Nissan Frontier tem produção interrompida e futuro fica incerto
Na semana passada você viu na Mobiauto que a nova geração da Nissan Frontier pode não chegar no Brasil por culpa dos hermanos argentinos, afinal, a produção da nova geração da picape média foi cancelada, ao menos por enquanto. A marca japonesa vem enfrentando uma crise financeira e isso parece ter resvalado na fábrica de Córdoba, na Argentina, onde a produção da atual Frontier foi suspensa.
Não bastasse que o desenvolvimento da nova geração da picape média, de código interno H60E, fosse suspensa na fábrica argentina, algo que foi revelado pelo sindicato do país, a produção da atual Frontier foi paralisada. Esse cenário pode ser ainda pior, pois a fabricação da caminhonete pode parar de vez, já que o Sindicato dos Mecânicos e Trabalhadores Afins dos Transportes Motorizados (SMATA) avisou os funcionários do complexo de Córdoba que a produção da Frontier será encerrada de vez dia 31 de dezembro.
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Várias questões passam pelo possível fim da produção da Nissan Frontier, como baixo desempenho comercial na Argentina, onde foi a quarta picape média mais vendida em 2024 com 6.758 unidades, ficando atrás da VW Amarok (18.390), Ford Ranger (22.994) e Toyota Hilux (29.988), segundo dados da Acara.
No Brasil foi a quinta caminhonete mais emplacada ano passado com 9.258 unidades, logo atrás da Mitsubishi L200 (10.982), Chevrolet S10 (27.402), Ford Ranger (31.860) e Toyota Hilux (50.010), de acordo com dados da Fenabrave. A picape da Nissan ficou só a frente da Amarok (7.328) e Fiat Titano (6.223).
O baixo desempenho nas vendas reflete diretamente na produção da fábrica de Córdoba. De acordo com o jornal argentino La Voz, a produção que era de 180 por dia em 2023 (com 33 mil unidades produzidas por ano), caiu para nada menos do que a metade no ano passado. Com 100 dias de linha de montagem suspensa, a produção foi de apenas 17.500 unidades em 2024. Para este ano de 2025 o ritmo de produção está em 65 picapes por dia.
Em comunicado à imprensa local, a Nissan Argentina divulgou o seguinte comunicado sobre a produção da fábrica Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina. "A Nissan estuda regularmente possíveis oportunidades para otimizar suas operações de fabricação. Não anunciamos nenhuma mudança em nossos planos de produção na Argentina."
Vale relembrar que a atual situação financeira da Nissan não é boa em escala mundial. Isso porque não faz muito tempo que os próprios executivos da marca revelaram que o caixa da fabricante não estava operando no azul.
Uma alternativa possível para a fábrica de Córdoba é a Renault assumir cada vez mais a produção de seus carros no complexo (Renault e Nissan têm uma aliança global). Em 2023, Makoto Uchida, CEO da Nissan, apontou a experiência da Renault no mercado de picapes, além de confirmar a fabricação na Argentina. “Iremos crescer nossa linha ao utilizar a competência da Renault em picapes de meia tonelada, no caso, a recém-revelada Niagara”.
A
produção será feita na Argentina. É possível que uma Oroch da Nissan com base
na nova Nissan Niágara seja a saída para a crise da marca japonesa. Além disso,
a próxima Nissan Frontier poderia voltar a ser importada do México, algo que
acontecia no início desta atual geração.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.