Novo Zeekr X: veja o futuro SUV de luxo rival da BYD em 37 fotos exclusivas

SUV chinês tem visual futurista e acabamento no nível dos Mercedes-Benz
Diego Dias
Por
13.05.2024 às 18:05
Compartilhe:
SUV chinês tem visual futurista e acabamento no nível dos Mercedes-Benz

Uma nova marca de carros de luxo elétricos está chegando ao Brasil. Estamos falando da Zeekr, marca que está debaixo do guarda-chuva da Geely – que por sua vez é proprietária também da Volvo. O detalhe é que a Zeekr ficará posicionada acima da marca sueca para brigar com empresas como BMW, Mercedes-Benz e até mesmo Porsche. Mobiauto conheceu de perto um dos modelos mais interessantes, o Zeekr X, e traz vários detalhes.

Chamado de Zeekr X, o SUV elétrico traz um design marcante e porte um pouco maior do que um Jeep Compass, por exemplo, contando assim com 4,75 metros de comprimento. Portanto, o modelo será consideravelmente maior que o Volvo EX30, que tem 4,23 metros e que também utiliza a plataforma Smart #1, sendo baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely.

Você também pode se interessar por:

Suas linhas chamam a atenção, principalmente por conta da assinatura em LED disposta em três linhas, sendo duas verticais e uma horizontal e que ficam separadas do conjunto óptico principal, alocado no para-choque. Apesar da solução parecer trivial nos dias de hoje, no SUV chinês a impressão de “nave espacial” é presente e deve chamar a atenção quando chegar nas ruas.

É destaque ainda o capô comprido e curvado do novo Zeekr X, bem como outros detalhes interessantes que não são comuns de ver em utilitários: as portas não têm molduras nas janelas (algo comum em cupês esportivos), enquanto as maçanetas são retráteis. No entanto, é a traseira um dos seus pontos mais interessantes, pois a lanterna ocupa praticamente toda a tampa do porta-malas e o logotipo da Zeekr aparece aceso com efeito 3D.

Com distância entre eixos de 2,75 metros, o Zeekr X promete também um ótimo espaço interno. Em nosso primeiro contato com o carro estático, o SUV revelou um acabamento interno de alto nível com muito uso de couro e suede, tanto no painel quanto nas portas. A iluminação ambiente com efeito 3D e com desenho de uma grande cidade chinesa nas portas também são detalhes bem diferentes. A tecnologia embarcada também promete.

Quando fazer sua estreia no Brasil, o Zeekr X contará com duas opções de motorização: a de entrada contará com um motor elétrico de 272 cv de potência e bateria de 66 kWh para autonomia de 440 km (ciclo WLTP), enquanto a segunda opção (foto abaixo) será a topo de linha com dois motores elétricos para render 428 cv e a mesma bateria de 66 kWh, mas com autonomia reduzida para 400 km (WLTP). O torque fica em 39,1 kgfm e 55,4 kgfm, respectivamente.

Previsto para ser lançado no segundo semestre, o novo Zeekr X deverá chegar no Brasil com preço estimado na casa dos R$ 300 mil, incomodando assim BYD Yuan Plus, BMW iX1 e Mercedes-Benz EQA.

Abaixo, confira em detalhes o novo Zeekr X em 38 fotos exclusivas:

Dianteira do novo Zeekr X é marcante e sai do comum no segmento de SUVs de luxo vendidos no Brasil. Estilo lembra carros da Lynk & Co (outra marca do grupo Geely), mas ainda assim é autoral.

Talvez um dos ângulos mais interessantes do Zeekr X, já que a traseira ostenta diversos vincos marcantes e uma caída de teto que o deixa bem esportivo visualmente.

Lanterna de LED com desenho afilado garante uma assinatura chamativa à noite no SUV chinês.

Logotipo da Zeekr fica alocado na parte central da tampa do porta-malas entre as lanternas e traz um interessante efeito 3D. Logotipos que acendem é uma tradição de carros chineses, mas no SUV ficou bacana.

Versão de base do Zeekr X contará com rodas de 19 polegadas de cinco raios calçadas com pneus 235/50.

O Zeekr X pode ser acessado tanto com a chave presencial quanto com um cartão NFC, por meio de um sensor na coluna B do carro. A marca afirma que haverá ainda um aplicativo para celular para abrir ou trancar as portas do SUV e até modo PET, que avisa por uma indicação luminosa que um cachorro ou gato está por ali (o ar-condicionado do carro fica ligado nessa situação).

Maçanetas são eletrônicas e do tipo retrátil, que abrem ao acionar o botão da chave (ou qualquer outro meio de acesso).

O interior do Zeekr X sem dúvidas não deve nada para os futuros rivais alemães, trazendo acabamento refinado e telas de alta definição.

Bancos dianteiros são do tipo inteiriço, como utilizado em modelos da Mercedes-AMG e Porsche. O acabamento mistura couro e suede em tons de cinza na versão base e interior claro na variante mais cara.

Portas não têm molduras nas janelas como em cupês esportivos e abertura interna é realizada por meio de um botão.

Portas trazem acabamento bem cuidado com bastante aplicação em couro, mas porta traseira tem vidro que não desce por completo por conta o design da janela.

Banco traseiro tem bom espaço e acomoda bem, mas joelhos ficaram elevados por conta do piso alto – comum em carros elétricos por conta da localização da bateria.

Todos os vidros elétricos têm função “um toque”, mas destaque mesmo é o design minimalista dos botões para a acionamento deles.

Botão para abertura externa do porta-malas fica escondido num pequeno comando circular próximo do logotipo da Zeekr.

Porta-malas é raso e não tem grande dimensões, prometendo ser um dos pontos críticos do novo SUV da Zeekr.

O carregador do Zeekr X fica guardado em um nicho, logo abaixo do tampão inferior do porta-malas. Por ali há espaço também para mais alguns objetos.

Câmera frontal, assim como as demais, garantem uma ótima definição da imagem exibida na central multimídia durante manobras. A função para visão 360° funciona com eficácia.

Detalhe para a câmera para a visão 360° no retrovisor, que fica instalada bem na base da peça.

Um dos ângulos também interessantes do Zeekr X, a lateral tem vincos bem demarcados com recortes que o deixam bem futurista.

Faróis são do tipo full-LED e sem dúvidas têm boa iluminação.

Desenho da dianteira evoca bastante esportividade e um estilo próprio.

Retrovisores laterais trazem uma capa com borda fina para o espelho, deixando o visual do SUV mais elegante.

O Zeekr X traz um pequeno compartimento na dianteira, alocado bem acima do motor elétrico. Podemos talvez chamar de porta-malas diminuto ou porta-objetos extra.

Apesar do design diferentão, o minimalismo impera na cabine do Zeekr X com pouquíssimos botões.

Painel de instrumentos tem tela de 8,8 polegada, enquanto central multimídia é bem maior com um display de 14,6 polegadas.

O cluster para visualização de informações de velocidades e demais dados de condução tem estilo limpo também e conta com sensores de fadiga (repare nos círculos acesos em vermelho na parte inferior).

Câmbio é acionado por meio de uma haste à direita do volante, como nos Mercedes-Benz.

Bom acabamento não foi poupado até na haste do limpador de para-brisas.

Sem alavanca de câmbio, abriu-se um grande espaço entre os bancos onde fica o console central com bastante espaço.

Abertura do console central é feita por meio de uma espécie de persiana.

Central multimídia tem tela de 14,6” e concentra boa parte dos comandos: do ar-condicionado ao pacote ADAS com piloto automático adaptativo, passando por luz ambiente e acionamento do modo PET.

Luz ambiente atravessa todo o painel do carro e traz um efeito tridimensional interessante a noite.

Nem parte do sistema de som foi poupado das luzinhas: o twitter nas colunas A também é iluminado.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários