco os planos e resolveram trazer primeiro outras duas marcas ao mercado: Omoda e Jaecoo.

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Ambas virão em operação conjunta, trazida sob o nome: Omoda Jaecoo. Porém, são marcas independentes no grupo Chery. A Exeed teoricamente também será trazida, porém em uma operação à parte das outras duas, visto que vende produtos mais luxuosos.

A Omoda surgiu em 2022, como uma família de produtos premium nascida na China e na Rússia. Seria, inicialmente, uma linha de SUVs da própria Chery, como os Tiggo, mas acabou sendo emancipada e se tornou uma marca. Até o final de 2024, estará em 30 países, incluindo alguns na Europa.

Já a Jaecoo está surgindo em 2023 como uma recém-formada marca de SUVs e jipes mais parrudos, com visual mais quadrado, tração 4x4 e afeição ao off-road, mais ou menos como a submarca Tank no portfólio da GWM. No final do ano que vem, a ideia é que ela já esteja operando em cerca de dez países.

Executivos da associação Omoda Jaecoo prometem que as vendas no Brasil começarão também em 2024. Afirmam que a operação já está “investindo no país, formando sua equipe local e selecionando o local de seu escritório”.

Ainda, acrescenta que “o recente anúncio do governo brasileiro sobre a volta do imposto de importação para veículos eletrificados, em janeiro de 2024, não impacta a chegada da Omoda Jaecoo ao País. A empresa reafirma seu compromisso em comercializar veículos no Brasil a partir do próximo ano”.

A chegada será com três produtos. O carro-chefe será o Omoda C5, um SUV cupê que chegou a ser fortemente cogitado para ser lançado peça própria Caoa Chery no mercado brasileiro, mas virá sob a marca Omoda e em duas configurações: híbrida leve (com conjunto motriz ainda a ser divulgado) e elétrica.

Já a Jaecoo estreará com dois SUVs parrudos. O de cinco lugares J7 e o de sete lugares J8. Ambos devem vir em configuração híbrida plug-in (PHEV), combinando um motor 1.6 turbo de injeção direta a gasolina (sim, o mesmo do Caoa Chery Tiggo 8) a um elétrico com transmissão DHT (sim, a mesma do Tiggo 8 Pro Hybrid).

Aliás, todos os produto das marcas são construídos sobre a plataforma T1X, exatamente a mesma que a Caoa Chery utiliza em todos os seus SUVs vendidos no Brasil: Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 e Tiggo 8 Pro Hybrid. Por isso, não se espante se encontrar similitudes mecânicas entre todos esses produtos.

Por fim, a operação estuda produzir no Brasil, aos moldes do que BYD e GWM já estão fazendo. Não disse quando nem onde, mas a aposta mais segura seria na reapropriação da fábrica de Jacareí (SP), que chegou a ser usada pela aliança Caoa Chery, mas se encontra atualmente parada.


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