Audi e-tron, o SUV 100% elétrico, está disponível às vendas no Brasil

O Audi e-tron é lançado em duas versões que serão comercializadas com 40 mil de desconto durante o perído de lançamento.

Imagem de Mayara Sauer

Mayara Sauer

Jornalista Automotiva

23 de Abril de 2020 às 14:39

·

Atualizado há 4 meses

Audi e-tron, o SUV 100% elétrico, está disponível às vendas no Brasil

Imagem de Mayara Sauer

Mayara Sauer

Jornalista Automotiva

23 de Abril de 2020 às 14:39

·

Atualizado há 4 meses

Não é o carro do Homem de Ferro, Tony Stark, que aparece no filme “Os Vingadores – Ultimato”, mas é um e-tron. O do filme é um GT, já o que será avaliado é um SUV, 100% elétrico, zero emissão de CO2. Para marcar a chegada oficial do Audi e-tron ao mercado brasileiro, a montadora alemã resolve realizar um formato de teste drive diferente, por causa da quarentena. Ao invés de fazer um evento de lançamento, reunindo vários jornalistas em um mesmo lugar para testar o modelo, cada jornalista pôde ficar, exclusivamente, com o carro durante um período de 7 horas. 

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

De acordo com a Audi do Brasil, os carros de teste passaram por uma higienização especial e ficou reservado a apenas um jornalista por dia. A equipe de assessoria de imprensa ainda disponibilizou máscara, lenços e álcool em gel para cada participante do teste. Pode-se dizer que os primeiros contatos com o carro foi um misto de novas experiências e de sensações. Além dos cuidados com a saúde, havia um carro que impressionava, recheado de tecnologias totalmente fora do habitual.

Confira Ofertas de modelos da Audi

Audi e-tron não tem retrovisor!

O visual do SUV de grande porte já chama a atenção pela ausência de retrovisores convencionais. No lugar dos espelhos do lado de fora, o modelo traz câmeras, onde as imagens são projetadas em telas de 7 polegadas, localizados na porta, na parte interna do veículo. 

Essas telas exibem imagens em alta qualidade e nitidez, além de serem sensíveis ao toque. Ao passar o dedo no monitor, símbolos são mostrados, auxiliando o ajuste para o ângulo desejado. O retrovisor virtual do passageiro não é sensível ao toque e é ajustado pelo retrovisor virtual do lado do motorista. Além disso, quando é acionada a sinaleira do lado direito ou esquerdo, uma luz verde pisca no cantinho da tela, e se for detectado algum tipo de obstáculo do mesmo lado da sinaleira, uma luz amarela de alerta começa a piscar. 

Traços de Audi Q8 

O Audi e-tron traz a mesma grade frontal Singleframe, que vem no Audi Q8, no formato octogonal, porém não é uma grade de radiador, afinal de contas, o modelo é totalmente elétrico. A parte superior da grade é aberta para ventilar o sistema elétrico e a inferior, é fechada. 

Os faróis full LED possuem quatro linhas horizontais que criam a assinatura das luzes diurnas. Já na traseira, as latermas full LED interligadas por uma faixa em LED segue o mesmo design inaugurado no Audi Q8. A diferença da traseira do Q8 é a presença de saídas de escape, que são desnecessárias no e-tron. 

O e-tron também traz semelhanças com o Audi Q8 no interior. Os dois modelos possuem três telas digitais: o Virtual Cockpit de 12,3 polegadas; a tela de multimídia com as funções de entretenimento e de navegação e, no meio do console central, uma tela de 8,6 polegadas, também sensível ao toque, com funções de conforto como por exemplo, temperatura do ar condicionado e intensidade de ventilação. E o detalhe do touch screen é que a sensação na tela é de estar apertando um botão de verdade, com um toque mais preciso. 

Leia mais sobre o Audi Q8

Audi e-tron é o primeiro veículo 100% elétrico da Audi produzido em série 

O Audi e-tron foi lançado mundialmente em 2018, e já vem sendo vendido em países da Europa, da Ásia e nos Estados Unidos. Foi apresentado pela primeira vez no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. De lá pra cá, criou-se uma expectativa em relação ao início das vendas do SUV 100% elétrico. A boa notícia é que, apesar do caos de coronavírus, o modelo está finalmente disponível a vendas em 14 concessionárias espalhadas no Brasil, localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo. 

O SUV possui dois motores elétricos, um localizado no eixo traseiro e o outro, no eixo dianteiro. A potência combinada desses dois motores é equivalente a 408 cavalos. O torque é instantâneo e chega até 664 Nm. Basta um simples toque no acelerador, para que o carro seja imediatamente empurrado para frente, sem esforço algum. Segundo a Audi, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, uma marca que chama a atenção por se tratar de um SUV. A velocidade máxima registrada foi de 200 km/h, também de acordo com a Audi.

Leia também: Superesportivo elétrico Taycan marca nova era da Porsche

Tração Integral quattro 100% elétrica

O Audi e-tron vem com tração integral 100% elétrica. Qual a diferença para a tração integral do Audi Q8, que seria o SUV da Audi equivalente ao e-tron, sendo que com motor a combustão? No Q8, a distribuição de força para as rodas, acontece de maneira mecânica, já no e-tron, a distribuição é 100% elétrica, logo acontece de maneira muito mais rápida. Esse novo sistema da tração integral elétrica regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do torque entre os dois eixos, em milésimos de segundos. 

Vale ressaltar que a tração integral nas quatro rodas, ainda mais sendo elétrica, é extremamente importante para evitar derrapagem ou para fazer uma curva em alta velocidade, contribuindo para uma condução mais segura. A Audi informa que na maioria dos casos, o SUV utiliza, principalmente, o motor traseiro para ter uma direção mais eficiente. Em situações em que se exige mais energia, a tração elétrica redistribuí o torque conforme necessário para o eixo dianteiro. 

Confira também: 4 Supercarros com detalhes curiosos e extremamente caros

Modos de Condução

O SUV oferece até 7 modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. Destaque para o Offroad em que a suspensão fica mais elevada. A suspensão do e-tron é pneumática (a ar) e a atura dela consegue variar até 76 milímetros. Já no modo Dynamic, o condutor tem uma experiência mais esportiva, pois o torque se concentra mais no eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição fica mais equilibrada entre os dois eixos. 

Duas formas de carregar

O SUV possui autonomia de cerca de 436 km no ciclo europeu. É possível carregar o e-tron de duas formas. A primeira é a recarga plug-in, em que é preciso plugar o carregador em uma tomada de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. O e-tron também consegue recuperar a energia nas desacelerações ou nas freadas. 

Espaço de sobra

Com um entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron possui um amplo espaço interno. Os passageiros que vão no banco de trás, seguem viagem com bastante conforto, inclusive o ocupante do meio, pois como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, não vai encontrar o problema do túnel central, na verdade, o assoalho é quase plano.

O porta-malas possui 600 litros de capacidade e ainda pode ficar maior com 1725 litros, com os bancos rebatidos. Destaque para o sistema hands-free, com abertura da tampa sem as mãos. 

Leia também: Carros Super Velozes – 5 modelos que ultrapassam os 400 km/h

Preços, versões e garantias

O Audi e-tron é produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, e chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black. O modelo tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. O preço sugerido será de R$499.990,00 na versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black. No período de lançamento, a Audi oferece condições especiais: as versões serão comercializadas, respectivamente, por R$459.990,00 e R$499.990,00

Talvez você também se interesse: 

Superesportivo elétrico Taycan marca nova era da Porsche
Carros Super Velozes – 5 modelos que ultrapassam os 400 km/h
4 Supercarros com detalhes curiosos e extremamente caros

Comentários

Outras notícias

Notícias de Lançamentos que possam te interessar

Lançamentos

Caoa Cherry Arrizo 6 chega em versão única e por R$ 98.400

Caoa Cherry Arrizo conta com motor 1.5 turbo, câmbio automático de 9 velocidades e teto solar.

Lançamentos

Tudo sobre o Volkswagen Nivus: preço, ficha técnica e itens de série

Fim de mistério. Volkswagen Nivus é lançado oficialmente. O modelo parte de R$ 85.990 e seguro grátis na pré-venda.

Lançamentos

Caoa Cherry Arrizo 6 é lançado oficialmente no Brasil

O sedan médio deve chegar às concessionárias mês que vem

Lançamentos

Pré-venda do VW Nivus oferece um ano sem mensalidade e seguro grátis

Volkswagen Nivus é lançado em duas versões entre R$ 85.990 e R$ 98.290. Para impulsionar a compra do veículo, a Volkswagen oferece 3 revisões gratuitas e seguro grátis.

Outras notícias

Notícias de Lançamentos que possam te interessar

Lançamentos

Caoa Cherry Arrizo 6 chega em versão única e por R$ 98.400

Caoa Cherry Arrizo conta com motor 1.5 turbo, câmbio automático de 9 velocidades e teto solar.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Lançamentos

Caoa Chery Tiggo 8 briga com VW Tiguan de 7 lugares a R$ 168.600

Com motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv, SUV será produzido no Brasil e posicionado acima de Tiggo 5X e 7 em versão única de acabamento

Notícias

De "carro de ladrão" a sedã de luxo, VW Passat dá novo adeus ao Brasil

Relembre a história do Volkswagen Passat antes de dizer adeus pela segunda vez ao sedã.

Curiosidade

Qual a melhor categoria de carro para você? Vantagens e desvantagens

Sedans são indicados para famílias e motoristas de aplicativo, enquanto hatches atendem aos solteiros.

Notícias

10 Carros mais vendidos em julho: Chevrolet Onix perde 1º lugar

O crossover VW T-Cross assume liderança e Chevrolet Onix fica em 2º lugar no top 10 de carros mais vendidos em julho.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Lançamentos

Caoa Chery Tiggo 8 briga com VW Tiguan de 7 lugares a R$ 168.600

Com motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv, SUV será produzido no Brasil e posicionado acima de Tiggo 5X e 7 em versão única de acabamento