Novo Renault Arkana é o que queríamos para o Captur no Brasil

SUV traz visual reestilizado e motorização 1.3 turbo híbrida-leve
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12.03.2025 às 08:15 • Atualizado em 30.06.2025
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SUV traz visual reestilizado e motorização 1.3 turbo híbrida-leve

Flagrado rodando em testes no Brasil no ano passado, o Renault Arkana infelizmente é um modelo distante para o mercado nacional, sendo basicamente base de testes para o sistema híbrido da marca francesa. No entanto, no país vizinho Uruguai o SUV cupê é vendido há alguns anos e agora passa por sua primeira atualização visual.

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Reestilizado na Europa em 2023, o Renault Arkana agora chega com o visual atualizado no mercado uruguaio, embora curiosamente o modelo seja importado da Coreia do Sul, onde o SUV cupê é produzido na fábrica da Renault Samsung Motors. As mudanças são sutis, mas agregam o novo logotipo minimalista na grade frontal do utilitário, bem como as novas grelhas nas estradas superiores e inferiores e o acabamento em preto brilhante.

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Também temos novas rodas de liga-leve no SUV cupê com desenho atualizado, que são de 18 polegadas e calçam pneus 215/55. Já na traseira as alterações são bem mais discretas, à exemplo do novo logotipo entre as lanternas inteiriças e a retirada do logotipo Renault. Por dentro as novidades ficam por conta de novos revestimentos e acabamentos, mantendo a central multimídia destacada com tela de 9,3 polegadas com sistema Easy Link 2.

Para quem não conhece o Renault Arkana, ele se trata de um SUV de 4,56 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,57 m de altura e bons 2,72 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, é mais comprido até do que um VW Taos (4,46 m), enquanto o porta-malas fica em 480 litros de capacidade.

Motor híbrido

O Renault Arkana vendido no Uruguai conta com motorização híbrida-leve, batizada pela marca de E-Tech Hybrid. Esse motor 1.3 turbo TCe rende 140 cv de potência e 26,51 kgfm de torque e trabalha junto de um sistema elétrico de 12V, que traz como adicional uma pequena bateria de 0,13 kWh. O câmbio usado pelo modelo é um automatizado de dupla embreagem de sete marchas da Getrag.

Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h do SUV-cupê fica em 9,1 segundos, mas o consumo de combustível também chama a atenção, já que a marca declara bons 17,5 km/litro na média combinada.

Fora de linha desde 2023, o Renault Captur não teve vida fácil no Brasil, já que acabou disputando o mesmo público dos SUVs compactos em que o irmão de plataforma Renault Captur já estava consolidado. Podemos dizer que, se o Arkana fosse a opção da marca francesa para o nosso mercado, talvez a história de um novo SUV urbano fosse com mais êxito.

A questão é que a Renault prepara um novo SUV maior que o Duster para o mercado brasileiro e que deverá contar com outra motorização: um híbrido pleno baseado em um motor 1.6 aspirado, que equipava o Clio E-Tech. É o mesmo motor a combustão da família H4M, O 1.6 16V aspirado SCe, mas associado a um motor elétrico de tração e 69 cv e 20,9 kgfm, o que nos leva a uma potência combinada de 143 cv. No entanto, quando for preparado para etanol, poderá chegar aos 150 cv e ter um consumo de até 20 km/l.

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Repórter

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.