Novo Toyota Land Cruiser FJ será o elo perdido com o nosso Bandeirante

SUV terá proposta robusta e off-road, ficando posicionado abaixo do recém-lançado Land Cruiser
Diego Dias
Por
10.11.2023 às 09:00
SUV terá proposta robusta e off-road, ficando posicionado abaixo do recém-lançado Land Cruiser

A moda do design com estilo inspirado no passado, conhecido por retrô ou vintage, parece que pousou de vez na indústria automobilística. Bom exemplo é a Toyota, que neste ano apresentou a nova geração do seu SUV 4x4 Land Cruiser, que surgiu um desenho quadradão. Mas a marca japonesa não vai parar por aí, pois o famoso utilitário grande Land Cruiser FJ deverá retornar.

As informações são do site Autocar India, que afirma que o nome Land Cruiser FJ foi registrado pela Toyota no Japão, enquanto fontes do site indiano garantem que o modelo será, na verdade, um “SUV menor e robusto” que está em desenvolvimento.

Você também pode se interessar por:

Ou seja, o utilitário será o quinto integrante da recriada linha de jipes 4x4 da Toyota, que já conta com o recente Toyota Land Cruiser (também com estilo retrô), bem como o gigante Land Cruiser LC 300 e os utilitários SW4 e 4Runner.

Quando pegamos o saldo da linha Land Cruiser, a novidade será o terceiro integrante da gama. A boa notícia para os entusiastas da linha de utilitários feitos sobre chassi da Toyota vendida no exterior é que o retorno do Land Cruiser com o sobrenome FJ marca o retorno de um veículo clássico da marca nipônica.

Vale lembrar que o primeiro Land Cruiser FJ foi o FJ20, de 1955, aquele que foi vendido no Brasil com o nome Bandeirante.

A Toyota não abandonou o nome ao longo de todos esses anos. Tanto que a última vez que utilizou a identificação Land Cruiser FJ foi em um utilitário com estilo retrô entre 2006 e 2022, que acabou contando com algumas unidades importadas de forma independente para o Brasil ao longo dos anos.

Era um SUV que visava ser um modelo de imagem, ao estilo do que a Hummer tinha com o H2 na época – salvo as devidas proporções.

Como deve ser o novo Land Cruiser FJ

O mais possível é que o novo Land Cruiser FJ seja uma versão de produção de um conceito já apresentado pela marca no ano passado: o Toyota Compact Cruiser. O SUV de produção herdará seu design com linhas mais quadradas e bem definidas, em clara inspiração retrô, sem muitas ondulações ou vincos na carroceria.

Basta observar o teaser que a Toyota revelou durante o lançamento do Land Cruiser, no início do segundo semestre, para ver que ele casa perfeitamente com as linhas do conceito Compact Cruiser.

Fica a dúvida em relação ao seu porte, mas é inegável dizer que será menor que os 4,92 metros de comprimento do novo Land Cruiser. Com isso, o novo SUV off-road da marca japonesa ficará como um modelo de entrada.

Land Cruiser já traz estilo quadradão

Apresentado mundialmente em agosto, o novo Toyota Land Cruiser deixou o sobrenome Prado de lado e trouxe consigo um design quadradão, que acabou o deixando bastante autoral neste aspecto – embora muita gente deverá compará-lo com o visual do Land Rover Defender.

Feito sobre a plataforma TNGA-F, plataforma utilizada para veículos da marca baseados em chassi (SUVs e picapes), o novo Land Cruiser mede 4,92 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,87 m de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 2,85 m. A base é a mesma utilizada pela picape Tacoma e Tundra nos EUA.

Visualmente, ostenta as linhas quadradas já citadas neste artigo, mas chama a atenção mesmo por contar com duas opções de dianteira, que mudam bastante seu estilo dependendo da versão: as versões básicas e intermediárias trazem faróis redondos, enquanto as mais caras têm conjunto óptico retangular.

Tem versões de cinco e sete lugares, com o interior trazendo também linhas retas e um perfil alto para o painel. O quadro de instrumentos 100% digital é integrado à central multimídia por meio de uma moldura.

O novo Land Cruiser entrou em pré-venda em outubro de 2023 nos Estados Unidos e Europa, e tem duas opções de motores dependendo da região que será vendido. No Velho Continente, usará o 2.8 turbodiesel de 204 cv que conhecemos bem da nossa Hilux e do SW4 vendidos aqui. Ele trabalha junto de um câmbio automático de oito marchas.

Já para a terra do tio Sam, o novo Toyota Land Cruiser terá um motor 2.4 turbo a gasolina de quatro cilindros, com bons 330 cv de potência e 64,2 kgfm de torque. Neste caso, é dotado de sistema híbrido leve (MHEV) de 48 V. A marca não divulgou dados de consumo, algo que fará quando as primeiras unidades forem entregues.

Comentários