Audi e-tron, o SUV 100% elétrico, está disponível às vendas no Brasil

O Audi e-tron chega ao Brasil a partir de R$ 499.999 e será comercializado com R$ 40.000 de desconto durante o peíodo de lançamento.
Mayara Sauer
Por
23.04.2020 às 14:28
O Audi e-tron chega ao Brasil a partir de R$ 499.999 e será comercializado com R$ 40.000 de desconto durante o peíodo de lançamento.

Não é o carro do Homem de Ferro, Tony Stark, que aparece no filme “Os Vingadores – Ultimato”, mas é um e-tron. O do filme é um GT, já o que será avaliado é um SUV, 100% elétrico, zero emissão de CO2. Para marcar a chegada oficial do Audi e-tron ao mercado brasileiro, a montadora alemã resolve realizar um formato de teste drive diferente, por causa da quarentena. Ao invés de fazer um evento de lançamento, reunindo vários jornalistas em um mesmo lugar para testar o modelo, cada jornalista pôde ficar, exclusivamente, com o carro durante um período de 7 horas. 

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De acordo com a Audi do Brasil, os carros de teste passaram por uma higienização especial e ficou reservado a apenas um jornalista por dia. A equipe de assessoria de imprensa ainda disponibilizou máscara, lenços e álcool em gel para cada participante do teste. Pode-se dizer que os primeiros contatos com o carro foi um misto de novas experiências e de sensações. Além dos cuidados com a saúde, havia um carro que impressionava, recheado de tecnologias totalmente fora do habitual.

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Audi e-tron não tem retrovisor!

O visual do SUV de grande porte já chama a atenção pela ausência de retrovisores convencionais. No lugar dos espelhos do lado de fora, o modelo traz câmeras, onde as imagens são projetadas em telas de 7 polegadas, localizados na porta, na parte interna do veículo. 

Essas telas exibem imagens em alta qualidade e nitidez, além de serem sensíveis ao toque. Ao passar o dedo no monitor, símbolos são mostrados, auxiliando o ajuste para o ângulo desejado. O retrovisor virtual do passageiro não é sensível ao toque e é ajustado pelo retrovisor virtual do lado do motorista. Além disso, quando é acionada a sinaleira do lado direito ou esquerdo, uma luz verde pisca no cantinho da tela, e se for detectado algum tipo de obstáculo do mesmo lado da sinaleira, uma luz amarela de alerta começa a piscar. 

Traços de Audi Q8 

O Audi e-tron traz a mesma grade frontal Singleframe, que vem no Audi Q8, no formato octogonal, porém não é uma grade de radiador, afinal de contas, o modelo é totalmente elétrico. A parte superior da grade é aberta para ventilar o sistema elétrico e a inferior, é fechada. 

Os faróis full LED possuem quatro linhas horizontais que criam a assinatura das luzes diurnas. Já na traseira, as latermas full LED interligadas por uma faixa em LED segue o mesmo design inaugurado no Audi Q8. A diferença da traseira do Q8 é a presença de saídas de escape, que são desnecessárias no e-tron. 

O e-tron também traz semelhanças com o Audi Q8 no interior. Os dois modelos possuem três telas digitais: o Virtual Cockpit de 12,3 polegadas; a tela de multimídia com as funções de entretenimento e de navegação e, no meio do console central, uma tela de 8,6 polegadas, também sensível ao toque, com funções de conforto como por exemplo, temperatura do ar condicionado e intensidade de ventilação. E o detalhe do touch screen é que a sensação na tela é de estar apertando um botão de verdade, com um toque mais preciso. 

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Audi e-tron é o primeiro veículo 100% elétrico da Audi produzido em série 

O Audi e-tron foi lançado mundialmente em 2018, e já vem sendo vendido em países da Europa, da Ásia e nos Estados Unidos. Foi apresentado pela primeira vez no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. De lá pra cá, criou-se uma expectativa em relação ao início das vendas do SUV 100% elétrico. A boa notícia é que, apesar do caos de coronavírus, o modelo está finalmente disponível a vendas em 14 concessionárias espalhadas no Brasil, localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo. 

O SUV possui dois motores elétricos, um localizado no eixo traseiro e o outro, no eixo dianteiro. A potência combinada desses dois motores é equivalente a 408 cavalos. O torque é instantâneo e chega até 664 Nm. Basta um simples toque no acelerador, para que o carro seja imediatamente empurrado para frente, sem esforço algum. Segundo a Audi, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, uma marca que chama a atenção por se tratar de um SUV. A velocidade máxima registrada foi de 200 km/h, também de acordo com a Audi.

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Tração Integral quattro 100% elétrica

O Audi e-tron vem com tração integral 100% elétrica. Qual a diferença para a tração integral do Audi Q8, que seria o SUV da Audi equivalente ao e-tron, sendo que com motor a combustão? No Q8, a distribuição de força para as rodas, acontece de maneira mecânica, já no e-tron, a distribuição é 100% elétrica, logo acontece de maneira muito mais rápida. Esse novo sistema da tração integral elétrica regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do torque entre os dois eixos, em milésimos de segundos. 

Vale ressaltar que a tração integral nas quatro rodas, ainda mais sendo elétrica, é extremamente importante para evitar derrapagem ou para fazer uma curva em alta velocidade, contribuindo para uma condução mais segura. A Audi informa que na maioria dos casos, o SUV utiliza, principalmente, o motor traseiro para ter uma direção mais eficiente. Em situações em que se exige mais energia, a tração elétrica redistribuí o torque conforme necessário para o eixo dianteiro. 

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Modos de Condução

O SUV oferece até 7 modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. Destaque para o Offroad em que a suspensão fica mais elevada. A suspensão do e-tron é pneumática (a ar) e a atura dela consegue variar até 76 milímetros. Já no modo Dynamic, o condutor tem uma experiência mais esportiva, pois o torque se concentra mais no eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição fica mais equilibrada entre os dois eixos. 

Duas formas de carregar

O SUV possui autonomia de cerca de 436 km no ciclo europeu. É possível carregar o e-tron de duas formas. A primeira é a recarga plug-in, em que é preciso plugar o carregador em uma tomada de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. O e-tron também consegue recuperar a energia nas desacelerações ou nas freadas. 

Espaço de sobra

Com um entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron possui um amplo espaço interno. Os passageiros que vão no banco de trás, seguem viagem com bastante conforto, inclusive o ocupante do meio, pois como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, não vai encontrar o problema do túnel central, na verdade, o assoalho é quase plano.

O porta-malas possui 600 litros de capacidade e ainda pode ficar maior com 1725 litros, com os bancos rebatidos. Destaque para o sistema hands-free, com abertura da tampa sem as mãos. 

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Preços, versões e garantias

O Audi e-tron é produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, e chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black. O modelo tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. O preço sugerido será de R$499.990,00 na versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black. No período de lançamento, a Audi oferece condições especiais: as versões serão comercializadas, respectivamente, por R$459.990,00 e R$499.990,00

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