Nova Chevrolet Montana: compare capacidade de carga com Toro, Strada e Oroch

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes
Renan Bandeira
Por
14.12.2022 às 10:36
Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A nova Chevrolet Montana finalmente foi apresentada nesta semana. Agora a picape não irá brigar apenas com VW Saveiro e Fiat Strada, mas com Fiat Toro e Renault Oroch também.

Mais encorpada que a geração anterior, era esperada uma capacidade de carga na caçamba que faria jus às novas dimensões. No entanto, não foi isso que aconteceu.

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Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A nova Montana poderá levar 600 kg na caçamba que tem 874 litros de capacidade. Ou seja, além de oferecer menos litros que a antiga geração, também leva menos peso. Afinal, a antecessora levava até 756 kg no compartimento de 1.152 litros.

Comparando com as rivais, ela também leva a pior. A Fiat Toro Endurance, versão de entrada, pode levar 750 kg, enquanto a Renault Oroch carrega até 680 kg na caçamba.

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A picape da Chevrolet não vence a Strada nesses quesitos também. Mesmo na versão Ranch, empurrada por um motor 1.3 e câmbio CVT, elas empatam com 600 kg de capacidade - as outras configurações com motor 1.3 e câmbio manual podem ter mais 50 kg no compartimento. 

Leia também: Nova Chevrolet Montana é picape que também quer ser SUV e até sedan

Curioso é que a Montana tem a caçamba maior que a maioria de suas concorrentes. Com exceção à Toro, que tem 937 litros, ela vence Oroch (683 litros) e Strada (844 litros).

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

Por que a caçamba está menor e leva menos peso?

A equação é simples para falar do tamanho da caçamba. Basta lembrar que as antigas gerações da Montana nunca foram cabine dupla, tendo os dois assentos da primeira fileira e toda a parte traseira destinada ao transporte de cargas. 

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A nova, mesmo ganhando 20 cm de comprimento, tem que garantir espaço para três passageiros na segunda fileira de bancos. Por isso, abdica um pouco do compartimento de carga. 

Quando o assunto é a capacidade de carga, a suspensão é a principal desvantagem. Em relação à Toro e Oroch, a Montana tem uma suspensão mais simples em eixo de torção, que é menos robusto comparando com o esquema independente.

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