Não foi só Lula: VW já teve outros conversíveis para desfile presidencial

Quinto modelo da lista, o VW Virtus entrou para o seleto acervo dos modelos conversíveis presidenciais da fabricante alemã
Vinicius Moreira
Por
07.02.2024 às 14:49
Quinto modelo da lista, o VW Virtus entrou para o seleto acervo dos modelos conversíveis presidenciais da fabricante alemã

O Volkswagen Virtus foi o modelo escolhido pela fabricante alemã para que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desfilasse após anúncio de investimento bilionário da fabricante. O ato da montadora faz parte de uma tradição que remonta à chegada da VW ao Brasil, em 1959.

Além do atual sedan, a VW já transformou em conversível o Fusca (1959 e 1993), Polo sedan (2003) e Fox (2005). Batizado de Virtus Cabrio, o modelo terá o mesmo destino dos seus antecessores conversíveis e fará parte do acervo da Garagem VW, que comtempla outros modelos históricos da marca.

Você também pode se interessar:

O que mudou no Virtus conversível?

O Virtus Cabrio é uma junção de particularidades das versões Highline e Exclusive do sedan. Para sua concepção, o teto foi removido e, com isso, lá se foram as colunas B e C.

Por conta da retirada do teto, um reforço foi feito na carroceria para que a nada fosse comprometido. O tanque de combustível precisou ser reposicionado após o alongamento do assoalho. Com isso, houve aumento do espaço traseiro, que precisou de bancos exclusivos.

Entre as fileiras dos bancos, a VW adicionou uma barra transversal para apoio dos ocupantes que estivessem em pé no momento do desfile.

No exterior, o Virtus Cabrio tem uma pintura Azul Biscay e conta com rodas 18 polegadas, com detalhes em preto escurecido, os quais se replicam no acabamento interior.

O motor foi o já conhecido 1.4 250 TSI e o câmbio automático de seis marchas. Além das mudanças estruturais, sistemas eletrônicos de comandos do Virtus Cabrio foram alterados.

Todo o projeto levou apenas seis semanas para ser completado e contou com uma equipe de 30 colaboradores da VW.

Volkwswagen conversível para presidentes 


Fusca 

Na imagem acima, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, acena para o público a bordo de um VW Fusca conversível. Na fileira da frente, o mandatário da Volkswagen alemã na época, Heinrich Nordhoff, e brasileiro e do brasileiro, Friedrich Schultz-Wenk.

O evento em questão foi realizado no dia 18 de novembro de 1959 para a inauguração da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP), conhecida como unidade Anchieta.

Fusca Itamar

O renascimento do VW Fusca em 1993 teve um auxílio do então presidente da República, Itamar Franco. Fora de linha desde 1986, o icônico hatch teve sua produção retomada, mas faltou fôlego para disputar com rivais como Fiat Uno e o irmão VW Gol, mais modernos. Em 1996, o Fusca em sua versão longeva conquistou sua aposentadoria definitiva.

Como herança do apoio, Itamar Franco não só emprestou seu nome para a versão anos 90, como também foi presenteado com uma unidade conversível do Fusca. O modelo está em seu memorial atualmente.

Assim como o ex-presidente, a Volkswagen também possui uma unidade conversível do Fusca em seu acervo histórico. O modelo foi convertido pela Sulam, empresa famosa por transformar veículos nos anos 1990.

VW Polo sedan

https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/revista.mobiauto/Volkswagen/Convers%C3%ADveis+presidenciais/VW-Polo-convers%C3%ADvel-sedan-Lula-Alckmin.jpg

Em 2003, Lula esteve na mesma unidade de São Bernardo do Campo (SP) e desfilou acompanhado do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em um VW Polo Sedan.

Na ocasião, o mandatário estava em seu primeiro mandato e participou do evento que celebrava os 50 anos da montadora alemã no Brasil. O modelo escolhido era o recém-chegado ao Brasil VW Polo na versão sedan.

VW Fox

Apenas dois anos depois de desfilar no Polo Sedan, Lula voltou à unidade do ABC Paulista da VW para outro evento do tipo. Agora era a apresentação do VW Fox, um modelo concebido aqui no Brasil, que simbolizou a marca de 15 milhões de automóveis vendidos pela marca no país. O Fox com a chancela Made in Brasil seria vendido também na Europa.

Uma última curiosidade é que nos três desfiles (Polo, Fox e Virtus), Lula estava ao lado de Geraldo Alckimin. Só que antes, o atual vice-presidente da República estava na posição de governador de São Paulo e opositor do atual presidente, enquanto atualmente faz parte da base aliada.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

imagens: Ricardo Stuckert (PR)/Acervo Itamar Franco

 

Comentários