Novo Jeep Compass tem imagens vazadas e prevê como será novo Commander

Terceira geração do SUV médio deve inspirar design do irmão maior de 7 lugares
Diego Dias
Por
02.05.2025 às 18:40 • Atualizado em 05.05.2025
Compartilhe:
Terceira geração do SUV médio deve inspirar design do irmão maior de 7 lugares

Consolidada no mercado brasileiro com sua linha de SUVs, a Jeep vai promover uma grande mudança em sua gama nos próximos anos. A nova geração do Jeep Compass deu as caras em um vazamento mundial de imagens, que ocorreu nesta semana e destrinchamos neste artigo. A questão é que o novo Compass nos dá uma ideia do que podemos esperar do novo Jeep Commander.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Enquanto a atual geração do Compass e Commander são produzidos com base na plataforma Small Wide 4x4 que já tem bons anos nas costas, a nova geração do Compass utilizará de base a STLA Medium, que hoje dá vida ao Peugeot 3008 europeu. Com isso, é de se imaginar que a próxima geração do Commander, SUV de 7 lugares que deriva diretamente do SUV médio, compartilhe da mesma plataforma em sua próxima geração ou mesmo herda sua filosofia de design.

Você também pode se interessar por:

Visual

O novo Compass traz linhas mais quadradas com a nova linguagem de design da Jeep que começou há alguns anos com o Jeep Avenger, SUV compacto que chegará em breve ao Brasil e que servirá como linha de entrada para a Jeep. O Compass cresceu em tamanho, isso porque o Avenger vem aí e o novo Renegade também subirá de nível, dessa forma, os SUVs serão reposicionados no mercado a fim de ganhar mercado e brigar melhor com seus concorrentes.

Esse novo estilo deve ser repassado ao próximo Commander que, vale dizer, teve seu projeto e desenvolvimento tocado pela totalmente pela engenharia brasileira, sendo o primeiro carro da marca criado no país. Além disso, por ter sido lançado no Brasil em 2021 ele tem ciclo de vida mais recente, por isso podemos imaginar que ele vai demorar um pouco mais para mudar.

Ainda é muito cedo para dizer se a nova geração do Compass e o próximo Commander terão nova geração com base STLA Medium no Brasil, mas podemos dizer que o novo Commander, que ainda pode receber uma reestilização antes da chegada de uma nova geração, pode se inspirar no irmão menor. O Compass poderá emprestar sua grade ao próximo Commander, que é caracterizada pelas sete barras verticais já conhecidas, mas que nessa aplicação mais recente está bem mais demarcada, com a parte inferior criando cavas no para-choque, o que aumenta o ar de robustez.

O para-choque dianteiro, por sua vez, contará com linhas mais retas – algo que poderá ser repetido no Commander. Uma grande parte em plástico preto na parte central da peça encaixa o farol de neblina, tomada de ar e o sensor de estacionamento. É capaz até do próximo SUV de 7 lugares abandonar as luzes diurnas de LED no para-choque para trazê-las para os faróis principais, que devem manter o estilo afilado atual, mas com contornos mais retas. Espera-se ainda um capô mais reto que o atual.

De perfil podemos esperar que as caixas de rodas fiquem mais proeminentes e com desenho mais demarcado, possivelmente abandonando o estilo mais limpo do modelo vendido hoje. O entre-eixos do novo Compass deverá ir bem além dos 2,63 m atuais e chegar aos 2,74 m, pois as imagens entregam essa área bem mais esticada. Para efeito de comparação, o Commander tem 2,79 metros de entre-eixos.

Quando observamos a traseira do novo Compass, vemos que ele ficou mais largo e traz pneus maiores. A receita deverá ser repetida no Commander, principalmente na questão das maiores dimensões da carroceria, que deverá ser compartilhada parcialmente. Na nova geração do SUV médio temos lanternas inteiriças como manda a moda atual, mas com assinatura de LED em “X”, além do logotipo Jeep iluminado – algo que agrada muito o mercado chinês.

O balanço traseiro seguirá como a maior diferença entre o Commander e o Compass, já que o irmão maior tem a terceira fileira extra de bancos exatamente nessa região. Assim podemos esperar apenas um para-choque reestilizado, bem como uma tampa do porta-malas mais rente à peça.

Na cabine do novo Jeep Compass de terceira geração temos bancos renovados, além de console central elevado com carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico e seletor de direção do câmbio, além de acabamento dividido em dois tons de cinza. Nos parece uma evolução do layout de cabine atual, que se destaca pelas superfícies macias ao toque. A central multimídia parece ter crescido além das 10,1 polegadas do atual, se destacando também pelo novo design do sistema. Tudo deverá aparecer também no próximo Commander.

Motorização

O que não deve mudar é a motorização do novo Jeep Commander, que deverá manter as versões a combustão, principalmente o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,87 kgfm de torque recém-lançado e que tem uma parcela razoável de mercado. Podemos esperar que o SUV de 7 lugares mantenha ainda o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, bem como uma futura versão híbrida do 1.3 GSE de até 176 cv e 27,5 kgfm.

O futuro

Vale lembrar que a terceira geração do Jeep Compass ainda é incerta para o Brasil. Como explicamos anteriormente, a nova geração do SUV estava em desenvolvimento por aqui, na fábrica de Goiana (PE), para ser exatamente como esse das imagens vazadas. Porém, ao menos neste primeiro momento, a Stellantis decidiu suspender a construção dos protótipos do SUV, que pode até não sair do papel.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp