Novo Jeep Compass 1.3 turbo de 180 cv terá nomenclatura T270
O grupo Stellantis publicou neste Domingo de Páscoa (4) um vídeo comemorando o “Jeep Day”. A data, 4 de abril (ou 4/4), foi escolhida para aludir à tradição 4x4 da marca. E, em 2021, vem sendo usada como vetor para apresentar ao Brasil o facelift de meia vida do Compass, o SUV médio mais vendido no país de maneira disparada.
Como a Mobiauto já vem adiantando desde novembro do ano passado, o modelo receberá mudanças estéticas sutis por fora, porém bem mais profundas internamente. Além disso, estreará no país o motor 1.3 turboflex de 180 cv e 27,5 kgfm com gasolina (potência e torque com etanol ainda não foram divulgados).
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Visual do novo Compass 1.3 turboflex na série de lançamento
Conforme a fabricante já havia confirmado, o novo Compass será integralmente revelado nesta segunda-feira (5), como linha 2022. Na mesma data, entrará em pré-venda iniciada por volta das 16h, com sinal de R$ 3.000, em ação limitada a 1.000 unidades de uma série especial de lançamento que homenageia os 80 anos da marca Jeep.
Insígnia da série especial em homenagem aos 80 anos da marca Jeep
A Stellantis ainda não confirmou qual será a motorização desses exemplares de lançamento, mas nossa reportagem entende que todos utilizarão o estreante propulsor 1.3 GS3 T4, dotado de quatro cilindros, 16 válvulas, turbocompressor, injeção direta de combustível e sistema MultiAir, que otimiza a variação de tempo e amplitude da abertura das válvulas de admissão.
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Painel do novo Compass brasileiro revelado em vídeo pela Stellantis
O vídeo comemorativo deste domingo, aliás, serviu para dar mais um teaser a respeito do modelo: no Brasil, as versões com tal motor receberão a nomenclatura T270, remetendo ao fato de a usina ser turbocomprimida e render 270 Nm de torque (o equivalente aos já mencionados 27,5 kgfm). O câmbio será sempre automático de seis marchas.
É uma estratégia muito similar à que a VW vem adotando em seus modelos mais recentes, como Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Taos: escalonar os motores da gama pelo torque gerado e não mais pela capacidade cúbica. Afinal, vender um “T-Cross 1.0” ou um “Compass 1.3” podem gerar rejeição no mercado, mesmo com a presença do turbo.
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Como deve ser a traseira do novo Compass
Além de trocar o velho 2.0 Tigershark pelo 1.3 GSE T4, o Compass 2022 terá nas versões turbodiesel uma especificação atualizada do propulsor 2.0 MultiJet. Ela passará dos atuais 170 para mais de 200 cv, e de 35,7 para quase 40 kgfm de torque. A tração segue 4x4 e o câmbio, automático de nove velocidades.
Para conseguir esse ganho de potência e torque sem ferir as normas de emissão do Proconve L7, que entrará em vigor a partir do ano que vem, a Stellantis vai munir o novo Compass diesel de um tanque de Arla 32. O elemento, já conhecido no mercado de ônibus e caminhões, consiste em uma solução líquida e concentrada de ureia, que ajuda a filtrar gases tóxicos.
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Como deve ser o visual do novo Compass diesel
O sistema é mais eficiente que o usado na composição atual do motor turbodiesel, que trabalha a recirculação dos gases de escape nos Jeep Compass e Renegade, além da Fiat Toro. Todos esses modelos mais o Jeep de sete lugares, que será lançado no fim do ano, devem receber o motor turbodiesel atualizado.
Na parte de conectividade, o novo Compass terá uma central multimídia de 10,25 polegadas em tela tátil flutuante com Wi-Fi e uma plataforma chamada Adventure Intelligence, muito similar ao sistema OnStar dos Chevrolet. Além de serviços de concierge, assistências a bordo e integração de funções do veículo com um aplicativo no celular, ela deve contar com navegação inteligente offline.
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Jornalista Automotivo