Novo Hyundai HB20: próxima geração é flagrada e pode reviver meme do passado
O novo Hyundai HB20 está em desenvolvimento. A próxima geração do hatch foi flagrada pela primeira vez do outro lado do mundo, e já indica o visual futurista e alinhado com a nova filosofia de design da marca, como a reportagem da Mobiauto revelou no ano passado, em primeira mão.
A nova geração do Hyundai HB20 está em desenvolvimento no Brasil, e terá apenas a carroceria hatch - a sedan, chamada de HB20S, deve sair de linha para dar espaço a um novo SUV rival do VW Tera, como a Mobiauto também revelou com exclusividade.
Você também pode se interessar por:
- Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan
- Hyundai HB20 chega à linha 2026 sem versão mais barata e partindo de R$ 95 mil
- Hyundai HB20 tem primo com motor 1.6 turbo de Tucson mais rápido que Nivus GTS
- Hyundai HB20 2026: preços, itens de série e diferenças entre versões
O visual futurista para nós já é uma realidade no outro lado do mundo. O hatch beberá da fonte de design dos demais carros da marca, e terá traços mais vincados e faróis e lanternas interligadas, como acontece no novo Kona híbrido.
Mas o que mais chama atenção no flagra são as proporções do veículo. O novo HB20 hatch parece um pouco maior do que o que vemos no Brasil atualmente, e que mede 4,01 metros de comprimento, 1,49 m de altura, 1,74 m de largura e 2,52 m de entre-eixos.
Além disso, o flagra do perfil Kindel Auto mostra uma linha bem acentuada de capô. O estilo puxado para monovolumes, como Honda Fit e Chevrolet Meriva, por exemplo, aumentará o campo de visão do motorista.
Vale lembrar que atualmente o modelo usa a usina 1.0 aspirada flex, que rende até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, sempre gerenciada por uma caixa manual de cinco marchas, em suas versões de topo. Enquanto a 1.0 turbinada entrega até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, com opções de transmissão manual ou automática de seis marchas.
Com a nova geração, o motor 1.0 turbo pode ser atualizado e contar com uma injeção direta da família SmartStream, que é uma evolução da usada nos propulsores da família Kappa, aplicada o hatch. Esse sistema já existe no Brasil, no Kia Stonic.
O hatch deve também receber versões híbridas. A arquitetura deve ser simples, com um sistema leve que substitui o alternador e o motor de partida por um motor elétrico e uma bateria de baixa capacidade.
Aqui entra de novo o Kia Stonic. Afinal, a tecnologia deve ser bem próxima a do SUV, que permitirá o motor 1.0 turbo entregar 20,4 kgfm de torque, mantendo a potência atual.
Resta saber se haverá também uma opção elétrica contra o BYD Dolphin. Afinal, o pouco espaço no balanço dianteiro e o entre-eixos alongado, faz acreditar que podemos ter essa novidade. Principalmente com as novas regras de emissão previstas para os anos seguintes.
O SOP, sigla que indica o início de produção, da nova geração do hatch, que a Mobiauto teve acesso, está para ainda este ano. Isso quer dizer que as primeiras peças do novo Hyundai HB20 vão entrar em produção, e seu lançamento deve acontecer no ano que vem.
Projeção: Kleber Silva/ KDesignAG
Flagra: KindelAuto
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.