Novo VW Tiguan Allspace deve vir ao Brasil só híbrido com 245 cv

Reestilização de meia vida da configuração para sete passageiros do SUV médio, surge em registro de patentes e chega até 2022
LF
Por
15.03.2021 às 17:20
Reestilização de meia vida da configuração para sete passageiros do SUV médio, surge em registro de patentes e chega até 2022

O VW Tiguan com dianteira reestilizada já foi apresentado na Europa. Lá, o SUV médio é vendido em configuração para cinco passageiros e com entre-eixos mais curto, em 2,68 m. Faltava aparecer a variante Allspace, com carroceria alongada e sete lugares, que é vendida em mercados como Estados Unidos, China e... Brasil. 

Pois agora não falta mais. Não eu a fabricante alemã tenha apresentado oficialmente o novo Tiguan Allspace, mas no registro de patentes industriais da China já há imagens do SUV renovado, conforme mostraram recentemente os colegas do Motor1.

Anuncie seu carro grátis na Mobiauto

Sem surpresas, os faróis e a grade dianteira do “Tiguanzão” chinês terão exatamente o mesmo desenho do “Tiguanzinho” europeu. No gigante asiático, o modelo é conhecido como Tiguan L, em alusão à expressão em inglês “long wheelbase” – ou “com entre-eixos alongado”, na tradução livre.

As mudanças mais aparentes estão nos para-choques. No dianteiro, a tomada de ar inferior recebe recortes exclusivos e um pouco mais agressivos. No traseiro, o desenho das falsas saídas de escape também é diferente.

Leia também: Novo Jeep Compass capota em teste e deixa ver tanque de ureia

Reestilização de meia vida da configuração para sete passageiros do SUV médio, surge em registro de patentes e chega até 2022
Novo Tiguan europeu: arranjos internos dos para-choques são diferentes

Outra curiosidade é que os faróis do novo Tiguan L chinês trazem arranjos internos idênticos aos dos SUV cupê Tiguan X (um produto exclusivo da China), sem as assinaturas de LED na forma de L que compõem o conjunto óptico do Tiguan europeu. 

Resta saber se o modelo norte-americano seguirá à risca o design do chinês, se terá a mesma frente do europeu ou se adotará alguma solução exclusiva. Isso nos interessa sobremaneira, visto que o Tiguan trazido ao Brasil vem importado do México, sendo produzido na mesma fábrica de onde vai para os EUA.

Leia também: Seis coisas que você não deve fazer com o carro em uma enchente

Reestilização de meia vida da configuração para sete passageiros do SUV médio, surge em registro de patentes e chega até 2022
Traseira terá mudanças mais sutis

Conforme a Mobiauto já antecipou, o novo Tiguan será um dos cinco carros híbridos e elétricos que a Volkswagen promete lançar no Brasil nos próximos três anos. Entretanto, por conta da pandemia do coronavírus, o lançamento antes previsto para o segundo semestre deste ano deve ficar para a primeira metade de 2022.

Com a gama já reduzida à versão R-Line 350 TSI, de 220 cv e R$ 220.000, para não concorrer com o Taos – que chega no fim de maio às lojas -, o Tiguan renovado deve focar exclusivamente na configuração eHybrid, híbrida com recarga externa, quando for reestilizado em nosso mercado.

Leia também: O raro Toyota Corolla Cross azul que só quem paga R$ 180.000 pode levar

Tal configuração une o já conhecido motor 1.4 TSI a gasolina, de 150 cv e 25,5 kgfm, a outros dois elétricos, gerando uma potência combinada de 245 cv. O câmbio será o DSG6, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas e caixa seca.

Além dele, na América do Norte o novo Tiguan será equipado com o mesmo motor 1.5 TSI de ciclo Miller de 150 cv, mais eficiente do que o 1.4, apesar das potências equivalentes, e que será estreado pelo Taos americano (mas estará ausente no da América do Sul). 

Entretanto, esse conjunto mecânico dificilmente deve ser trazido ao Brasil, justamente para evitar concorrência com o Taos.

Você também pode se interessar por:

VW e-Up! será o primeiro carro elétrico da marca no Brasil
Flagras do novo VW Polo têm detalhes que estão nos enganando
Nem T-Cross nem Tiguan: VW Taos ameaça mesmo é o Jetta
Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo


Comentários