Motor elétrico minúsculo rende absurdos 884 cv e pesa menos que a Honda CG

Propulsor desenvolvido pela britânica Helix tem apenas 28 kg (sem inversor) e vai equipar hipercarro elétrico no futuro
Diego Dias
Por
13.07.2023 às 17:00
Propulsor desenvolvido pela britânica Helix tem apenas 28 kg (sem inversor) e vai equipar hipercarro elétrico no futuro

O universo dos motores elétricos vem numa escalada de evolução surpreendente na mesma medida em que os últimos lançamentos na indústria automotiva estão cada vez mais tecnológicos. Dessa vez a fabricante britânica de motores elétricos Helix revelou um projeto de motor “peso leve” e com entrega de muita potência.

Apesar deste inédito motor elétrico pesar menos do que uma Honda CG (a motocicleta pesa 115 kg) e ter potência na casa dos 900 cv, a empresa que encomendou tal projeto ainda é mantida sob sigilo, mas o pai de seu desenvolvimento não: Derek Jordanou-Bailey, engenheiro-chefe que já trabalhou antes nos propulsores V6 1.6 híbridos da Fórmula 1 na equipe Mercedes-AMG High Performance Powertrains.

O motor SPX177

Batizado de SPX177, o motor elétrico de alto desempenho foi desenvolvido pela chamada Divisão X da empresa Helix, que fica responsável pelos projetos mais extremos da fabricante de motores britânica.

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Tal propulsor é capaz de entregar nada menos do que 650 KW, o que numa conversão direta entrega “apenas” 884 cv de potência, garantindo título de motor mais forte já produzido pela empresa. O propulsor é tão pequeno e leve que pesa 1/4 de uma Honda CG que vemos aos montes nas ruas do Brasil, já que o motor elétrico tem apenas 28 kg.

Jordanou-Bailey ainda revelou mais detalhes do motor elétrico SPX177. “É pequeno e pesa apenas 41 kg, incluindo o inversor de 13 kg. É um motor trifásico 2x, de modo que sua corrente é compartilhada por dois inversores, uma abordagem necessária para atender às demandas de corrente de fase em tensões DC ‘normais’ nesse nível de potência extremamente alta. Tanto o motor quanto o inversor têm densidade de potência extremamente alta. Seis cabos de alta tensão conectam o inversor ao motor, enquanto um conector LV carrega os vários sinais de controle”.

O que sabemos é que o novo motor elétrico de 28 kg (e tem mais 13 kg do inversor, totalizando 41 kg) que equipará um novo hiperesportivo elétrico teve um pico de potência solicitado pelo cliente que, como podemos notar pelos números, será um tanto alto. Com isso, a Helix revelou que precisou desenvolver uma arquitetura que reduzisse as perdas e o calor gerado – principalmente em alta velocidade.

Durante os testes o propulsor elétrico SPX17 mostrou grandes capacidades, pois produziu mais de 700 KW (952 cv de potência máxima). A empresa britânica garante que pode fornecer até maior potência, mas não forçou ao limite o motor. Ou seja, podemos esperar por ainda mais performance nos próximos testes.

“Acho que muito disso se deve à nossa atenção aos detalhes”, continua Jordanou-Bailey. “Projetamos o motor e resolvemos os problemas de controle, enquanto o resfriamento a bordo também foi muito bem pensado. Nunca consideramos 'vai servir', olhamos para tudo e fizemos o melhor trabalho possível. E este é o resultado: um motor que esfria muitíssimo bem e oferece potência recorde em estado estacionário”.

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