Novo Toyota Land Cruiser FJ será o elo perdido com o nosso Bandeirante
A moda do design com estilo inspirado no passado, conhecido por retrô ou vintage, parece que pousou de vez na indústria automobilística. Bom exemplo é a Toyota, que neste ano apresentou a nova geração do seu SUV 4x4 Land Cruiser, que surgiu um desenho quadradão. Mas a marca japonesa não vai parar por aí, pois o famoso utilitário grande Land Cruiser FJ deverá retornar.
As informações são do site Autocar India, que afirma que o nome Land Cruiser FJ foi registrado pela Toyota no Japão, enquanto fontes do site indiano garantem que o modelo será, na verdade, um “SUV menor e robusto” que está em desenvolvimento.
Você também pode se interessar por:
- Último Toyota Bandeirante nacional é guardado como relíquia 0 km
- Toyota Hilux SRX Plus tem suspensão da GR-Sport por R$ 38.000 a menos
- GWM Tank 700 será SUV gigante brutal que fará Haval H6 parecer pequeno
- Toyota lançará picape de trabalho barata com alma de Bandeirante
Ou seja, o utilitário será o quinto integrante da recriada linha de jipes 4x4 da Toyota, que já conta com o recente Toyota Land Cruiser (também com estilo retrô), bem como o gigante Land Cruiser LC 300 e os utilitários SW4 e 4Runner.
Quando pegamos o saldo da linha Land Cruiser, a novidade será o terceiro integrante da gama. A boa notícia para os entusiastas da linha de utilitários feitos sobre chassi da Toyota vendida no exterior é que o retorno do Land Cruiser com o sobrenome FJ marca o retorno de um veículo clássico da marca nipônica.
Vale lembrar que o primeiro Land Cruiser FJ foi o FJ20, de 1955, aquele que foi vendido no Brasil com o nome Bandeirante.
A Toyota não abandonou o nome ao longo de todos esses anos. Tanto que a última vez que utilizou a identificação Land Cruiser FJ foi em um utilitário com estilo retrô entre 2006 e 2022, que acabou contando com algumas unidades importadas de forma independente para o Brasil ao longo dos anos.
Era um SUV que visava ser um modelo de imagem, ao estilo do que a Hummer tinha com o H2 na época – salvo as devidas proporções.
Como deve ser o novo Land Cruiser FJ
O mais possível é que o novo Land Cruiser FJ seja uma versão de produção de um conceito já apresentado pela marca no ano passado: o Toyota Compact Cruiser. O SUV de produção herdará seu design com linhas mais quadradas e bem definidas, em clara inspiração retrô, sem muitas ondulações ou vincos na carroceria.
Basta observar o teaser que a Toyota revelou durante o lançamento do Land Cruiser, no início do segundo semestre, para ver que ele casa perfeitamente com as linhas do conceito Compact Cruiser.
Fica a dúvida em relação ao seu porte, mas é inegável dizer que será menor que os 4,92 metros de comprimento do novo Land Cruiser. Com isso, o novo SUV off-road da marca japonesa ficará como um modelo de entrada.
Land Cruiser já traz estilo quadradão
Apresentado mundialmente em agosto, o novo Toyota Land Cruiser deixou o sobrenome Prado de lado e trouxe consigo um design quadradão, que acabou o deixando bastante autoral neste aspecto – embora muita gente deverá compará-lo com o visual do Land Rover Defender.
Feito sobre a plataforma TNGA-F, plataforma utilizada para veículos da marca baseados em chassi (SUVs e picapes), o novo Land Cruiser mede 4,92 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,87 m de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 2,85 m. A base é a mesma utilizada pela picape Tacoma e Tundra nos EUA.
Visualmente, ostenta as linhas quadradas já citadas neste artigo, mas chama a atenção mesmo por contar com duas opções de dianteira, que mudam bastante seu estilo dependendo da versão: as versões básicas e intermediárias trazem faróis redondos, enquanto as mais caras têm conjunto óptico retangular.
Tem versões de cinco e sete lugares, com o interior trazendo também linhas retas e um perfil alto para o painel. O quadro de instrumentos 100% digital é integrado à central multimídia por meio de uma moldura.
O novo Land Cruiser entrou em pré-venda em outubro de 2023 nos Estados Unidos e Europa, e tem duas opções de motores dependendo da região que será vendido. No Velho Continente, usará o 2.8 turbodiesel de 204 cv que conhecemos bem da nossa Hilux e do SW4 vendidos aqui. Ele trabalha junto de um câmbio automático de oito marchas.
Já para a terra do tio Sam, o novo Toyota Land Cruiser terá um motor 2.4 turbo a gasolina de quatro cilindros, com bons 330 cv de potência e 64,2 kgfm de torque. Neste caso, é dotado de sistema híbrido leve (MHEV) de 48 V. A marca não divulgou dados de consumo, algo que fará quando as primeiras unidades forem entregues.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.