Novo Zeekr X: veja o futuro SUV de luxo rival da BYD em 37 fotos exclusivas
Uma nova marca de carros de luxo elétricos está chegando ao Brasil. Estamos falando da Zeekr, marca que está debaixo do guarda-chuva da Geely – que por sua vez é proprietária também da Volvo. O detalhe é que a Zeekr ficará posicionada acima da marca sueca para brigar com empresas como BMW, Mercedes-Benz e até mesmo Porsche. Mobiauto conheceu de perto um dos modelos mais interessantes, o Zeekr X, e traz vários detalhes.
Chamado de Zeekr X, o SUV elétrico traz um design marcante e porte um pouco maior do que um Jeep Compass, por exemplo, contando assim com 4,75 metros de comprimento. Portanto, o modelo será consideravelmente maior que o Volvo EX30, que tem 4,23 metros e que também utiliza a plataforma Smart #1, sendo baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely.
Você também pode se interessar por:
- Carro elétrico chinês que carrega em 11 minutos vai chegar ao Brasil
- GWM Haval H6 PHEV x BYD Song Plus: qual melhor SUV híbrido plug-in?
- 10 SUVs 0 km com preço de hatch que você não sabia
- Frenagem automática será obrigatória em 2029 para reduzir mortes nos EUA
Suas linhas chamam a atenção, principalmente por conta da assinatura em LED disposta em três linhas, sendo duas verticais e uma horizontal e que ficam separadas do conjunto óptico principal, alocado no para-choque. Apesar da solução parecer trivial nos dias de hoje, no SUV chinês a impressão de “nave espacial” é presente e deve chamar a atenção quando chegar nas ruas.
É destaque ainda o capô comprido e curvado do novo Zeekr X, bem como outros detalhes interessantes que não são comuns de ver em utilitários: as portas não têm molduras nas janelas (algo comum em cupês esportivos), enquanto as maçanetas são retráteis. No entanto, é a traseira um dos seus pontos mais interessantes, pois a lanterna ocupa praticamente toda a tampa do porta-malas e o logotipo da Zeekr aparece aceso com efeito 3D.
Com distância entre eixos de 2,75 metros, o Zeekr X promete também um ótimo espaço interno. Em nosso primeiro contato com o carro estático, o SUV revelou um acabamento interno de alto nível com muito uso de couro e suede, tanto no painel quanto nas portas. A iluminação ambiente com efeito 3D e com desenho de uma grande cidade chinesa nas portas também são detalhes bem diferentes. A tecnologia embarcada também promete.
Quando fazer sua estreia no Brasil, o Zeekr X contará com duas opções de motorização: a de entrada contará com um motor elétrico de 272 cv de potência e bateria de 66 kWh para autonomia de 440 km (ciclo WLTP), enquanto a segunda opção (foto abaixo) será a topo de linha com dois motores elétricos para render 428 cv e a mesma bateria de 66 kWh, mas com autonomia reduzida para 400 km (WLTP). O torque fica em 39,1 kgfm e 55,4 kgfm, respectivamente.
Previsto para ser lançado no segundo semestre, o novo Zeekr X deverá chegar no Brasil com preço estimado na casa dos R$ 300 mil, incomodando assim BYD Yuan Plus, BMW iX1 e Mercedes-Benz EQA.
Abaixo, confira em detalhes o novo Zeekr X em 38 fotos exclusivas:
Dianteira do novo Zeekr X é marcante e sai do comum no segmento de SUVs de luxo vendidos no Brasil. Estilo lembra carros da Lynk & Co (outra marca do grupo Geely), mas ainda assim é autoral.
Talvez um dos ângulos mais interessantes do Zeekr X, já que a traseira ostenta diversos vincos marcantes e uma caída de teto que o deixa bem esportivo visualmente.
Lanterna de LED com desenho afilado garante uma assinatura chamativa à noite no SUV chinês.
Logotipo
da Zeekr fica alocado na parte central da tampa do porta-malas entre as
lanternas e traz um interessante efeito 3D. Logotipos que acendem é uma
tradição de carros chineses, mas no SUV ficou bacana.
Versão de base do Zeekr X contará com rodas de 19 polegadas de cinco raios calçadas com pneus 235/50.
O Zeekr X pode ser acessado tanto com a chave presencial quanto com um cartão NFC, por meio de um sensor na coluna B do carro. A marca afirma que haverá ainda um aplicativo para celular para abrir ou trancar as portas do SUV e até modo PET, que avisa por uma indicação luminosa que um cachorro ou gato está por ali (o ar-condicionado do carro fica ligado nessa situação).
Maçanetas são eletrônicas e do tipo retrátil, que abrem ao acionar o botão da chave (ou qualquer outro meio de acesso).
O interior do Zeekr X sem dúvidas não deve nada para os futuros rivais alemães, trazendo acabamento refinado e telas de alta definição.
Bancos dianteiros são do tipo inteiriço, como utilizado em modelos da Mercedes-AMG e Porsche. O acabamento mistura couro e suede em tons de cinza na versão base e interior claro na variante mais cara.
Portas não têm molduras nas janelas como em cupês esportivos e abertura interna é realizada por meio de um botão.
Portas trazem acabamento bem cuidado com bastante aplicação em couro, mas porta traseira tem vidro que não desce por completo por conta o design da janela.
Banco
traseiro tem bom espaço e acomoda bem, mas joelhos ficaram elevados por conta
do piso alto – comum em carros elétricos por conta da localização da bateria.
Todos
os vidros elétricos têm função “um toque”, mas destaque mesmo é o design
minimalista dos botões para a acionamento deles.
Botão
para abertura externa do porta-malas fica escondido num pequeno comando
circular próximo do logotipo da Zeekr.
Porta-malas
é raso e não tem grande dimensões, prometendo ser um dos pontos críticos do
novo SUV da Zeekr.
O
carregador do Zeekr X fica guardado em um nicho, logo abaixo do tampão inferior
do porta-malas. Por ali há espaço também para mais alguns objetos.
Câmera
frontal, assim como as demais, garantem uma ótima definição da imagem exibida na
central multimídia durante manobras. A função para visão 360° funciona com
eficácia.
Detalhe
para a câmera para a visão 360° no retrovisor, que fica instalada bem na base
da peça.
Um
dos ângulos também interessantes do Zeekr X, a lateral tem vincos bem
demarcados com recortes que o deixam bem futurista.
Faróis
são do tipo full-LED e sem dúvidas têm boa iluminação.
Desenho
da dianteira evoca bastante esportividade e um estilo próprio.
Retrovisores
laterais trazem uma capa com borda fina para o espelho, deixando o visual do
SUV mais elegante.
O
Zeekr X traz um pequeno compartimento na dianteira, alocado bem acima do motor
elétrico. Podemos talvez chamar de porta-malas diminuto ou porta-objetos extra.
Apesar do design diferentão, o minimalismo impera na cabine do Zeekr X com pouquíssimos botões.
Painel
de instrumentos tem tela de 8,8 polegada, enquanto central multimídia é bem
maior com um display de 14,6 polegadas.
O
cluster para visualização de informações de velocidades e demais dados de
condução tem estilo limpo também e conta com sensores de fadiga (repare nos
círculos acesos em vermelho na parte inferior).
Câmbio
é acionado por meio de uma haste à direita do volante, como nos Mercedes-Benz.
Bom
acabamento não foi poupado até na haste do limpador de para-brisas.
Sem
alavanca de câmbio, abriu-se um grande espaço entre os bancos onde fica o
console central com bastante espaço.
Abertura
do console central é feita por meio de uma espécie de persiana.
Central
multimídia tem tela de 14,6” e concentra boa parte dos comandos: do
ar-condicionado ao pacote ADAS com piloto automático adaptativo, passando por
luz ambiente e acionamento do modo PET.
Luz
ambiente atravessa todo o painel do carro e traz um efeito tridimensional
interessante a noite.
Nem parte do sistema de som foi poupado das luzinhas: o twitter nas colunas A também é iluminado.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.