Novo Toyota Corolla Cross usa truque do GWM Haval H6 para mostrar que é híbrido

Nova nomenclatura deixará mais evidente de qual tecnologia híbrida o SUV dispõe
Renan Rodrigues
Por
11.04.2024 às 11:15
Nova nomenclatura deixará mais evidente de qual tecnologia híbrida o SUV dispõe

O novo Toyota Corolla Cross está cada vez mais perto do lançamento. Após confirmar a data de chegada, o SUV médio foi flagrado em distribuição para as concessionárias. As fotos foram feitas pelo radialista Guilherme Sousa, da página Ver-o-Carro, na região metropolitana de Belém, no Pará.

A grande notícia desse flagra é a confirmação da adoção do visual revelado há dois meses na Tailândia. Vale lembrar que o Toyota Corolla Cross nacional, desde a sua concepção, compartilha o projeto com o país asiático.

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A reestilização de meia vida acontecerá após três anos no mercado e trará consigo, além do visual novo, uma inédita nomenclatura para os modelos híbridos. Ao invés de adotar o termo “Hybrid” como era feito até o momento, o Toyota Corolla Cross com motorização híbrida adotará o termo “HEV”.

Esse é o termo padrão para carros com motorização do tipo híbrida plena, ou seja, que não precisa de recarga externa, como é o caso do Corolla Cross. Essa solução é vista também no GWM Haval H6, que tem a versão de HEV e a PHEV, que se refere à configuração híbrida do tipo plug-in, ou seja, capaz de ser carregada na tomada.

A Toyota estuda uma futura motorização híbrida do tipo plug-in, o conjunto estreou no Brasil no RAV4 e poderá ser transformado em flex para atuar nos produtos nacionais.

O visual do Toyota Corolla Cross 2025

Na dianteira, a Toyota substituiu a antiga grade frontal por uma quase fechada, com um estilo “degradê” semelhante à do Peugeot 3008. Os faróis mudaram, mas apenas internamente e, ao menos na Tailândia, são full LED.

Já na traseira temos lanternas com a parte interna discretamente diferente do modelo atual, sendo que na prática agora são idênticas ao do Corolla Cross europeu. Porém, a mudança que certamente mais vai agradar é o escapamento, que traz uma pintura melhor para o abafador, tornando-o mais discreto.

O que mais deverá agradar é o interior, já que o Corolla Cross receberá o painel de instrumentos digital que estreou no sedan ano passado. A tela possui 12,3 polegadas e estará presente nas versões mais caras.

Na Tailândia, o SUV também abandonou o freio de estacionamento por pedal, mas isso ainda é incerto para o Brasil. Espera-se acréscimo dos itens do pacote Toyota Safety Sense para todas as configurações do SUV, assim como ocorreu com o sedan.

Toyota Corolla Cross 2025 está mais econômico

Além das novidades visuais, a mecânica do SUV passou por mudanças. Segundo o Inmetro, tanto as versões 1.8 híbridas como as 2.0 aspiradas estão mais econômicas.

A montadora chegou nessa melhor economia a partir de mudanças na calibração internas de alimentação, admissão e escape, além da implementação do sistema ORVR do motor 2.0 aspirado. Já no híbrido, a marca atingiu a maior eficiência por meio do uso de pneus mais largos e composição de baixa resistência à rolagem.

Se esse for o caso, o conjunto propulsor aspirado ganhará também um aumento também em seu rendimento que passará a ser 169/175 cv (G/E) e 21,3 kgfm. Sobre seu novo consumo, ele se tornou melhor na estrada tanto com etanol, que saltou de 9,0 km/l para 9,3 km/l, quando para cidade, o qual foi de 13 km/l para 13,3 km/l. Quanto à cidade, o gasto com etanol se manteve o mesmo, 8,2 km/l e se tornou maior com gasolina, de 11,7 km/l para 11,6 km/l.

Para o motor eletrificado, não houve alterações em seu rendimento e o destaque fica para sua eficiência com combustível vegetal. Na cidade, o consumo com etanol passou de 11,8 km/l para 12,5 km/, e na estrada foi de 9,7 km/l para 10,1 km/l. Quanto ao consumo com gasolina, ele sofreu leves pioras, indo de 17,8 km/l para 17,7 km/l na cidade e de 14,7 km/l para 14,6 km/l na estrada.

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