Nova VW Amarok 2024: entenda tudo que vai mudar na picape veterana

Apesar de não receber uma nova geração no Brasil, picape passará por facelift profundo e promete melhorias em equipamentos e acabamento
Renan Rodrigues
Por
06.10.2023 às 13:50
Apesar de não receber uma nova geração no Brasil, picape passará por facelift profundo e promete melhorias em equipamentos e acabamento

A Volkswagen Amarok finalmente vai mudar no Brasil na linha 2024. No entanto, os fãs da picape não podem ser empolgar muito. Ao invés de receber a nova geração, que é baseada na nova Ford Ranger e foi apresentada ano passado na Europa e outras regiões, o mercado nacional ganhará apenas um profundo facelift da primeira geração.

Vale lembrar que a Amarok foi lançada por aqui em meados de 2010 e recebeu apenas um facelift simples em 2016. Ou seja, estamos falando de um projeto com 13 anos de mercado. No entanto, desde que ela chegou, todas as suas rivais ja trocaram de geração. Destaque para a Ford Ranger, que já teve duas novas gerações desde o lançamento da Volkswagen.

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Para tentar entender se as mudanças que a Volkswagen aplicará será o suficiente para enfrentar as rivais, levantamos tudo que sabemos sobre essas mudanças. Confira abaixo.

Cara de Saveiro

Para tentar reduzir a rejeição do público, a nova Amarok 2024 terá elementos para se aproximar ao máximo da nova geração gringa. Flagras recentes mostram, contudo, que a picape produzida na Argentina não adotará um visual tão parecido assim com o da nova geração, herdando características visuais da recém-reestilizada Saveiro.


Grade e formato do para-choque da Saveiro servirão de inspiração

A estratégia deve englobar visuais diferentes para cada versão, com as configurações mais baratas oferecendo visual mais simples, especialmente em acabamento das grades e visual das rodas. Já a topo de linha deverá se assemelhar mais aos detalhes da Amarok de segunda geração estrangeira.

A grade, que ocupará boa parte da dianteira, deverá ser o grande diferencial entre as versões, podendo receber acabamento cromado ou material fosco, mais simples. Outro ponto para ficar atento é no “X” formado na dianteira. É possível que, como acontece com a Saveiro, a configuração de entrada não destaque a forma, ao contrário das demais.

Interior mais refinado

O interior receberá novos acabamentos e equipamentos. Uma das novidades será o novo volante da VW, que estreou no Nivus por aqui, na tentativa de aproximar ao máximo o habitáculo da picape ao conforto dos carros de passeio.


Interior da nova geração deverá servir de inspiração, mas modelo nacional será mais simples

A Amarok 2024 também pode ganhar central multimídia atualizada. Resta saber se, ao contrário da Saveiro, ganhará a VW Play. A aplicação ou não da nova central se dará pelo investimento ou não na mudança da arquitetura elétrica da picape. Nossa aposta é que sim.

Mais equipamentos

A nova Volkswagen Amarok sul-americana também precisará ficar mais equipada para tentar bater rivais com projetos mais modernos. Para isso, a picape média deverá receber alguns itens de segurança, como airbags adicionais, uma vez que atualmente são apenas quatro.

Outros itens que podem aparecer nas versões mais caras são assistentes ativos ao condutor, o famoso pacote ADAS. Assim, a Amarok 2024 poderá receber frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, itens já presentes na gama Volkswagen. O sensor de ponto cego é uma incógnita, já que apenas o VW Taos oferece.

Motores

Mesmo não sendo uma nova geração, o investimento da Volkswagen não é baixo. Afinal, a nova Amarok faz parte de um aporte de cerca de R$ 1,2 bilhão da fabricante alemã em sua fábrica localizada em General Pacheco, na Argentina.


Nova geração servirá não virá ao Brasil

Ainda assim, manterá o posto de picape mais potente da categoria graças ao motor V6 com 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque – a Mobiauto, inclusive, já testou a Amarok V6 e você pode conferir os detalhes neste outro artigo. A tração seguirá integral 4Motion com câmbio automático de oito marchas fornecido pela ZF.

Não se espante se o motor 2.0 TDI, um quatro-cilindros turbo diesel de 180 cv, ressurja na gama nas versões de entrada, recalibrado para atender as novas normas de emissões brasileiras. Equiparia as versões de entrada da VW Amarok 2024.

Projeção: Kleber Silva/@KDesignAG

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