Audi Q8 chega ao mercado brasileiro

O novo modelo da família Q chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black
Mayara Sauer
Por
16.08.2019 às 14:19
O novo modelo da família Q chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black

A Mobiauto marcou presença no evento de lançamento oficial do Audi Q8, realizado em Campinas, São Paulo. A Audi levou os jornalistas para experimentarem o novo modelo no autódromo Velo Ctitá. O SUV possui proposta versátil, oferecendo conforto, desempenho eficiente e tração integral e permanente. Para evidenciar o DNA esportivo da marca alemã, visualmente, ele inova o design da família “Q” com as marcações na frente do carro que formam um octógono e no caimento cupê da traseira. Além disso, as portas sem molduras destacam o estilo luxuoso do SUV.

Performance na pista

A performance do Audi Q8 foi colocada a prova em duas situações: na pista e no off-road. Na pista, foi possível pressionar o acelerador e sentir o que o motor TFSI a gasolina de 340 cavalos de potência e 500Nm (50,1 kgfm) de torque é capaz de fazer. Durante o percurso, nota-se uma condução eficiente e com arrancadas rápidas. Para se ter uma ideia da eficiência, o Audi Q8 faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O câmbio é automático Tiptronic de 8 velocidades, com formato curto, típico de outros modelos da Audi, como o Q7, por exemplo. As trocas de marchas são suaves e para extrair mais do motor, o SUV possui a opção de troca manual pela alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante.  

O sistema híbrido leve é uma das principais novidades do Audi Q8. Ele vem com uma bateria extra de 48 volts, que contribui para reduzir o consumo de combustível. Na prática, o motor a combustão desliga quando o carro atinge uma velocidade cruzeiro entre 55 e 160 km/h e passa a ficar ativo somente o sistema elétrico. Além disso, essa bateria também auxilia no sistema Start-Stop. À medida que o carro vai desacelerando e chega a 22km/h, o motor a combustão também é desligado. Nesse momento, o funcionamento do automóvel é garantido pelo sistema elétrico. 

Durante o circuito, foi possível sentir o eixo traseiro dinâmico em ação. O item, que é opcional, faz as rodas virarem na mesma direção do eixo dianteiro em alta velocidade, ajudando a manter a estabilidade do carro. No momento de curva na pista, fica evidente o quanto o SUV se mantém firme na trajetória com esse recurso.

Tração quattro em ação

Depois de 3 voltas na pista, chegou a hora de testara a tração quattro no Audi Q8 no percurso off-road. Ela é integral e permanente. O diferencial desse sistema de tração é a transferência de torque para o eixo dianteiro ou traseiro conforme a necessidade e as condições do solo. A área reservada para o trajeto possui diversas situações de trilha desde grandes subidas e descidas a caminhos mais arenosas e buracos profundos. Nesse momento, foi possível ver funcionando a plataforma eletrônica do chassi através da tela do multimídia. Por exemplo, em paredes de terra com mais de 6% de inclinação, o carro detectava e disponibilizava o sistema de frenagem automática, capaz de manter a velocidade constante até 30 km/h. 

Além disso, o Audi Q8 oferece o Drive Select, que é possível escolher até 7 modos de condução, a partir da suspensão de ar adaptativa, da tração e da eficiência do motor. No momento da trilha, foi colocado modo off-road, que eleva a suspensão até 254 mm do solo. Assim, o SUV conseguiu passar por todos os obstáculos da trilha, sem raspar a grade nenhuma vez.  

Plataforma Digital e Conforto

Além de tecnologias voltadas para a dirigibilidade fora de estrada, o Audi Q8 também oferece uma plataforma digital no interior que oferece sofisticação e uma experiência que aguça os sentidos. Além da multimídia de 10,3 polegadas no painel central, localizado na altura do volante, com funções gerais do veículo, entretenimento e conectividade, logo abaixo, uma tela de 8,6 polegadas com funções de conforto, como ajuste de temperatura para o ar condicionado. As duas telas touch screen possuem um toque mais preciso, parecendo estar pressionando um botão.  Uma novidade é a iluminação interna que pode ser personalizada, com 30 opções de cores de luz. 

No quesito conforto, os bancos possuem revestimento de couro. Os dianteiros possuem ajustes elétricos e de lombar. Os traseiros possuem controle de ar condicionado digital de duas zonas, além de encosto central para braço com porta-copos. O ponto de atenção é para o túnel central que é elevado, quase um palmo de altura, podendo incomodar o ocupante do meio. Com um entre-eixos de quase 3 metros, o espaço é generoso para os passageiros. O espaço no porta-malas segue nessa linha, com 605 litros, podendo ficar maior com 1755 litros com os bancos rebatidos.

Disponível à venda

O Audi Q8 já tinha sido revelado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Agora já está disponível para a venda. O presidente e CEO da Audi no Brasil, Johannes Roscheck, informou que somente 100 unidades do modelo vão chegar ao mercado brasileiro este ano, por motivos de homologação. O modelo é importado da Bratislava, Eslováquia. A Performance está sendo vendida por R$471.990,00,  e a Performance Black por R$503.990,00.

audi
audi q8
q8
lançamento audi q8

Comentários