Novo Honda WR-V: como é o sistema híbrido flex que SUV usará no Brasil
A Honda é mais uma fabricante a anunciar um investimento bilionário no Brasil. A montadora irá investir R$ 4,2 bilhões no ciclo 2024 a 2030 no país. A princípio, parte do montante será direcionado para a produção nacional do novo Honda WR-V e a introdução da tecnologia híbrida flex por aqui.
O WR-V, que agora vem como SUV, tem o início da sua produção programada para o segundo semestre de 2025 na fábrica de Itirapina (SP). O modelo será o primeiro da marca no Brasil a utilizar o sistema híbrido flex, o qual iremos detalhar seu funcionamento mais abaixo.
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Além da introdução da tecnologia híbrida flex e produção do WR-V, o investimento também contempla as atualizações de City, City Hatch e HR-V.
Vale lembrar que não só o primeiro híbrido flex do Brasil como do mundo foi o Toyota Corolla, em 2019. Recentemente, a Toyota também revelou um conjunto híbrido flex plug-in (com recarga externa), que rende 300 cv de potência e já está em testes.
Mas voltemos ao novo Honda WR-V. O retorno do modelo, agora definitivamente como um SUV, não é à toa. A Honda lançou o modelo em 2017, como um modelo à parte do Fit, de proposta mais aventureira e que, querendo ou não, antecipou a moda dos SUVs compactos derivados de hatch, como Argo/Pulse e Polo/Nivus. O visual compacto foi mantido no WR-V antigo, mas a dianteira e traseira eram bem diferentes, apesar de algumas proporções ainda lembrarem o Fit. Porém, o WR-V não caiu no gosto e foi retirado do catálogo da marca.
O novo Honda WR-V é baseado no Honda Elevate, que já é vendido com esse nome no exterior. Aqui no Brasil, o modelo rebatizado resgata a conhecida nomenclatura WR-V e será uma resposta da montadora japonesa para se posicionar no segmento de SUVs entre R$ 130.000 e R$ 160.000, principalmente contra o novo Toyota Yaris Cross, que deve chegar ainda este ano.
Outro indicativo desse cenário são as dimensões do WR-V: 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos.
Como será o sistema e:HEV flex da Honda?
Com base nos modelos asiáticos que já equipam modelos da Honda, a principal diferença para o conjunto híbrido motriz que virá ao Brasil é o uso da tecnologia flex, assim o novo WR-V híbrido flex poderá ser abastecido com etanol e gasolina, seja qual for a proporção. O motor a combustão é o 1.5 quatro cilindros 16V, bem conhecido do público brasileiro por equipar as versões de entrada do HR-V e do City e City hatch.
Já o conjunto elétrico é composto por dois motores elétricos. O primeiro vai atuar como propulsor de fato, enquanto o segundo como gerador de energia, ou seja, um híbrido pleno que não precisa de recarga externa.
O sistema e:HEV do WR-V é semelhante ao que já é usado nos híbridos Accord e no importado Civic. Nesse sentido, o novo SUV da Honda não terá uma caixa de câmbio. Funciona assim, a combinação motriz híbrida atua como propulsora por estar conectada ao diferencial do veículo.
A usina a combustão só deve atuar em velocidades mais altas, enquanto o conjunto elétrico vai ser responsável por saídas e acelerações em baixas velocidades. A expectativa é que o motor térmico entregue 98 cv de potência, enquanto o elétrico deverá ficar na casa dos 109 cv.
Por fim, combinados, eles devem render 131 cv e 25,8 kgfm de torque. Vale lembrar que são números baseados no que temos hoje com gasolina, com isso o modelo brasileiro poderá ser até mais potente por também beber etanol.
Jornalista Automotivo
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