Novo Toyota Yaris Cross será o híbrido mais vendido do Brasil?
O Toyota Yaris Cross chegou em novembro deste ano em formato de pré-venda, mas as primeiras unidades serão entregues de fato em 2026. Também será no próximo ano que a marca espera solucionar todos os problemas na sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), de onde sairão os propulsores do novo SUV.
Primeiro, o nome Yaris saiu do mundo dos hatches e sedans para ganhar sobrenome Cross e se tornar um SUV compacto. Com nome mais familiar, o novo modelo de entrada da marca japonesa já chega mais, digamos, “na boca do povo”.
Você também pode se interessar:
- 5 carros consagrados da Toyota para levar para casa até R$ 50 mil
- Toyota Yaris Cross estreia com versões híbridas para fazer quase 18 km/l; veja preços
- Toyota Yaris Cross: o que a marca planeja para o SUV compacto no Brasil
- Toyota Yaris: metamorfose fará SUV ser o carro mais vendido da marca no Brasil
Outro ponto importante é a tecnologia híbrida flex, o Yaris Cross é o primeiro entre os SUV compactos a oferecer essa motorização. São duas versões: XRX Hybrid e XRE Hybrid, ambas combinam um motor 1.5 VVT-i flex com injeção direta de 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, a outros dois motores elétricos, um gerador e outro propulsor, que somam 80 cv e 14,4 kgfm de torque, gerando potência combinada de até 111 cv.
Reprodução/Mobiauto
Nessa categoria, o Yaris Cross entra para o time dos híbridos pleno da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A entidade divulga os números mensais e gerais do volume de vendas.
Mas será que o Yaris Cross será o híbrido mais vendido do Brasil?
Reprodução/Mobiauto
Vale ressaltar que até novembro de 2025, os veículos híbridos plug-in representaram 46% das vendas, enquanto os elétricos 34%, seguido pelos híbridos pleno com 11% e por último os híbridos flex com 9%. Nesse período, a ABVE apontou um número de 190.007 vendas.
Até o momento, a família Song da BYD (composta por Song Pro, Song Plus e Song Plus Premium) registrou 34.713 emplacamentos, enquanto o Haval H6 28.585 unidades. Ao olhar para Toyota mais de perto, a ABVE detalha até novembro que o Corolla Cross vendeu 11.961 unidades de versões híbridas, enquanto o Corolla somou 4.733.
A Toyota planeja produzir 50.000 unidades do Yaris Cross, das quais 8.500 já estão disponíveis na pré-venda. Durante o lançamento, a marca não escondeu a expectativa pelo sucesso das versões híbridas.
Mas a missão não será simples. Para entender o desempenho que o Yaris Cross híbrido terá de ter, basta analisar que até novembro último Haval e Song estão próximo a faixa dos 30 mil emplacamentos de híbridos, sendo o primeiro um pouco abaixo dessa faixa, e o segundo superando-a.
Levando em consideração que o Song vendeu uma média de 3.155 unidades por mês, o fechamento, em 2025, será algo em torno de 37.900 emplacamentos. Enquanto isso, o Haval fez uma média de 2.598 unidades comercializadas, com possível fechamento na casa das 31 mil vendas.
Ou seja, para assumir a ponta da categoria de híbridos no Brasil, o Yaris Cross terá de emplacar cerca de 40 mil unidades – para vencer com certa folga os chineses – em 2026. Isso é possível? Sim, mas pouco provável que acontecerá.
O cenário de vendas do Yaris Cross é um pouco diferente e pode estar mais limitado no ano que vem por causa da fábrica de motores, que foi danificada. A Toyota prevê emplacar 50.000 unidades durante 2026. Ou seja, 80% do volume de vendas do SUV compacto terá de ser das versões híbridas para conquistar a liderança do segmento.
Reprodução/Mobiauto
Mas não é isso que vemos acontecer dentro do catálogo da Toyota. Atualmente, a marca tem Corolla Cross e Corolla que são dois modelos de bom volume de vendas e contam com versões híbridas. Mas considerando o volume de vendas de 57.046, segundo a Fenabrave, para o SUV, e 30.898 para o sedan, números vindos da mesma base, a realidade passa longe dos 80%.
A ABVE divulga que a Toyota vendeu 11.961 unidades das versões eletrificadas do Corolla Cross, enquanto o Corolla registrou 4.733 vendas de configurações com bateria. Estamos falando então de uma representatividade de 21% e 15%, respectivamente, das opções híbridas em relação ao total de vendas de cada um dos produtos.
Ainda que o Yaris Cross seja um produto do segmento que mais vende no Brasil atualmente, que é o de SUVs compactos, e que tenha o fator novidade de ser o primeiro híbrido pleno flex dessa categoria, é pouco provável que 80% de suas vendas sejam concentradas nas versões híbridas. Até porque elas são as mais caras do catálogo do modelo.
Dessa forma, o modelo não deve superar em 2026 os chineses GWM Haval e a família BYD Song. No entanto, quando o volume de produção aumentar, o SUV tem grandes chances de assumir a ponta dessa tabela.
